/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Práticas de leitura: quais são as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura?
Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental com vistas a contribuir para a reflexão sobre as práticas de leitura na sala de aula. A metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo,...
Autor principal: | SOUZA, Renata Aparecida Santos de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1349 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1349 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-13492020-03-06T22:22:41Z Práticas de leitura: quais são as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura? SOUZA, Renata Aparecida Santos de TRESCASTRO, Lorena Bischoff http://lattes.cnpq.br/6512135970620469 Leitura Metodologia Planejamento pedagógico CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental com vistas a contribuir para a reflexão sobre as práticas de leitura na sala de aula. A metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo, envolveu: pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários com cinco professores e observação na sala de aula com um dos professores que também participou da pesquisa com os questionários em uma escola pública, localizada na região insular de Belém. O estudo está fundamentado em Bakhtin (1992), Freire (1989), Kleiman (1992), Rojo (2000) e Schneuwly e Dolz (1999). Os resultados da pesquisa sobre as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura em sala de aula apontaram para a necessidade da elaboração de uma proposta didática de leitura, como prática metodológica e rotineira a ser inserida no planejamento docente, com o uso de materiais legítimos, incluindo diferentes gêneros discursivos para o ensino e a aprendizagem da leitura. 2019-05-22T12:44:24Z 2019-05-22T12:44:24Z 2014-12-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUZA, Renata Aparecida Santos de. Práticas de leitura: quais são as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura?. Orientadora: Lorena Bischoff Trescastro. 2014. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Matemática, Ciências e Linguagem) - Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1349. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1349 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Leitura Metodologia Planejamento pedagógico CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Leitura Metodologia Planejamento pedagógico CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA SOUZA, Renata Aparecida Santos de Práticas de leitura: quais são as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura? |
topic_facet |
Leitura Metodologia Planejamento pedagógico CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre metodologias
utilizadas pelo professor para o ensino da leitura nos anos iniciais do Ensino
Fundamental com vistas a contribuir para a reflexão sobre as práticas de leitura na sala
de aula. A metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo, envolveu: pesquisa
bibliográfica, aplicação de questionários com cinco professores e observação na sala de
aula com um dos professores que também participou da pesquisa com os questionários
em uma escola pública, localizada na região insular de Belém. O estudo está
fundamentado em Bakhtin (1992), Freire (1989), Kleiman (1992), Rojo (2000) e
Schneuwly e Dolz (1999). Os resultados da pesquisa sobre as metodologias utilizadas
pelo professor para o ensino da leitura em sala de aula apontaram para a necessidade da
elaboração de uma proposta didática de leitura, como prática metodológica e rotineira a
ser inserida no planejamento docente, com o uso de materiais legítimos, incluindo
diferentes gêneros discursivos para o ensino e a aprendizagem da leitura. |
author_additional |
TRESCASTRO, Lorena Bischoff |
author_additionalStr |
TRESCASTRO, Lorena Bischoff |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SOUZA, Renata Aparecida Santos de |
title |
Práticas de leitura: quais são as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura? |
title_short |
Práticas de leitura: quais são as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura? |
title_full |
Práticas de leitura: quais são as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura? |
title_fullStr |
Práticas de leitura: quais são as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura? |
title_full_unstemmed |
Práticas de leitura: quais são as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura? |
title_sort |
práticas de leitura: quais são as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura? |
publishDate |
2019 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1349 |
_version_ |
1787154515765493760 |
score |
11.753735 |