/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
PNAIC: perspectivas dos educadores das séries iniciais de uma escola municipal em Castanhal
A presente pesquisa busca perceber as contribuições que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) traz para a formação dos professores, analisando através do depoimento a perspectiva de alguns educadores das séries iniciais de uma escola da rede municipal de educação. A pesquisa...
Autor principal: | NEVES, Paulina Rhayssa Guedes das |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/961 |
Resumo: |
---|
A presente pesquisa busca perceber as contribuições que o Pacto Nacional pela Alfabetização
na Idade Certa (PNAIC) traz para a formação dos professores, analisando através do
depoimento a perspectiva de alguns educadores das séries iniciais de uma escola da rede
municipal de educação. A pesquisa e de natureza qualitativa, a abordagem da pesquisa se deu
pelo estudo de caso, optou-se pela entrevista e observação com coleta de dados realizada com
04 docentes que ministram aula nas series iniciais do ensino fundamental da educação básica
da Escola Graziela Gabriel. Após a análise dos dados constatou-se que a formação ofertada
pelo Pacto colabora com o ensino aprendizagem dos professores auxiliando na alfabetização
dos alunos. Nesta pesquisa as análises dos dados sobre a formação continuada para
professores alfabetizadores ofertada pelo PNAIC, se deu por meio da discursão feita com
embasamento no referencial teórico composta pelos autores, Cagliari (1998), Mortatti (2006),
Soares (2004), García (1999), Ferraço (2005), Libâneo (2001), entre outros. |