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Dissertação
A promoção e retenção no curso técnico integrado em agropecuária do IFAM-CMZL numa perspectiva de Edgar Morin
Esta pesquisa acadêmica traz como temática central a problemática da retenção e promoção na educação profissional e tecnológica. A retenção apresenta-se como um elemento multifacetado, que não mantém suas origens e razões em um único fator ou depositando sua culpa sob entes isolados e específicos...
Autor principal: | Martins, Diego Melquior Melo |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0203335287313068, 0009-0003-8222-5691 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9969 |
Resumo: |
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Esta pesquisa acadêmica traz como temática central a problemática da retenção e promoção na
educação profissional e tecnológica. A retenção apresenta-se como um elemento multifacetado,
que não mantém suas origens e razões em um único fator ou depositando sua culpa sob entes
isolados e específicos, mas em um conjunto de elementos. Essa mesma razão aplica-se ao
resultado escolar na promoção, quando há o êxito do estudante, o mesmo entende-se como
oriundo de um conjunto de fatores que associados contribuem para que o estudante não apenas
seja aprovado, mas para que o mesmo obtenha aprendizado significativo e verdadeiro. Entende-se, portanto, que tanto a retenção quanto a promoção não estão restritos ao resultado de
aprovado ou reprovado, trata-se de compreender a complexidade e a relação dos fatores que
levam a estas condições e suas implicações. O atual estudo científico possui como objetivo
geral analisar os principais fatores que levam a promoção e a retenção na educação profissional
técnica de nível médio integrado no Instituto Federal do Amazonas campus Manaus zona leste.
Para que se cumprisse esse objetivo utilizou-se como instrumento metodológico o Estudo de
Caso, desenvolvido junto ao curso técnico escolhido, a pesquisa bibliográfica, e o uso de
questionário semiestruturado, com uma abordagem de cunho qualitativo. Foram entrevistados
professores e estudantes do Instituto Federal do Amazonas, as entrevistas foram realizadas
presencialmente com aplicação de formulário dirigido. Utilizou-se como referencial teórico a
Teoria da Complexidade de acordo com o postulado por Edgar Morin. Os resultados da
pesquisa foram analisados à luz do pensamento de Morin e suas concepções acerca da
Complexidade e de temas relacionados à educação escolar. Como principais resultados
destacam-se a necessidade urgente de se pensar a educação escolar em vista da quebra com os
paradigmas educacionais vigentes, em detrimento da adoção de uma nova postura educacional
baseada no pensamento complexo e adoção de políticas públicas educacionais que possam
atender as demandas dos Institutos Federais. |