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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Implicações de projetos de pesquisa na formação inicial de estudantes de graduação em Pedagogia na UFPA/Castanhal-PA
No contexto das instituições públicas de ensino superior, especificamente na formação inicial dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, a prática da pesquisa tem se evidenciado como um espaço crescente e diversificado de programas, grupos e núcleos que dão origem aos projetos de pesquisa que vem a...
Autor principal: | PEREIRA, Elizama de Jesus |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1296 |
Resumo: |
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No contexto das instituições públicas de ensino superior, especificamente na formação inicial
dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, a prática da pesquisa tem se evidenciado como um
espaço crescente e diversificado de programas, grupos e núcleos que dão origem aos projetos
de pesquisa que vem a cada dia incluindo um número maior de estudantes da graduação como
bolsistas e/ou voluntários. Em tais projetos são evidenciadas experiências como pesquisador,
que são organizadas e orientadas por um professor coordenador. Por conta disso, o presente
trabalho teve por objetivo analisar as implicações de projetos de pesquisa, dentro do universo
da academia, na formação inicial de estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal
do Pará – UFPA/ Campus Castanhal-PA. Ou melhor, a pesquisa foi feita em torno do tema
“formação inicial de estudantes de pedagogia”. Para tanto, foram utilizados questionários para
coleta de dados, já os participantes foram oito graduandos envolvidos em projetos. Sendo que,
através das características metodológicas apontadas para essa pesquisa, enquadra-se como
pesquisa qualitativa, de campo, de caráter descritivo-analítico. Isto de acordo com os pontos de
vistas: de abordagem do problema (pesquisa qualitativa), dos procedimentos técnicos (pesquisa
de campo) e, do ponto de vista dos objetivos (pesquisa descritiva), estes se complementam no
intuito da investigação da problemática. Além disso, dentre os autores que discutem os
conceitos centrais desta pesquisa destaca-se: Almeida e Lima (2012), Cunha (2010), Demo
(2011), Franco (2017), Freitas e Prodanov (2013), Leite e Lima (2010), Libâneo (2001b),
Libâneo e Pimenta (2011) e Severino (2007). Em linhas gerais, este estudo identificou as
implicações de projetos de pesquisa nos aspectos formativos como: melhoria na capacidade de
relacionar teoria com a prática em sala de aula; sociabilidade; aprimoramento de
conhecimentos; aguçamento e sede por novos estudos; busca de novas problemáticas para
solucioná-las; capacitação na produção de trabalhos acadêmicos; dentre outros aspectos. |