Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Práticas de leitura: quais são as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura?

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental com vistas a contribuir para a reflexão sobre as práticas de leitura na sala de aula. A metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo,...

ver descrição completa

Autor principal: SOUZA, Renata Aparecida Santos de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1349
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1349
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-13492020-03-06T22:22:41Z Práticas de leitura: quais são as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura? SOUZA, Renata Aparecida Santos de TRESCASTRO, Lorena Bischoff http://lattes.cnpq.br/6512135970620469 Leitura Metodologia Planejamento pedagógico CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental com vistas a contribuir para a reflexão sobre as práticas de leitura na sala de aula. A metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo, envolveu: pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários com cinco professores e observação na sala de aula com um dos professores que também participou da pesquisa com os questionários em uma escola pública, localizada na região insular de Belém. O estudo está fundamentado em Bakhtin (1992), Freire (1989), Kleiman (1992), Rojo (2000) e Schneuwly e Dolz (1999). Os resultados da pesquisa sobre as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura em sala de aula apontaram para a necessidade da elaboração de uma proposta didática de leitura, como prática metodológica e rotineira a ser inserida no planejamento docente, com o uso de materiais legítimos, incluindo diferentes gêneros discursivos para o ensino e a aprendizagem da leitura. 2019-05-22T12:44:24Z 2019-05-22T12:44:24Z 2014-12-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUZA, Renata Aparecida Santos de. Práticas de leitura: quais são as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura?. Orientadora: Lorena Bischoff Trescastro. 2014. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Matemática, Ciências e Linguagem) - Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1349. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1349 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Leitura
Metodologia
Planejamento pedagógico
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Leitura
Metodologia
Planejamento pedagógico
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
SOUZA, Renata Aparecida Santos de
Práticas de leitura: quais são as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura?
topic_facet Leitura
Metodologia
Planejamento pedagógico
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental com vistas a contribuir para a reflexão sobre as práticas de leitura na sala de aula. A metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo, envolveu: pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários com cinco professores e observação na sala de aula com um dos professores que também participou da pesquisa com os questionários em uma escola pública, localizada na região insular de Belém. O estudo está fundamentado em Bakhtin (1992), Freire (1989), Kleiman (1992), Rojo (2000) e Schneuwly e Dolz (1999). Os resultados da pesquisa sobre as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura em sala de aula apontaram para a necessidade da elaboração de uma proposta didática de leitura, como prática metodológica e rotineira a ser inserida no planejamento docente, com o uso de materiais legítimos, incluindo diferentes gêneros discursivos para o ensino e a aprendizagem da leitura.
author_additional TRESCASTRO, Lorena Bischoff
author_additionalStr TRESCASTRO, Lorena Bischoff
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOUZA, Renata Aparecida Santos de
title Práticas de leitura: quais são as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura?
title_short Práticas de leitura: quais são as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura?
title_full Práticas de leitura: quais são as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura?
title_fullStr Práticas de leitura: quais são as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura?
title_full_unstemmed Práticas de leitura: quais são as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura?
title_sort práticas de leitura: quais são as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura?
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1349
_version_ 1787154515765493760
score 11.753735