Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Formação continuada de docentes para o uso de TICs: suas nuances no ensino fundamental do município de Castanhal

Este Estudo, denominado A Formação Continuada de Docentes para o uso de Tics: suas nuances no Ensino Fundamental do Município de Castanhal teve como foco investigar a opinião dos professores dos Anos iniciais do Ensino Fundamental, SEMED Castanhal/PA, sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comu...

ver descrição completa

Autor principal: MARINHO, Raira Karolina Lima
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1355
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1355
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-13552019-05-24T03:00:32Z Formação continuada de docentes para o uso de TICs: suas nuances no ensino fundamental do município de Castanhal MARINHO, Raira Karolina Lima RIBEIRO, Maria Edilene da Silva http://lattes.cnpq.br/6279228695466400 Professores - Formação Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) Ensino fundamental Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Este Estudo, denominado A Formação Continuada de Docentes para o uso de Tics: suas nuances no Ensino Fundamental do Município de Castanhal teve como foco investigar a opinião dos professores dos Anos iniciais do Ensino Fundamental, SEMED Castanhal/PA, sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação- TIC’s, em sala de aula a partir dos conhecimentos adquiridos na formação continuada. Foi escolhido o Município de Castanhal, como locus da pesquisa. Nesse sentido, buscou-se responder o seguinte questionamento: Como são organizadas e desenvolvidas pela SEMED/Castanhal/PA as formações continuadas de docentes para o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ofertadas no período de 2010 até 2017? Para a discussão do referido tema, articulou-se os teóricos: Almeida (2003; 2011); Valente (1997; 1998); Almeida (1998; 2016); Rosalen; Mazzilli (2005); Masetto (2000); Kenski (2012); Freire (2011), dentre outros. Para fins metodológicos foi escolhido a abordagem qualitativa, devido a possibilidade de explorar os dados e afirmações fornecidas pelos participantes da pesquisa. Como técnica de coleta de dados foi utilizado a entrevista semiestruturada com o representante do Núcleo Tecnológico Municipal, órgão responsável pelas Formações continuada. Para os docentes, sujeitos da referida investigação foram aplicados questionário com questões fechadas que atuam em 7 escolas de anos iniciais do Ensino Fundamental. A análise interpretativa da entrevista e dos questionários apontaram que nos momentos de formações é utilizado o método prático, na qual, os docentes podem criar atividades a serem desenvolvidos na sala de informática nos computadores, concebendo-o ainda como o único meio tecnológico da Informação e Comunicação. Em contrapartida, as escolas municipais proporcionam infraestrutura inadequada, recursos tecnológicos sucateados e sem acesso à internet. Deste modo, destaca-se urgência em adequar a realidade escolar no município as formações continuada, no intuito de promover aos alunos um ensino crítico privilegiando outras tecnologias da informação e comunicação, principalmente, diante da nova realidade em que será aplicado o Programa de Inovação Educação Conectada. 2019-05-23T16:59:53Z 2019-05-23T16:59:53Z 2018-08-23 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MARINHO, Raira Karolina Lima. Formação continuada de docentes para o uso de TICs: suas nuances no ensino fundamental do município de Castanhal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1355. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1355 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Professores - Formação
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)
Ensino fundamental
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Professores - Formação
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)
Ensino fundamental
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
MARINHO, Raira Karolina Lima
Formação continuada de docentes para o uso de TICs: suas nuances no ensino fundamental do município de Castanhal
topic_facet Professores - Formação
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)
Ensino fundamental
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Este Estudo, denominado A Formação Continuada de Docentes para o uso de Tics: suas nuances no Ensino Fundamental do Município de Castanhal teve como foco investigar a opinião dos professores dos Anos iniciais do Ensino Fundamental, SEMED Castanhal/PA, sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação- TIC’s, em sala de aula a partir dos conhecimentos adquiridos na formação continuada. Foi escolhido o Município de Castanhal, como locus da pesquisa. Nesse sentido, buscou-se responder o seguinte questionamento: Como são organizadas e desenvolvidas pela SEMED/Castanhal/PA as formações continuadas de docentes para o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ofertadas no período de 2010 até 2017? Para a discussão do referido tema, articulou-se os teóricos: Almeida (2003; 2011); Valente (1997; 1998); Almeida (1998; 2016); Rosalen; Mazzilli (2005); Masetto (2000); Kenski (2012); Freire (2011), dentre outros. Para fins metodológicos foi escolhido a abordagem qualitativa, devido a possibilidade de explorar os dados e afirmações fornecidas pelos participantes da pesquisa. Como técnica de coleta de dados foi utilizado a entrevista semiestruturada com o representante do Núcleo Tecnológico Municipal, órgão responsável pelas Formações continuada. Para os docentes, sujeitos da referida investigação foram aplicados questionário com questões fechadas que atuam em 7 escolas de anos iniciais do Ensino Fundamental. A análise interpretativa da entrevista e dos questionários apontaram que nos momentos de formações é utilizado o método prático, na qual, os docentes podem criar atividades a serem desenvolvidos na sala de informática nos computadores, concebendo-o ainda como o único meio tecnológico da Informação e Comunicação. Em contrapartida, as escolas municipais proporcionam infraestrutura inadequada, recursos tecnológicos sucateados e sem acesso à internet. Deste modo, destaca-se urgência em adequar a realidade escolar no município as formações continuada, no intuito de promover aos alunos um ensino crítico privilegiando outras tecnologias da informação e comunicação, principalmente, diante da nova realidade em que será aplicado o Programa de Inovação Educação Conectada.
author_additional RIBEIRO, Maria Edilene da Silva
author_additionalStr RIBEIRO, Maria Edilene da Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author MARINHO, Raira Karolina Lima
title Formação continuada de docentes para o uso de TICs: suas nuances no ensino fundamental do município de Castanhal
title_short Formação continuada de docentes para o uso de TICs: suas nuances no ensino fundamental do município de Castanhal
title_full Formação continuada de docentes para o uso de TICs: suas nuances no ensino fundamental do município de Castanhal
title_fullStr Formação continuada de docentes para o uso de TICs: suas nuances no ensino fundamental do município de Castanhal
title_full_unstemmed Formação continuada de docentes para o uso de TICs: suas nuances no ensino fundamental do município de Castanhal
title_sort formação continuada de docentes para o uso de tics: suas nuances no ensino fundamental do município de castanhal
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1355
_version_ 1787154748798926848
score 11.753735