Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O lúdico na aquisição do letramento: os jogos educativos

The Ludic in the acquisition of literacy, educational games, literacy and literacy have been the key point of many discussions around the world in Brazil can highlight that in a way still and a new theme is considerably of great importance for our children. Literacy in a way is the acquisition that...

ver descrição completa

Autor principal: PIRES, Iracy Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1246
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1246
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-12462019-04-03T03:00:46Z O lúdico na aquisição do letramento: os jogos educativos PIRES, Iracy Silva CHAVES, Sérgio Wellington Freire http://lattes.cnpq.br/0611100086518274 Jogos educativos Alfabetização Letramento CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO The Ludic in the acquisition of literacy, educational games, literacy and literacy have been the key point of many discussions around the world in Brazil can highlight that in a way still and a new theme is considerably of great importance for our children. Literacy in a way is the acquisition that people through reading and writing skills acquire in a specific context and with those skills relate to social needs, values and practices. This study aims to analyze through a case study how literacy and literacy are given in the 3rd grade class of the "King of Kings" school so that we can understand the importance of literacy and literacy by middle of the appropriating playful of educational games. I have come through this work to investigate how the play can contribute to the acquisition of literacy and literacy. The case study will be carried out through observation and thus shows within the analyzes how literacy and literacy are being performed in the 3rd grade class. For this, it was necessary to appropriate games and differentiated methodology. In order to carry out this work it was necessary to read based on theorists who make several approaches such as KISHIMOTO (1990), PIAGET (1973) SOARES (2010) VIGOTSKY (1989). Therefore we can emphasize that literacy and literacy do not occur overnight everything happens through a process that must be worked out clearly and well planned. O Lúdico na aquisição do letramento os jogos educativos, a alfabetização e o letramento vêm sendo o ponto chave de muitas discussões em todo o mundo no Brasil pode ressaltar que de certo modo ainda e um tema novo é consideravelmente de grande importância para nossas crianças. Letramento de certo modo é a aquisição que as pessoas por meio das habilidades de leitura e escrita, adquirem isso num contexto especifico e com essas habilidades se relacionam com as necessidades, valores e práticas sociais. Esse trabalho tem por finalidade analisar de que forma se dá à alfabetização e o letramento na turma do 3º ano do ensino fundamental da escola ―Rei dos Reis‖ por meio do lúdico, para que possamos compreender a importância da alfabetização e do letramento por meio do lúdico apropriando-se assim dos jogos educativos. Venho, por meio desse trabalho, investigar como o lúdico pode contribuir para a aquisição da alfabetização e do letramento. O estudo de caso será realizado por meio de observação e assim mostrar dentro das análises como está sendo realizada a alfabetização e o letramento na turma do 3º ano para isso foi necessário apropria-se de jogos e metodologia diferenciada. Para realizar esse trabalho foi preciso leitura baseada nos teóricos que fazem diversas abordagens como KISHIMOTO (1990), PIAGET (1973) SOARES (2010) VIGOTSKY (1989). Diante da realização deste trabalho podemos perceber que o termo letramento vai muito além de decodificar símbolos, ou seja, ler e escrever de forma mecânica sem compreender o que se lê e escreve de acordo com os apoiadores teórico nos quais nos baseamos e no estudo realizado por meio de observação. 2019-04-02T18:29:18Z 2019-04-02T18:29:18Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PIRES, Iracy Silva. O lúdico na aquisição do letramento: os jogos educativos. Orientador: Sérgio Wellington Freire Chaves. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Novo Repartimento, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1246. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1246 Acesso Aberto Disponível na Internet via correio eletrônico: bdm@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Jogos educativos
Alfabetização
Letramento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Jogos educativos
Alfabetização
Letramento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
PIRES, Iracy Silva
O lúdico na aquisição do letramento: os jogos educativos
topic_facet Jogos educativos
Alfabetização
Letramento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description The Ludic in the acquisition of literacy, educational games, literacy and literacy have been the key point of many discussions around the world in Brazil can highlight that in a way still and a new theme is considerably of great importance for our children. Literacy in a way is the acquisition that people through reading and writing skills acquire in a specific context and with those skills relate to social needs, values and practices. This study aims to analyze through a case study how literacy and literacy are given in the 3rd grade class of the "King of Kings" school so that we can understand the importance of literacy and literacy by middle of the appropriating playful of educational games. I have come through this work to investigate how the play can contribute to the acquisition of literacy and literacy. The case study will be carried out through observation and thus shows within the analyzes how literacy and literacy are being performed in the 3rd grade class. For this, it was necessary to appropriate games and differentiated methodology. In order to carry out this work it was necessary to read based on theorists who make several approaches such as KISHIMOTO (1990), PIAGET (1973) SOARES (2010) VIGOTSKY (1989). Therefore we can emphasize that literacy and literacy do not occur overnight everything happens through a process that must be worked out clearly and well planned.
author_additional CHAVES, Sérgio Wellington Freire
author_additionalStr CHAVES, Sérgio Wellington Freire
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author PIRES, Iracy Silva
title O lúdico na aquisição do letramento: os jogos educativos
title_short O lúdico na aquisição do letramento: os jogos educativos
title_full O lúdico na aquisição do letramento: os jogos educativos
title_fullStr O lúdico na aquisição do letramento: os jogos educativos
title_full_unstemmed O lúdico na aquisição do letramento: os jogos educativos
title_sort o lúdico na aquisição do letramento: os jogos educativos
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1246
_version_ 1787154674431819776
score 11.675608