/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
As representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA – PARFOR/Campus Castanhal.
Esta pesquisa teve por objetivo realizar uma pesquisa sobre as representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA - PARFOR /Campus Castanhal a partir de 30 alunos matriculados no Curso de Pedagogia PARFOR, UFPA/Campus Castanhal. É pesquisa qualitativa...
Autor principal: | FERNANDES, Gelcimar Leite |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/686 |
Resumo: |
---|
Esta pesquisa teve por objetivo realizar uma pesquisa sobre as representações
sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA
- PARFOR /Campus Castanhal a partir de 30 alunos matriculados no Curso de
Pedagogia PARFOR, UFPA/Campus Castanhal. É pesquisa qualitativa de campo
segundo Bogdan e Biklen, que usou o questionário com base em Chizzotti como
técnica de produção de dados e análise de conteúdo categorial segundo Bardin. O
referencial teórico é pautado na Teoria das Representações Sociais de Moscovici e
Jodelet além de intelectuais como Gatti, Minasi, Libaneo, Tanure, Anjos que
discutem Formação de Professores. Os resultados mostram a partir de sete
temáticas analíticas, a saber: da dimensão projetiva; da dimensão da formação, da
dimensão ética; da dimensão afetiva; da dimensão atitudinal; da dimensão do
acesso ao curso e da dimensão sócio institucional, que esses professores vivenciam
a formação atravessados por conquistas e dilemas que expressam o modo como a
política de formação de professores se materializa e o preço que cada
professor/aluno paga no percurso de busca da formação em nível superior. |