/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
O gênero conto como proposta para a produção escrita: uma sugestão de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental
No presente artigo, busca-se propor uma intervenção pedagógica em turma do 9º ano. O objetivo geral do trabalho é desenvolver, no aluno, a produção escrita e a análise linguística por meio do gênero conto. Para alcançar esse objetivo, pretende-se compreender as características estruturais, linguísti...
Autor principal: | OLIVEIRA, Carmina Lemos de |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1322 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1322 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-13222021-05-27T19:28:35Z O gênero conto como proposta para a produção escrita: uma sugestão de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental OLIVEIRA, Carmina Lemos de DUARTE, Raimunda Dias http://lattes.cnpq.br/7984277654304859 Conto Gênero textual Sequência didática Produção escrita Pronomes CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA No presente artigo, busca-se propor uma intervenção pedagógica em turma do 9º ano. O objetivo geral do trabalho é desenvolver, no aluno, a produção escrita e a análise linguística por meio do gênero conto. Para alcançar esse objetivo, pretende-se compreender as características estruturais, linguísticas e discursivas do gênero conto; explorar a compreensão e a interpretação do conto ‘A missa do galo’, de Machado de Assis; analisar o uso dos pronomes pessoais no gênero estudado e desenvolver uma produção escrita a partir do estudo do gênero conto. O trabalho tem como base teórica os trabalhos desenvolvidos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011); acerca da sequência didática; o gênero, na perspectiva de Bakhtin (1997); o gênero conto, a partir de Moisés (2006); as orientações gerais dos PCN (1998) sobre o ensino de língua portuguesa; as orientações sobre produção escrita e análise linguística de Antunes (2009 e 2014). O trabalho será desenvolvido por meio de uma sequência didática distribuída em vinte e duas aulas. Após a execução do projeto de intervenção, espera-se que o aluno saiba usar, em situações reais de comunicação, o conhecimento construído acerca do uso dos pronomes; reconhecer o gênero conto nas diversas práticas discursivas e produzir um conto de acordo com a estrutura composicional do gênero. 2019-04-23T16:42:01Z 2019-04-23T16:42:01Z 2018-05-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo OLIVEIRA, Carmina Lemos de. O gênero conto como proposta para a produção escrita: uma sugestão de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental. Orientadora: Raimunda Dias Duarte. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-Açu, 2018. Disponível em:http: //bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1322. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1322 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Conto Gênero textual Sequência didática Produção escrita Pronomes CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
Conto Gênero textual Sequência didática Produção escrita Pronomes CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA OLIVEIRA, Carmina Lemos de O gênero conto como proposta para a produção escrita: uma sugestão de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental |
topic_facet |
Conto Gênero textual Sequência didática Produção escrita Pronomes CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
No presente artigo, busca-se propor uma intervenção pedagógica em turma do 9º ano. O objetivo geral do trabalho é desenvolver, no aluno, a produção escrita e a análise linguística por meio do gênero conto. Para alcançar esse objetivo, pretende-se compreender as características estruturais, linguísticas e discursivas do gênero conto; explorar a compreensão e a interpretação do conto ‘A missa do galo’, de Machado de Assis; analisar o uso dos pronomes pessoais no gênero estudado e desenvolver uma produção escrita a partir do estudo do gênero conto. O trabalho tem como base teórica os trabalhos desenvolvidos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011); acerca da sequência didática; o gênero, na perspectiva de Bakhtin (1997); o gênero conto, a partir de Moisés (2006); as orientações gerais dos PCN (1998) sobre o ensino de língua portuguesa; as orientações sobre produção escrita e análise linguística de Antunes (2009 e 2014). O trabalho será desenvolvido por meio de uma sequência didática distribuída em vinte e duas aulas. Após a execução do projeto de intervenção, espera-se que o aluno saiba usar, em situações reais de comunicação, o conhecimento construído acerca do uso dos pronomes; reconhecer o gênero conto nas diversas práticas discursivas e produzir um conto de acordo com a estrutura composicional do gênero. |
author_additional |
DUARTE, Raimunda Dias |
author_additionalStr |
DUARTE, Raimunda Dias |
format |
Artigo |
author |
OLIVEIRA, Carmina Lemos de |
title |
O gênero conto como proposta para a produção escrita: uma sugestão de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental |
title_short |
O gênero conto como proposta para a produção escrita: uma sugestão de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental |
title_full |
O gênero conto como proposta para a produção escrita: uma sugestão de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
O gênero conto como proposta para a produção escrita: uma sugestão de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O gênero conto como proposta para a produção escrita: uma sugestão de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental |
title_sort |
o gênero conto como proposta para a produção escrita: uma sugestão de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental |
publishDate |
2019 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1322 |
_version_ |
1787154681713131520 |
score |
11.753896 |