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A musicalidade na educação infantil: processos cognitivos para aprendizagem.

O presente trabalho apresenta resultados de um estudo cujo objetivo foi investigar os processos cognitivos considerando a ênfase já dada aos aspectos sociais, motores e afetivos que a música permite nas crianças que frequentam a Educação Infantil. Sabe-se que na Educação Infantil, o objetivo princip...

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Autor principal: Santos, Carmen Deyse Veiga dos
Grau: tcc
Idioma: por
Publicado em: Universidade do Estado do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1507
Resumo:
O presente trabalho apresenta resultados de um estudo cujo objetivo foi investigar os processos cognitivos considerando a ênfase já dada aos aspectos sociais, motores e afetivos que a música permite nas crianças que frequentam a Educação Infantil. Sabe-se que na Educação Infantil, o objetivo principal visa o desenvolvimento de forma integral da criança, ou seja, sob os aspectos, cognitivos, psicológicos, social e motor. Muitas são as atividades empregadas para a efetivação do desenvolvimento e aprendizagem das crianças dentre estas atividades a música sempre está presente no cotidiano da escola, sendo uma das principais ferramentas pedagógicas que dão suporte às atividades da rotina escolar, tanto para a organização do espaço, tempo e também na abordagem de conteúdos e entretenimento. Diante dessas potencialidades como uma forma de linguagem, a música possibilita a expressão de modo geral e por meio de gestos, ritmos e movimentos. Nesse sentido, com o tema Musicalidade na Educação Infantil buscou-se compreender quais processos cognitivos a música é capaz de promover na educação de crianças pequenas, tendo como base todos os momentos pedagógicos relacionados às atividades musicais. Para este estudo, utilizamos a observação direta intensiva, estudo teórico aprofundado sobre o tema para podermos descortinar como a música, enquanto instrumento pedagógico mobiliza processos cognitivos que se entrelaçam ao processo educacional infantil como forma de prover a aprendizagem das crianças. Para sustento da pesquisa, utilizamos um conjunto de métodos que colaboraram com a captação dos dados, dentre eles o questionário aberto aos professores, além de rodas de conversas com as crianças e observação participante. Os principais teóricos que fundamentaram a pesquisa são: Jeandot (1997), Brito (2003), Piaget(1994), bem como os documentos legais: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9394/96 e o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (1998). A realização deste trabalho monográfico constituiu-se numa rica contribuição para o aprofundamento e a reflexão acerca dos processos educacionais existentes para o desenvolvimento cognitivo das crianças na Educação Infantil. Ressaltando, a importância da mesma para o crescimento pessoal e profissional no trabalho pedagógico. Diante dos resultados obtidos constatamos a potencialidade que a música possui, por se tratar de uma linguagem considerada completa, já que sua atuação possibilita o desenvolvimento integral, partindo da expressão corporal, ao desenvolvimento cognitivo, despertando processos mentais que facilitam a aprendizagem, como a atenção, memória, raciocínio, sensibilidade, e que sua potencialidade não pode ser minimizada estando ligada a etapa educacional infantil apenas como suporte pedagógico na marcação de rotina.