/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A música na educação infantil e suas contribuições na aprendizagem: uma análise a partir do olhar de professores
Trata o presente estudo de uma pesquisa que teve como objetivo investigar de que maneira a musicalização contribui na aprendizagem na educação infantil. É um estudo que assume a abordagem qualitativa (BODGAN E BIKLEN, 1994) com princípio e a pesquisa de campo como mecanismo de realização do estud...
Autor principal: | NASCIMENTO, Ana Maria Leal dos Reis |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1231 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1231 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-12312019-03-27T03:00:26Z A música na educação infantil e suas contribuições na aprendizagem: uma análise a partir do olhar de professores NASCIMENTO, Ana Maria Leal dos Reis ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos http://lattes.cnpq.br/5035093639365870 Música na educação Educação infantil Aprendizagem Prática de ensino CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Trata o presente estudo de uma pesquisa que teve como objetivo investigar de que maneira a musicalização contribui na aprendizagem na educação infantil. É um estudo que assume a abordagem qualitativa (BODGAN E BIKLEN, 1994) com princípio e a pesquisa de campo como mecanismo de realização do estudo (GIL,2007). Para a produção dos dados foi utilizado a entrevista estruturada com questões fechadas e abertas (SEVERINO, 2007) com quatro professores. Os dados serão analisados a partir da técnica de análise categorial temático, segundo Bardin (1977) e Franco (2008). Os autores de referência utilizados nesta pesquisa foram Sugahara (2016), Brito (2003/2010), Schroeder (2011), Jeandot (1999). A mesma aconteceu uma Unidade de Educação Infantil, na sede do município de São Miguel do Guamá-PA. O resultado da pesquisa demonstra que as professoras reconhecem a importância da música na /educação de crianças da Educação Infantil e que essa linguagem atua diretamente na questão da socialização e da cognição dos infantes. Apesar de assumirem o reconhecimento fica claro também que existem limitações oriundas da ausência de formação específica em relação a música o que limita o repertório das referidas processos, tanto em relação a compreensão do lugar e das possibilidades do ensino de música por meio de conteúdos próprios dessa linguagem, quanto em relação a operacionalização de práticas pedagógicas que assumam na música um dos contributos na formação integral das crianças. 2019-03-26T20:41:16Z 2019-03-26T20:41:16Z 2018-10-04 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação NASCIMENTO, Ana Maria Leal dos Reis. A música na educação infantil e suas contribuições na aprendizagem: uma análise a partir do olhar de professores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Mãe do Rio, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1231. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1231 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Música na educação Educação infantil Aprendizagem Prática de ensino CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Música na educação Educação infantil Aprendizagem Prática de ensino CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS NASCIMENTO, Ana Maria Leal dos Reis A música na educação infantil e suas contribuições na aprendizagem: uma análise a partir do olhar de professores |
topic_facet |
Música na educação Educação infantil Aprendizagem Prática de ensino CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Trata o presente estudo de uma pesquisa que teve como objetivo investigar de que
maneira a musicalização contribui na aprendizagem na educação infantil. É um
estudo que assume a abordagem qualitativa (BODGAN E BIKLEN, 1994) com
princípio e a pesquisa de campo como mecanismo de realização do estudo
(GIL,2007). Para a produção dos dados foi utilizado a entrevista estruturada com
questões fechadas e abertas (SEVERINO, 2007) com quatro professores. Os dados
serão analisados a partir da técnica de análise categorial temático, segundo Bardin
(1977) e Franco (2008). Os autores de referência utilizados nesta pesquisa foram
Sugahara (2016), Brito (2003/2010), Schroeder (2011), Jeandot (1999). A mesma
aconteceu uma Unidade de Educação Infantil, na sede do município de São Miguel
do Guamá-PA. O resultado da pesquisa demonstra que as professoras reconhecem
a importância da música na /educação de crianças da Educação Infantil e que essa
linguagem atua diretamente na questão da socialização e da cognição dos infantes.
Apesar de assumirem o reconhecimento fica claro também que existem limitações
oriundas da ausência de formação específica em relação a música o que limita o
repertório das referidas processos, tanto em relação a compreensão do lugar e das
possibilidades do ensino de música por meio de conteúdos próprios dessa
linguagem, quanto em relação a operacionalização de práticas pedagógicas que
assumam na música um dos contributos na formação integral das crianças. |
author_additional |
ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos |
author_additionalStr |
ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
NASCIMENTO, Ana Maria Leal dos Reis |
title |
A música na educação infantil e suas contribuições na aprendizagem: uma análise a partir do olhar de professores |
title_short |
A música na educação infantil e suas contribuições na aprendizagem: uma análise a partir do olhar de professores |
title_full |
A música na educação infantil e suas contribuições na aprendizagem: uma análise a partir do olhar de professores |
title_fullStr |
A música na educação infantil e suas contribuições na aprendizagem: uma análise a partir do olhar de professores |
title_full_unstemmed |
A música na educação infantil e suas contribuições na aprendizagem: uma análise a partir do olhar de professores |
title_sort |
música na educação infantil e suas contribuições na aprendizagem: uma análise a partir do olhar de professores |
publishDate |
2019 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1231 |
_version_ |
1787154671272460288 |
score |
11.753896 |