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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Relação família x escola e o desenvolvimento escolar de alunos: um estudo a partir de uma turma de 5° ano do ensino fundamental em uma escola particular do município de Castanhal
Este estudo apresenta considerações acerca das implicações da parceria entre família e escola no rendimento escolar de alunos do 5º ano. O lócus que ocorreu a investigação foi uma escola de caráter privativo localizada no Município de Castanhal-PA. Objetivou-se analisar quais a implicações ocasio...
Autor principal: | FERREIRA, Genice Maria Menezes |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1260 |
Resumo: |
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Este estudo apresenta considerações acerca das implicações da parceria entre
família e escola no rendimento escolar de alunos do 5º ano. O lócus que ocorreu a
investigação foi uma escola de caráter privativo localizada no Município de
Castanhal-PA. Objetivou-se analisar quais a implicações ocasionadas pela parceria
estabelecida entre família e escola no rendimento escolar dos educandos. O estudo
trata-se de uma pesquisa qualitativa, norteada metodologicamente por Santos Filho
(1995), Minayo (2002) e Marconi; Lakatos (2003), utilizou como instrumento de
coleta de dados dois tipos de questionários e um roteiro de entrevista, todos
compostos por dez (10) perguntas semiestruturadas, além de duas breves
observações. Teve-se como colaboradores três (3) mães de alunos do 5º ano, uma
(1) professora da referida turma e uma (1) Assessora diretiva da instituição, além
dos questionários e entrevista a análise teve contribuição de duas observações
feitas pela pesquisadora, voltadas para a gestão da escola e a turma investigada.
Para a discussão acerca das temáticas, família, escola, rendimento escolar e
parceria entre família e escola, assim como para a análise dos dados trouxemos os
pensamentos de autores como Antunes (2014), Gadotti (2013), Paro (2011), Dessen
e Polonia (2005 e 2007), Fonseca (2014) e entre outros. Foi apontada pela pesquisa
a baixíssima participação familiar na formação escolar dos educandos, constatou-se
ainda que os alunos com acompanhamento familiar apresentam melhor rendimento
escolar. Considerou-se que a parceria entre família e escola exerce importante
influência no rendimento dos educandos, mas precisa-se ainda que família e escola
pensem conjuntamente em meios para tal parceria. |