Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

PNAIC: perspectivas dos educadores das séries iniciais de uma escola municipal em Castanhal

A presente pesquisa busca perceber as contribuições que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) traz para a formação dos professores, analisando através do depoimento a perspectiva de alguns educadores das séries iniciais de uma escola da rede municipal de educação. A pesquisa...

ver descrição completa

Autor principal: NEVES, Paulina Rhayssa Guedes das
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/961
Resumo:
A presente pesquisa busca perceber as contribuições que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) traz para a formação dos professores, analisando através do depoimento a perspectiva de alguns educadores das séries iniciais de uma escola da rede municipal de educação. A pesquisa e de natureza qualitativa, a abordagem da pesquisa se deu pelo estudo de caso, optou-se pela entrevista e observação com coleta de dados realizada com 04 docentes que ministram aula nas series iniciais do ensino fundamental da educação básica da Escola Graziela Gabriel. Após a análise dos dados constatou-se que a formação ofertada pelo Pacto colabora com o ensino aprendizagem dos professores auxiliando na alfabetização dos alunos. Nesta pesquisa as análises dos dados sobre a formação continuada para professores alfabetizadores ofertada pelo PNAIC, se deu por meio da discursão feita com embasamento no referencial teórico composta pelos autores, Cagliari (1998), Mortatti (2006), Soares (2004), García (1999), Ferraço (2005), Libâneo (2001), entre outros.