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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A lei Maria da Penha e o papel da escola no combate à violência contra a mulher
A violência constitui-se uma realidade muito presente na sociedade brasileira. No presente trabalho investigamos a Lei Maria da Penha e o papel da escola, no combate à violência contra a mulher, a fim de compreendermos como a escola tem problematizado o fato social da violência contra a mulher. A ab...
Autor principal: | MACIEL, Izaelson da Silva |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-12302022-09-21T13:47:48Z A lei Maria da Penha e o papel da escola no combate à violência contra a mulher MACIEL, Izaelson da Silva NASCIMENTO, Eula Regina Lima http://lattes.cnpq.br/0460051621828656 Violência contra a mulher Escolas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS A violência constitui-se uma realidade muito presente na sociedade brasileira. No presente trabalho investigamos a Lei Maria da Penha e o papel da escola, no combate à violência contra a mulher, a fim de compreendermos como a escola tem problematizado o fato social da violência contra a mulher. A abordagem qualitativa, norteou a produção da investigação, a base teórica foi fundada em autores, como: Arroyo (2017), ChauÍ, (2007), dentre outros; a lei Maria da Penha buscando caracterizar as garantias asseguradas legalmente. Os instrumentos de coleta de dados foram dados estatísticos, relacionados em fontes oficiais acerca das denúncias de violência doméstica, no município de Aurora do Pará. E, a entrevista semiestruturada com dois (02) sujeitos, um (01) do sexo masculino e um (01) do sexo feminino, a fim de identificar junto aos discentes da EJA, como a escola trabalhava a violência contra a mulher. Os dados evidenciaram que a escola pesquisada, ainda não aborda a violência contra mulher, no dia a dia, no cotidiano das salas de aulas, no processo formativo dos discentes investigados, gerando negação a um direito humano basilar, que é o conhecimento legal dos direitos, a fim de contribuir nas lutas de enfrentamento de combate a violência, dentro e fora da escola. E, esse dado impõe a constatação de que a educação, a escola ainda não constitui-se como uma aliada forte na prevenção da violência na contemporaneidade. Porém, a equipe pedagógica escolar percebeu a importância de construir um projeto pedagógico abordando a temática pesquisada. 2019-03-26T20:26:55Z 2019-03-26T20:26:55Z 2018-10-04 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MACIEL, Izaelson da Silva. A lei Maria da Penha e o papel da escola no combate à violência contra a mulher. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Mãe do Rio, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1230. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1230 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
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Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
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A violência constitui-se uma realidade muito presente na sociedade brasileira. No presente trabalho investigamos a Lei Maria da Penha e o papel da escola, no combate à violência contra a mulher, a fim de compreendermos como a escola tem problematizado o fato social da violência contra a mulher. A abordagem qualitativa, norteou a produção da investigação, a base teórica foi fundada em
autores, como: Arroyo (2017), ChauÍ, (2007), dentre outros; a lei Maria da Penha buscando caracterizar as garantias asseguradas legalmente. Os instrumentos de coleta de dados foram dados estatísticos, relacionados em fontes oficiais acerca das denúncias de violência doméstica, no município de Aurora do Pará. E, a entrevista semiestruturada com dois (02) sujeitos, um (01) do sexo masculino e um (01) do sexo feminino, a fim de identificar junto aos discentes da EJA, como a escola
trabalhava a violência contra a mulher. Os dados evidenciaram que a escola pesquisada, ainda não aborda a violência contra mulher, no dia a dia, no cotidiano das salas de aulas, no processo formativo dos discentes investigados, gerando negação a um direito humano basilar, que é o conhecimento legal dos direitos, a fim de contribuir nas lutas de enfrentamento de combate a violência, dentro e fora da escola. E, esse dado impõe a constatação de que a educação, a escola ainda não constitui-se como uma aliada forte na prevenção da violência na contemporaneidade. Porém, a equipe pedagógica escolar percebeu a importância de construir um projeto pedagógico abordando a temática pesquisada. |
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