/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
A Nau do século XXI: o brinquedista no espaço do brincar
A Carta Náutica traça pistas na construção dos trajetos da viagem para analisar os elementos construtores à formação do Brinquedista Virtual de forma geral na disciplina Jogos e atividades lúdicas e de modo específico no “Espaço do Brincar”. O trajeto da viagem com a abordagem de inspiração cartográ...
Autor principal: | Viana, Luciana Carla Lima da Silva |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7433139994183840 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7190 |
Resumo: |
---|
A Carta Náutica traça pistas na construção dos trajetos da viagem para analisar os elementos construtores à formação do Brinquedista Virtual de forma geral na disciplina Jogos e atividades lúdicas e de modo específico no “Espaço do Brincar”. O trajeto da viagem com a abordagem de inspiração cartográfica e qualitativa não há separação entre o conhecer e o fazer. Desatracamos do Porto de Origem, no estágio em docência, na turma do 5º Período 2017/1 do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. O desafio foi manter o pensamento aberto, sem pré-conceitos, acompanhar processos e deixar-se guiar pelos acontecimentos. Esse movimento nos levou à Primeira Escala, Disciplina Jogos e Atividades Lúdicas, onde os conceitos, referências teóricas acerca dos jogos, brincadeiras e atividades lúdicas foram nosso foco. Eis que surgiu o problema: a disciplina jogos e atividades lúdicas fomenta elementos construtores à formação de um Brinquedista? Com o foco direcionado possibilita identificar as estratégias organizadoras dos processos ensino e aprendizagem. Navegar é preciso em rumo ao Porto de Destino onde habitamos o território “Espaço do Brincar”, mapeando-o e traçando linhas que expressem suas possibilidades e potencialidades da mediação pedagógica. Ao se incluir no território, compor a paisagem da viagem, acompanhar ritmos e processos, fizemos a Ancoragem refletindo sobre as pistas construídas no trajeto da viagem apontando possíveis linhas para explicitar os elementos construtores à formação do Brinquedista Virtual. |