Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A atuação socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares

Este estudo tem a finalidade de analisar a prática socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso através da pesquisa qualitativa, tendo como lócus a escola rural multisseria...

ver descrição completa

Autor principal: SALES, Renata dos Santos Xavier
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1248
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1248
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-12482021-09-24T17:09:56Z A atuação socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares SALES, Renata dos Santos Xavier MENESES, Alcione Sousa de http://lattes.cnpq.br/0821011892711320 Protagonismo docente Atuação sociopolítico Dialogicidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO Este estudo tem a finalidade de analisar a prática socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso através da pesquisa qualitativa, tendo como lócus a escola rural multisseriada (atualmente escola multiano) Nossa Senhora da Conceição, localizada no km 135 Norte, em Medicilândia. Mesmo com todas as dificuldades de acesso, falta de infraestrutura adequada, dentre outros problemas típicos das escolas no meio rural, a experiência docente analisada conseguiu desenvolver um significativo envolvimento entre família e escola, professor e aluno. Observa-se ainda uma influência positiva dessas relações, através de uma espécie de fortalecimento mútuo entre escola/docente-famílias-estudantes nem sempre explícito no processo de ensino e aprendizagem e no ambiente da escola. Nisto reside a importância do protagonismo docente para o fortalecimento da Educação do Campo, mesmo em condições adversas ao ideal de educação escolar diferenciada. 2019-04-02T19:11:53Z 2019-04-02T19:11:53Z 2018-05-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SALES, Renata dos Santos Xavier. A atuação socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares. Orientadora: Alcione Sousa de Meneses. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1248. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1248 Acesso Aberto Disponível na Internet via correio eletrônico: bdm@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Protagonismo docente
Atuação sociopolítico
Dialogicidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
spellingShingle Protagonismo docente
Atuação sociopolítico
Dialogicidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
SALES, Renata dos Santos Xavier
A atuação socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares
topic_facet Protagonismo docente
Atuação sociopolítico
Dialogicidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
description Este estudo tem a finalidade de analisar a prática socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso através da pesquisa qualitativa, tendo como lócus a escola rural multisseriada (atualmente escola multiano) Nossa Senhora da Conceição, localizada no km 135 Norte, em Medicilândia. Mesmo com todas as dificuldades de acesso, falta de infraestrutura adequada, dentre outros problemas típicos das escolas no meio rural, a experiência docente analisada conseguiu desenvolver um significativo envolvimento entre família e escola, professor e aluno. Observa-se ainda uma influência positiva dessas relações, através de uma espécie de fortalecimento mútuo entre escola/docente-famílias-estudantes nem sempre explícito no processo de ensino e aprendizagem e no ambiente da escola. Nisto reside a importância do protagonismo docente para o fortalecimento da Educação do Campo, mesmo em condições adversas ao ideal de educação escolar diferenciada.
author_additional MENESES, Alcione Sousa de
author_additionalStr MENESES, Alcione Sousa de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SALES, Renata dos Santos Xavier
title A atuação socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares
title_short A atuação socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares
title_full A atuação socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares
title_fullStr A atuação socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares
title_full_unstemmed A atuação socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares
title_sort atuação socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1248
_version_ 1787154675025313792
score 11.753735