/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Relação família x escola e o desenvolvimento escolar de alunos: um estudo a partir de uma turma de 5° ano do ensino fundamental em uma escola particular do município de Castanhal
Este estudo apresenta considerações acerca das implicações da parceria entre família e escola no rendimento escolar de alunos do 5º ano. O lócus que ocorreu a investigação foi uma escola de caráter privativo localizada no Município de Castanhal-PA. Objetivou-se analisar quais a implicações ocasio...
Autor principal: | FERREIRA, Genice Maria Menezes |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1260 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1260 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-12602019-04-11T03:00:44Z Relação família x escola e o desenvolvimento escolar de alunos: um estudo a partir de uma turma de 5° ano do ensino fundamental em uma escola particular do município de Castanhal FERREIRA, Genice Maria Menezes SILVA, Ellen Aguiar da http://lattes.cnpq.br/1207901615140151 Educação - Participação dos pais Lar e escola Aprendizagem Rendimento escolar CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Este estudo apresenta considerações acerca das implicações da parceria entre família e escola no rendimento escolar de alunos do 5º ano. O lócus que ocorreu a investigação foi uma escola de caráter privativo localizada no Município de Castanhal-PA. Objetivou-se analisar quais a implicações ocasionadas pela parceria estabelecida entre família e escola no rendimento escolar dos educandos. O estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, norteada metodologicamente por Santos Filho (1995), Minayo (2002) e Marconi; Lakatos (2003), utilizou como instrumento de coleta de dados dois tipos de questionários e um roteiro de entrevista, todos compostos por dez (10) perguntas semiestruturadas, além de duas breves observações. Teve-se como colaboradores três (3) mães de alunos do 5º ano, uma (1) professora da referida turma e uma (1) Assessora diretiva da instituição, além dos questionários e entrevista a análise teve contribuição de duas observações feitas pela pesquisadora, voltadas para a gestão da escola e a turma investigada. Para a discussão acerca das temáticas, família, escola, rendimento escolar e parceria entre família e escola, assim como para a análise dos dados trouxemos os pensamentos de autores como Antunes (2014), Gadotti (2013), Paro (2011), Dessen e Polonia (2005 e 2007), Fonseca (2014) e entre outros. Foi apontada pela pesquisa a baixíssima participação familiar na formação escolar dos educandos, constatou-se ainda que os alunos com acompanhamento familiar apresentam melhor rendimento escolar. Considerou-se que a parceria entre família e escola exerce importante influência no rendimento dos educandos, mas precisa-se ainda que família e escola pensem conjuntamente em meios para tal parceria. 2019-04-10T19:19:07Z 2019-04-10T19:19:07Z 2018-10-13 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FERREIRA, Genice Maria Menezes. Relação família x escola e o desenvolvimento escolar de alunos: um estudo a partir de uma turma de 5° ano do ensino fundamental em uma escola particular do município de Castanhal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1260. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1260 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação - Participação dos pais Lar e escola Aprendizagem Rendimento escolar CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Educação - Participação dos pais Lar e escola Aprendizagem Rendimento escolar CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS FERREIRA, Genice Maria Menezes Relação família x escola e o desenvolvimento escolar de alunos: um estudo a partir de uma turma de 5° ano do ensino fundamental em uma escola particular do município de Castanhal |
topic_facet |
Educação - Participação dos pais Lar e escola Aprendizagem Rendimento escolar CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Este estudo apresenta considerações acerca das implicações da parceria entre
família e escola no rendimento escolar de alunos do 5º ano. O lócus que ocorreu a
investigação foi uma escola de caráter privativo localizada no Município de
Castanhal-PA. Objetivou-se analisar quais a implicações ocasionadas pela parceria
estabelecida entre família e escola no rendimento escolar dos educandos. O estudo
trata-se de uma pesquisa qualitativa, norteada metodologicamente por Santos Filho
(1995), Minayo (2002) e Marconi; Lakatos (2003), utilizou como instrumento de
coleta de dados dois tipos de questionários e um roteiro de entrevista, todos
compostos por dez (10) perguntas semiestruturadas, além de duas breves
observações. Teve-se como colaboradores três (3) mães de alunos do 5º ano, uma
(1) professora da referida turma e uma (1) Assessora diretiva da instituição, além
dos questionários e entrevista a análise teve contribuição de duas observações
feitas pela pesquisadora, voltadas para a gestão da escola e a turma investigada.
Para a discussão acerca das temáticas, família, escola, rendimento escolar e
parceria entre família e escola, assim como para a análise dos dados trouxemos os
pensamentos de autores como Antunes (2014), Gadotti (2013), Paro (2011), Dessen
e Polonia (2005 e 2007), Fonseca (2014) e entre outros. Foi apontada pela pesquisa
a baixíssima participação familiar na formação escolar dos educandos, constatou-se
ainda que os alunos com acompanhamento familiar apresentam melhor rendimento
escolar. Considerou-se que a parceria entre família e escola exerce importante
influência no rendimento dos educandos, mas precisa-se ainda que família e escola
pensem conjuntamente em meios para tal parceria. |
author_additional |
SILVA, Ellen Aguiar da |
author_additionalStr |
SILVA, Ellen Aguiar da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
FERREIRA, Genice Maria Menezes |
title |
Relação família x escola e o desenvolvimento escolar de alunos: um estudo a partir de uma turma de 5° ano do ensino fundamental em uma escola particular do município de Castanhal |
title_short |
Relação família x escola e o desenvolvimento escolar de alunos: um estudo a partir de uma turma de 5° ano do ensino fundamental em uma escola particular do município de Castanhal |
title_full |
Relação família x escola e o desenvolvimento escolar de alunos: um estudo a partir de uma turma de 5° ano do ensino fundamental em uma escola particular do município de Castanhal |
title_fullStr |
Relação família x escola e o desenvolvimento escolar de alunos: um estudo a partir de uma turma de 5° ano do ensino fundamental em uma escola particular do município de Castanhal |
title_full_unstemmed |
Relação família x escola e o desenvolvimento escolar de alunos: um estudo a partir de uma turma de 5° ano do ensino fundamental em uma escola particular do município de Castanhal |
title_sort |
relação família x escola e o desenvolvimento escolar de alunos: um estudo a partir de uma turma de 5° ano do ensino fundamental em uma escola particular do município de castanhal |
publishDate |
2019 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1260 |
_version_ |
1787154708302921728 |
score |
11.753735 |