/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A atuação socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares
Este estudo tem a finalidade de analisar a prática socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso através da pesquisa qualitativa, tendo como lócus a escola rural multisseria...
Autor principal: | SALES, Renata dos Santos Xavier |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1248 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1248 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-12482021-09-24T17:09:56Z A atuação socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares SALES, Renata dos Santos Xavier MENESES, Alcione Sousa de http://lattes.cnpq.br/0821011892711320 Protagonismo docente Atuação sociopolítico Dialogicidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO Este estudo tem a finalidade de analisar a prática socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso através da pesquisa qualitativa, tendo como lócus a escola rural multisseriada (atualmente escola multiano) Nossa Senhora da Conceição, localizada no km 135 Norte, em Medicilândia. Mesmo com todas as dificuldades de acesso, falta de infraestrutura adequada, dentre outros problemas típicos das escolas no meio rural, a experiência docente analisada conseguiu desenvolver um significativo envolvimento entre família e escola, professor e aluno. Observa-se ainda uma influência positiva dessas relações, através de uma espécie de fortalecimento mútuo entre escola/docente-famílias-estudantes nem sempre explícito no processo de ensino e aprendizagem e no ambiente da escola. Nisto reside a importância do protagonismo docente para o fortalecimento da Educação do Campo, mesmo em condições adversas ao ideal de educação escolar diferenciada. 2019-04-02T19:11:53Z 2019-04-02T19:11:53Z 2018-05-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SALES, Renata dos Santos Xavier. A atuação socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares. Orientadora: Alcione Sousa de Meneses. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1248. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1248 Acesso Aberto Disponível na Internet via correio eletrônico: bdm@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Protagonismo docente Atuação sociopolítico Dialogicidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
spellingShingle |
Protagonismo docente Atuação sociopolítico Dialogicidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO SALES, Renata dos Santos Xavier A atuação socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares |
topic_facet |
Protagonismo docente Atuação sociopolítico Dialogicidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
description |
Este estudo tem a finalidade de analisar a prática socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso através da pesquisa qualitativa, tendo como lócus a escola rural multisseriada (atualmente escola multiano) Nossa Senhora da Conceição, localizada no km 135 Norte, em Medicilândia. Mesmo com todas as dificuldades de acesso, falta de infraestrutura adequada, dentre outros problemas típicos das escolas no meio rural, a experiência docente analisada conseguiu desenvolver um significativo envolvimento entre família e escola, professor e aluno. Observa-se ainda uma influência positiva dessas relações, através de uma espécie de fortalecimento mútuo entre escola/docente-famílias-estudantes nem sempre explícito no processo de ensino e aprendizagem e no ambiente da escola. Nisto reside a importância do protagonismo docente para o fortalecimento da Educação do Campo, mesmo em condições adversas ao ideal de educação escolar diferenciada. |
author_additional |
MENESES, Alcione Sousa de |
author_additionalStr |
MENESES, Alcione Sousa de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SALES, Renata dos Santos Xavier |
title |
A atuação socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares |
title_short |
A atuação socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares |
title_full |
A atuação socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares |
title_fullStr |
A atuação socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares |
title_full_unstemmed |
A atuação socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares |
title_sort |
atuação socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares |
publishDate |
2019 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1248 |
_version_ |
1787154675025313792 |
score |
11.753735 |