/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Práticas de leitura: quais são as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura?
Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental com vistas a contribuir para a reflexão sobre as práticas de leitura na sala de aula. A metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo,...
Autor principal: | SOUZA, Renata Aparecida Santos de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1349 |
Resumo: |
---|
Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre metodologias
utilizadas pelo professor para o ensino da leitura nos anos iniciais do Ensino
Fundamental com vistas a contribuir para a reflexão sobre as práticas de leitura na sala
de aula. A metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo, envolveu: pesquisa
bibliográfica, aplicação de questionários com cinco professores e observação na sala de
aula com um dos professores que também participou da pesquisa com os questionários
em uma escola pública, localizada na região insular de Belém. O estudo está
fundamentado em Bakhtin (1992), Freire (1989), Kleiman (1992), Rojo (2000) e
Schneuwly e Dolz (1999). Os resultados da pesquisa sobre as metodologias utilizadas
pelo professor para o ensino da leitura em sala de aula apontaram para a necessidade da
elaboração de uma proposta didática de leitura, como prática metodológica e rotineira a
ser inserida no planejamento docente, com o uso de materiais legítimos, incluindo
diferentes gêneros discursivos para o ensino e a aprendizagem da leitura. |