/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O PROEJA na interface com a educação profissionalizante de educandos do campo: um estudo com ênfase no curso de agropecuária, do IFPA - Campus Castanhal
Este estudo focaliza o Proeja na interface com a Educação Profissionalizante de jovens e adultos do campo, com ênfase no curso de agropecuária, do IFPA-campus Castanhal. A questão central ressalta o como se caracteriza o Proeja no curso de Agropecuária, no IFPA- Campus Castanhal, na perspectiva d...
Autor principal: | SENA, Elida Patricia Costa de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1235 |
Resumo: |
---|
Este estudo focaliza o Proeja na interface com a Educação Profissionalizante de jovens e
adultos do campo, com ênfase no curso de agropecuária, do IFPA-campus Castanhal. A
questão central ressalta o como se caracteriza o Proeja no curso de Agropecuária, no
IFPA- Campus Castanhal, na perspectiva da Pedagogia da Alternância, e se atende aos
interesses formativos dos jovens e adultos que o integram. Nessa direção, esta pesquisa
tem como objetivo geral analisar como está configurada a Pedagogia da Alternância na
interface com a educação profissionalizante, no curso de Agropecuária do IFPA,
Castanhal e se atende aos interesses formativos dos jovens e adultos do campo. Tendo
como objetivos específicos, caracterizar o Proeja em meio as políticas educacionais para
a Educação de Jovens e Adultos; identificar como a Pedagogia da Alternância é
configurada no curso profissionalizante de Agropecuária dos educandos sujeitos do
campo; analisar se a Pedagogia da Alternância concretizada no curso em estudo atende
as necessidades formativas dos educandos. A pesquisa de cunho qualitativa aconteceu no
Instituto Federal do Pará-IFPA campus Castanhal, onde se encontram os sujeitos
investigados. Para obtenção dos dados foram aplicados questionários com questões
estruturadas aos alunos do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária da turma 2017. Os
resultados foram analisados sob aportes teóricos que discutem a temática investigada,
como, Gimonet(2007), Arroyo(2017), Freire(1967), Prazeres(2008) e foram apresentadas
em forma de análise interpretativa a partir das unidades de registro dos informantes. De
acordo com os documentos que integram o programa, bem como o projeto político do
curso, no que tange os seus objetivos, mantém-se coerente às expectativas dos alunos
quanto a sua formação. O estudo ora realizado, ressalta a Pedagogia da Alternância como
uma grande aliada ao fortalecimento dos processos formativos dos jovens e adultos
oriundos do campo e o Proeja como um programa inerente a política pública educacional
que vem atendendo às necessidades educativas de formação integral dos alunos. |