Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O PROEJA na interface com a educação profissionalizante de educandos do campo: um estudo com ênfase no curso de agropecuária, do IFPA - Campus Castanhal

Este estudo focaliza o Proeja na interface com a Educação Profissionalizante de jovens e adultos do campo, com ênfase no curso de agropecuária, do IFPA-campus Castanhal. A questão central ressalta o como se caracteriza o Proeja no curso de Agropecuária, no IFPA- Campus Castanhal, na perspectiva d...

ver descrição completa

Autor principal: SENA, Elida Patricia Costa de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1235
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1235
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-12352019-03-28T03:00:29Z O PROEJA na interface com a educação profissionalizante de educandos do campo: um estudo com ênfase no curso de agropecuária, do IFPA - Campus Castanhal SENA, Elida Patricia Costa de RIBEIRO, Maria Edilene da Silva http://lattes.cnpq.br/6279228695466400 Educação de adultos Educação do campo Ensino profissional CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Este estudo focaliza o Proeja na interface com a Educação Profissionalizante de jovens e adultos do campo, com ênfase no curso de agropecuária, do IFPA-campus Castanhal. A questão central ressalta o como se caracteriza o Proeja no curso de Agropecuária, no IFPA- Campus Castanhal, na perspectiva da Pedagogia da Alternância, e se atende aos interesses formativos dos jovens e adultos que o integram. Nessa direção, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como está configurada a Pedagogia da Alternância na interface com a educação profissionalizante, no curso de Agropecuária do IFPA, Castanhal e se atende aos interesses formativos dos jovens e adultos do campo. Tendo como objetivos específicos, caracterizar o Proeja em meio as políticas educacionais para a Educação de Jovens e Adultos; identificar como a Pedagogia da Alternância é configurada no curso profissionalizante de Agropecuária dos educandos sujeitos do campo; analisar se a Pedagogia da Alternância concretizada no curso em estudo atende as necessidades formativas dos educandos. A pesquisa de cunho qualitativa aconteceu no Instituto Federal do Pará-IFPA campus Castanhal, onde se encontram os sujeitos investigados. Para obtenção dos dados foram aplicados questionários com questões estruturadas aos alunos do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária da turma 2017. Os resultados foram analisados sob aportes teóricos que discutem a temática investigada, como, Gimonet(2007), Arroyo(2017), Freire(1967), Prazeres(2008) e foram apresentadas em forma de análise interpretativa a partir das unidades de registro dos informantes. De acordo com os documentos que integram o programa, bem como o projeto político do curso, no que tange os seus objetivos, mantém-se coerente às expectativas dos alunos quanto a sua formação. O estudo ora realizado, ressalta a Pedagogia da Alternância como uma grande aliada ao fortalecimento dos processos formativos dos jovens e adultos oriundos do campo e o Proeja como um programa inerente a política pública educacional que vem atendendo às necessidades educativas de formação integral dos alunos. 2019-03-27T18:21:51Z 2019-03-27T18:21:51Z 2018-12-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SENA, Elida Patricia Costa de. O PROEJA na interface com a educação profissionalizante de educandos do campo: um estudo com ênfase no curso de agropecuária, do IFPA - Campus Castanhal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1235. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1235 Acesso Aberto 1 DVD
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação de adultos
Educação do campo
Ensino profissional
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Educação de adultos
Educação do campo
Ensino profissional
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
SENA, Elida Patricia Costa de
O PROEJA na interface com a educação profissionalizante de educandos do campo: um estudo com ênfase no curso de agropecuária, do IFPA - Campus Castanhal
topic_facet Educação de adultos
Educação do campo
Ensino profissional
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Este estudo focaliza o Proeja na interface com a Educação Profissionalizante de jovens e adultos do campo, com ênfase no curso de agropecuária, do IFPA-campus Castanhal. A questão central ressalta o como se caracteriza o Proeja no curso de Agropecuária, no IFPA- Campus Castanhal, na perspectiva da Pedagogia da Alternância, e se atende aos interesses formativos dos jovens e adultos que o integram. Nessa direção, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como está configurada a Pedagogia da Alternância na interface com a educação profissionalizante, no curso de Agropecuária do IFPA, Castanhal e se atende aos interesses formativos dos jovens e adultos do campo. Tendo como objetivos específicos, caracterizar o Proeja em meio as políticas educacionais para a Educação de Jovens e Adultos; identificar como a Pedagogia da Alternância é configurada no curso profissionalizante de Agropecuária dos educandos sujeitos do campo; analisar se a Pedagogia da Alternância concretizada no curso em estudo atende as necessidades formativas dos educandos. A pesquisa de cunho qualitativa aconteceu no Instituto Federal do Pará-IFPA campus Castanhal, onde se encontram os sujeitos investigados. Para obtenção dos dados foram aplicados questionários com questões estruturadas aos alunos do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária da turma 2017. Os resultados foram analisados sob aportes teóricos que discutem a temática investigada, como, Gimonet(2007), Arroyo(2017), Freire(1967), Prazeres(2008) e foram apresentadas em forma de análise interpretativa a partir das unidades de registro dos informantes. De acordo com os documentos que integram o programa, bem como o projeto político do curso, no que tange os seus objetivos, mantém-se coerente às expectativas dos alunos quanto a sua formação. O estudo ora realizado, ressalta a Pedagogia da Alternância como uma grande aliada ao fortalecimento dos processos formativos dos jovens e adultos oriundos do campo e o Proeja como um programa inerente a política pública educacional que vem atendendo às necessidades educativas de formação integral dos alunos.
author_additional RIBEIRO, Maria Edilene da Silva
author_additionalStr RIBEIRO, Maria Edilene da Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SENA, Elida Patricia Costa de
title O PROEJA na interface com a educação profissionalizante de educandos do campo: um estudo com ênfase no curso de agropecuária, do IFPA - Campus Castanhal
title_short O PROEJA na interface com a educação profissionalizante de educandos do campo: um estudo com ênfase no curso de agropecuária, do IFPA - Campus Castanhal
title_full O PROEJA na interface com a educação profissionalizante de educandos do campo: um estudo com ênfase no curso de agropecuária, do IFPA - Campus Castanhal
title_fullStr O PROEJA na interface com a educação profissionalizante de educandos do campo: um estudo com ênfase no curso de agropecuária, do IFPA - Campus Castanhal
title_full_unstemmed O PROEJA na interface com a educação profissionalizante de educandos do campo: um estudo com ênfase no curso de agropecuária, do IFPA - Campus Castanhal
title_sort o proeja na interface com a educação profissionalizante de educandos do campo: um estudo com ênfase no curso de agropecuária, do ifpa - campus castanhal
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1235
_version_ 1787154671864905728
score 11.753896