/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Práticas pedagógicas de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Castanhal-PA
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisa as práticas pedagógicas de alfabetização em uma escola municipal de Castanhal-PA, descrevendo-as, identificando se as mesmas estão ocorrendo na perspectiva do letramento e verificando se elas estão contribuindo para a formação de sujeitos le...
Autor principal: | PIMENTEL, Eni Maria Santa Brigida |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1234 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1234 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-12342019-03-28T03:00:21Z Práticas pedagógicas de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Castanhal-PA PIMENTEL, Eni Maria Santa Brigida BANDEIRA, Dina Carla da Costa http://lattes.cnpq.br/0397545997189633 Alfabetização Prática de ensino Escolas municipais Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisa as práticas pedagógicas de alfabetização em uma escola municipal de Castanhal-PA, descrevendo-as, identificando se as mesmas estão ocorrendo na perspectiva do letramento e verificando se elas estão contribuindo para a formação de sujeitos leitores escritores e produtores de cultura. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo através de uma pesquisa de campo feita no primeiro ano do ensino fundamental, tendo como instrumentos de coleta, a observação da turma durante duas semanas e para complementar a entrevista com a professora. Como principais referenciais teóricos temos Magda Soares (2017) e Marlene Carvalho (2017) e seus estudos sobre o alfabetizar letrando para analisar as práticas da professora. Como resultado da pesquisa foi confirmada na entrevista que a concepção de alfabetização na rede municipal de ensino de Castanhal é sóciointeracionista, e que a alfabetização no primeiro ano ocorre na perspectiva do letramento, portanto, inserindo as crianças nas práticas sociais de leitura e escrita e de fato contribuindo para formação de sujeitos leitores, escritores e produtores de cultura. 2019-03-27T16:52:53Z 2019-03-27T16:52:53Z 2018-08-13 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PIMENTEL, Eni Maria Santa Brigida. Práticas pedagógicas de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Castanhal-PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1234. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1234 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Alfabetização Prática de ensino Escolas municipais Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Alfabetização Prática de ensino Escolas municipais Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS PIMENTEL, Eni Maria Santa Brigida Práticas pedagógicas de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Castanhal-PA |
topic_facet |
Alfabetização Prática de ensino Escolas municipais Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisa as práticas pedagógicas de
alfabetização em uma escola municipal de Castanhal-PA, descrevendo-as, identificando se as
mesmas estão ocorrendo na perspectiva do letramento e verificando se elas estão contribuindo
para a formação de sujeitos leitores escritores e produtores de cultura. A abordagem da
pesquisa é de cunho qualitativo através de uma pesquisa de campo feita no primeiro ano do
ensino fundamental, tendo como instrumentos de coleta, a observação da turma durante duas
semanas e para complementar a entrevista com a professora. Como principais referenciais
teóricos temos Magda Soares (2017) e Marlene Carvalho (2017) e seus estudos sobre o
alfabetizar letrando para analisar as práticas da professora. Como resultado da pesquisa foi
confirmada na entrevista que a concepção de alfabetização na rede municipal de ensino de
Castanhal é sóciointeracionista, e que a alfabetização no primeiro ano ocorre na perspectiva
do letramento, portanto, inserindo as crianças nas práticas sociais de leitura e escrita e de fato
contribuindo para formação de sujeitos leitores, escritores e produtores de cultura. |
author_additional |
BANDEIRA, Dina Carla da Costa |
author_additionalStr |
BANDEIRA, Dina Carla da Costa |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
PIMENTEL, Eni Maria Santa Brigida |
title |
Práticas pedagógicas de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Castanhal-PA |
title_short |
Práticas pedagógicas de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Castanhal-PA |
title_full |
Práticas pedagógicas de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Castanhal-PA |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Castanhal-PA |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Castanhal-PA |
title_sort |
práticas pedagógicas de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal de castanhal-pa |
publishDate |
2019 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1234 |
_version_ |
1787154671718105088 |
score |
11.753735 |