/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Afetividade como dimensão do processo de ensino/aprendizagem: contribuições para o ensino dos anos iniciais em São Miguel do Guamá - PA
Trata o presente estudo de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições da afetividade no processo de ensino/aprendizagem nos anos iniciais em uma escola de São Miguel do Guamá. É um estudo que assume a abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2001) com princípio e a pesquisa de camp...
Autor principal: | ARRUDA, Monica dos Reis |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1204 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1204 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-12042019-03-16T03:00:43Z Afetividade como dimensão do processo de ensino/aprendizagem: contribuições para o ensino dos anos iniciais em São Miguel do Guamá - PA ARRUDA, Monica dos Reis ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos http://lattes.cnpq.br/5035093639365870 Educação infantil Afetividade Aprendizagem Prática de ensino São Miguel do Guamá (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Trata o presente estudo de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições da afetividade no processo de ensino/aprendizagem nos anos iniciais em uma escola de São Miguel do Guamá. É um estudo que assume a abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2001) com princípio e a pesquisa de campo como mecanismo de realização do estudo (GIL, 2008). Para a produção dos dados foi utilizado a entrevista estruturada com questões fechadas e abertas (SEVERINO, 2007), com três professores. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise categorial temático, segundo Bardin (1977) e Franco (2008). Os autores de referência utilizados nesta pesquisa foram Henri Wallon, Claudio Saltini, Antônio Eugenio Cunha, Gabriel Chalita entre outros. A mesma aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Sátiro, na sede do município de São Miguel do Guamá-PA. O resultado da pesquisa demonstra que os professores entrevistados reconhecem a importância e contribuições da dimensão afetiva no processo de ensino/aprendizagem, além de identificarem as relações afetivas no contexto escolar. 2019-03-15T20:31:44Z 2019-03-15T20:31:44Z 2018-10-04 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ARRUDA, Monica dos Reis. Afetividade como dimensão do processo de ensino/aprendizagem: contribuições para o ensino dos anos iniciais em São Miguel do Guamá - PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Mãe do Rio, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1204. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1204 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação infantil Afetividade Aprendizagem Prática de ensino São Miguel do Guamá (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Educação infantil Afetividade Aprendizagem Prática de ensino São Miguel do Guamá (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS ARRUDA, Monica dos Reis Afetividade como dimensão do processo de ensino/aprendizagem: contribuições para o ensino dos anos iniciais em São Miguel do Guamá - PA |
topic_facet |
Educação infantil Afetividade Aprendizagem Prática de ensino São Miguel do Guamá (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Trata o presente estudo de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as
contribuições da afetividade no processo de ensino/aprendizagem nos anos
iniciais em uma escola de São Miguel do Guamá. É um estudo que assume a
abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2001) com princípio e a pesquisa de
campo como mecanismo de realização do estudo (GIL, 2008). Para a produção
dos dados foi utilizado a entrevista estruturada com questões fechadas e
abertas (SEVERINO, 2007), com três professores. Os dados foram analisados
a partir da técnica de análise categorial temático, segundo Bardin (1977) e
Franco (2008). Os autores de referência utilizados nesta pesquisa foram Henri
Wallon, Claudio Saltini, Antônio Eugenio Cunha, Gabriel Chalita entre outros. A
mesma aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Sátiro,
na sede do município de São Miguel do Guamá-PA. O resultado da pesquisa
demonstra que os professores entrevistados reconhecem a importância e
contribuições da dimensão afetiva no processo de ensino/aprendizagem, além
de identificarem as relações afetivas no contexto escolar. |
author_additional |
ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos |
author_additionalStr |
ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
ARRUDA, Monica dos Reis |
title |
Afetividade como dimensão do processo de ensino/aprendizagem: contribuições para o ensino dos anos iniciais em São Miguel do Guamá - PA |
title_short |
Afetividade como dimensão do processo de ensino/aprendizagem: contribuições para o ensino dos anos iniciais em São Miguel do Guamá - PA |
title_full |
Afetividade como dimensão do processo de ensino/aprendizagem: contribuições para o ensino dos anos iniciais em São Miguel do Guamá - PA |
title_fullStr |
Afetividade como dimensão do processo de ensino/aprendizagem: contribuições para o ensino dos anos iniciais em São Miguel do Guamá - PA |
title_full_unstemmed |
Afetividade como dimensão do processo de ensino/aprendizagem: contribuições para o ensino dos anos iniciais em São Miguel do Guamá - PA |
title_sort |
afetividade como dimensão do processo de ensino/aprendizagem: contribuições para o ensino dos anos iniciais em são miguel do guamá - pa |
publishDate |
2019 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1204 |
_version_ |
1787154668168675328 |
score |
11.753735 |