/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A música na educação infantil e suas contribuições na aprendizagem: uma análise a partir do olhar de professores
Trata o presente estudo de uma pesquisa que teve como objetivo investigar de que maneira a musicalização contribui na aprendizagem na educação infantil. É um estudo que assume a abordagem qualitativa (BODGAN E BIKLEN, 1994) com princípio e a pesquisa de campo como mecanismo de realização do estud...
Autor principal: | NASCIMENTO, Ana Maria Leal dos Reis |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1231 |
Resumo: |
---|
Trata o presente estudo de uma pesquisa que teve como objetivo investigar de que
maneira a musicalização contribui na aprendizagem na educação infantil. É um
estudo que assume a abordagem qualitativa (BODGAN E BIKLEN, 1994) com
princípio e a pesquisa de campo como mecanismo de realização do estudo
(GIL,2007). Para a produção dos dados foi utilizado a entrevista estruturada com
questões fechadas e abertas (SEVERINO, 2007) com quatro professores. Os dados
serão analisados a partir da técnica de análise categorial temático, segundo Bardin
(1977) e Franco (2008). Os autores de referência utilizados nesta pesquisa foram
Sugahara (2016), Brito (2003/2010), Schroeder (2011), Jeandot (1999). A mesma
aconteceu uma Unidade de Educação Infantil, na sede do município de São Miguel
do Guamá-PA. O resultado da pesquisa demonstra que as professoras reconhecem
a importância da música na /educação de crianças da Educação Infantil e que essa
linguagem atua diretamente na questão da socialização e da cognição dos infantes.
Apesar de assumirem o reconhecimento fica claro também que existem limitações
oriundas da ausência de formação específica em relação a música o que limita o
repertório das referidas processos, tanto em relação a compreensão do lugar e das
possibilidades do ensino de música por meio de conteúdos próprios dessa
linguagem, quanto em relação a operacionalização de práticas pedagógicas que
assumam na música um dos contributos na formação integral das crianças. |