Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A música na educação infantil e suas contribuições na aprendizagem: uma análise a partir do olhar de professores

Trata o presente estudo de uma pesquisa que teve como objetivo investigar de que maneira a musicalização contribui na aprendizagem na educação infantil. É um estudo que assume a abordagem qualitativa (BODGAN E BIKLEN, 1994) com princípio e a pesquisa de campo como mecanismo de realização do estud...

ver descrição completa

Autor principal: NASCIMENTO, Ana Maria Leal dos Reis
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1231
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1231
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-12312019-03-27T03:00:26Z A música na educação infantil e suas contribuições na aprendizagem: uma análise a partir do olhar de professores NASCIMENTO, Ana Maria Leal dos Reis ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos http://lattes.cnpq.br/5035093639365870 Música na educação Educação infantil Aprendizagem Prática de ensino CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Trata o presente estudo de uma pesquisa que teve como objetivo investigar de que maneira a musicalização contribui na aprendizagem na educação infantil. É um estudo que assume a abordagem qualitativa (BODGAN E BIKLEN, 1994) com princípio e a pesquisa de campo como mecanismo de realização do estudo (GIL,2007). Para a produção dos dados foi utilizado a entrevista estruturada com questões fechadas e abertas (SEVERINO, 2007) com quatro professores. Os dados serão analisados a partir da técnica de análise categorial temático, segundo Bardin (1977) e Franco (2008). Os autores de referência utilizados nesta pesquisa foram Sugahara (2016), Brito (2003/2010), Schroeder (2011), Jeandot (1999). A mesma aconteceu uma Unidade de Educação Infantil, na sede do município de São Miguel do Guamá-PA. O resultado da pesquisa demonstra que as professoras reconhecem a importância da música na /educação de crianças da Educação Infantil e que essa linguagem atua diretamente na questão da socialização e da cognição dos infantes. Apesar de assumirem o reconhecimento fica claro também que existem limitações oriundas da ausência de formação específica em relação a música o que limita o repertório das referidas processos, tanto em relação a compreensão do lugar e das possibilidades do ensino de música por meio de conteúdos próprios dessa linguagem, quanto em relação a operacionalização de práticas pedagógicas que assumam na música um dos contributos na formação integral das crianças. 2019-03-26T20:41:16Z 2019-03-26T20:41:16Z 2018-10-04 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação NASCIMENTO, Ana Maria Leal dos Reis. A música na educação infantil e suas contribuições na aprendizagem: uma análise a partir do olhar de professores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Mãe do Rio, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1231. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1231 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Música na educação
Educação infantil
Aprendizagem
Prática de ensino
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Música na educação
Educação infantil
Aprendizagem
Prática de ensino
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
NASCIMENTO, Ana Maria Leal dos Reis
A música na educação infantil e suas contribuições na aprendizagem: uma análise a partir do olhar de professores
topic_facet Música na educação
Educação infantil
Aprendizagem
Prática de ensino
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Trata o presente estudo de uma pesquisa que teve como objetivo investigar de que maneira a musicalização contribui na aprendizagem na educação infantil. É um estudo que assume a abordagem qualitativa (BODGAN E BIKLEN, 1994) com princípio e a pesquisa de campo como mecanismo de realização do estudo (GIL,2007). Para a produção dos dados foi utilizado a entrevista estruturada com questões fechadas e abertas (SEVERINO, 2007) com quatro professores. Os dados serão analisados a partir da técnica de análise categorial temático, segundo Bardin (1977) e Franco (2008). Os autores de referência utilizados nesta pesquisa foram Sugahara (2016), Brito (2003/2010), Schroeder (2011), Jeandot (1999). A mesma aconteceu uma Unidade de Educação Infantil, na sede do município de São Miguel do Guamá-PA. O resultado da pesquisa demonstra que as professoras reconhecem a importância da música na /educação de crianças da Educação Infantil e que essa linguagem atua diretamente na questão da socialização e da cognição dos infantes. Apesar de assumirem o reconhecimento fica claro também que existem limitações oriundas da ausência de formação específica em relação a música o que limita o repertório das referidas processos, tanto em relação a compreensão do lugar e das possibilidades do ensino de música por meio de conteúdos próprios dessa linguagem, quanto em relação a operacionalização de práticas pedagógicas que assumam na música um dos contributos na formação integral das crianças.
author_additional ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
author_additionalStr ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author NASCIMENTO, Ana Maria Leal dos Reis
title A música na educação infantil e suas contribuições na aprendizagem: uma análise a partir do olhar de professores
title_short A música na educação infantil e suas contribuições na aprendizagem: uma análise a partir do olhar de professores
title_full A música na educação infantil e suas contribuições na aprendizagem: uma análise a partir do olhar de professores
title_fullStr A música na educação infantil e suas contribuições na aprendizagem: uma análise a partir do olhar de professores
title_full_unstemmed A música na educação infantil e suas contribuições na aprendizagem: uma análise a partir do olhar de professores
title_sort música na educação infantil e suas contribuições na aprendizagem: uma análise a partir do olhar de professores
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1231
_version_ 1787154671272460288
score 11.753896