Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Práticas pedagógicas de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Castanhal-PA

O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisa as práticas pedagógicas de alfabetização em uma escola municipal de Castanhal-PA, descrevendo-as, identificando se as mesmas estão ocorrendo na perspectiva do letramento e verificando se elas estão contribuindo para a formação de sujeitos le...

ver descrição completa

Autor principal: PIMENTEL, Eni Maria Santa Brigida
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1234
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1234
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-12342019-03-28T03:00:21Z Práticas pedagógicas de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Castanhal-PA PIMENTEL, Eni Maria Santa Brigida BANDEIRA, Dina Carla da Costa http://lattes.cnpq.br/0397545997189633 Alfabetização Prática de ensino Escolas municipais Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisa as práticas pedagógicas de alfabetização em uma escola municipal de Castanhal-PA, descrevendo-as, identificando se as mesmas estão ocorrendo na perspectiva do letramento e verificando se elas estão contribuindo para a formação de sujeitos leitores escritores e produtores de cultura. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo através de uma pesquisa de campo feita no primeiro ano do ensino fundamental, tendo como instrumentos de coleta, a observação da turma durante duas semanas e para complementar a entrevista com a professora. Como principais referenciais teóricos temos Magda Soares (2017) e Marlene Carvalho (2017) e seus estudos sobre o alfabetizar letrando para analisar as práticas da professora. Como resultado da pesquisa foi confirmada na entrevista que a concepção de alfabetização na rede municipal de ensino de Castanhal é sóciointeracionista, e que a alfabetização no primeiro ano ocorre na perspectiva do letramento, portanto, inserindo as crianças nas práticas sociais de leitura e escrita e de fato contribuindo para formação de sujeitos leitores, escritores e produtores de cultura. 2019-03-27T16:52:53Z 2019-03-27T16:52:53Z 2018-08-13 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PIMENTEL, Eni Maria Santa Brigida. Práticas pedagógicas de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Castanhal-PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1234. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1234 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Alfabetização
Prática de ensino
Escolas municipais
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Alfabetização
Prática de ensino
Escolas municipais
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
PIMENTEL, Eni Maria Santa Brigida
Práticas pedagógicas de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Castanhal-PA
topic_facet Alfabetização
Prática de ensino
Escolas municipais
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisa as práticas pedagógicas de alfabetização em uma escola municipal de Castanhal-PA, descrevendo-as, identificando se as mesmas estão ocorrendo na perspectiva do letramento e verificando se elas estão contribuindo para a formação de sujeitos leitores escritores e produtores de cultura. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo através de uma pesquisa de campo feita no primeiro ano do ensino fundamental, tendo como instrumentos de coleta, a observação da turma durante duas semanas e para complementar a entrevista com a professora. Como principais referenciais teóricos temos Magda Soares (2017) e Marlene Carvalho (2017) e seus estudos sobre o alfabetizar letrando para analisar as práticas da professora. Como resultado da pesquisa foi confirmada na entrevista que a concepção de alfabetização na rede municipal de ensino de Castanhal é sóciointeracionista, e que a alfabetização no primeiro ano ocorre na perspectiva do letramento, portanto, inserindo as crianças nas práticas sociais de leitura e escrita e de fato contribuindo para formação de sujeitos leitores, escritores e produtores de cultura.
author_additional BANDEIRA, Dina Carla da Costa
author_additionalStr BANDEIRA, Dina Carla da Costa
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author PIMENTEL, Eni Maria Santa Brigida
title Práticas pedagógicas de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Castanhal-PA
title_short Práticas pedagógicas de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Castanhal-PA
title_full Práticas pedagógicas de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Castanhal-PA
title_fullStr Práticas pedagógicas de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Castanhal-PA
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Castanhal-PA
title_sort práticas pedagógicas de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal de castanhal-pa
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1234
_version_ 1787154671718105088
score 11.753735