Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Explorando a intelectualidade a partir dos gêneros virtuais contemporâneos: o post do facebook numa abordagem discursiva

Due to the lack of use of technological resources in Portuguese Language classes, this study aims to open proposals to insert these resources as a pedagogical element for teaching. In observations made, it was noticed that most of the students make use of the social network Facebook, therefore, took...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Daniela Machado
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1431
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1431
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-14312021-06-24T03:00:33Z Explorando a intelectualidade a partir dos gêneros virtuais contemporâneos: o post do facebook numa abordagem discursiva SANTOS, Daniela Machado SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de http://lattes.cnpq.br/9922481132027268 Facebook Recursos tecnológicos Posts dissertativos Gênero Ensino - Aprendizagem Ensino de língua portuguesa Technological resources Gender Teaching - Learning Teaching portuguese language CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Due to the lack of use of technological resources in Portuguese Language classes, this study aims to open proposals to insert these resources as a pedagogical element for teaching. In observations made, it was noticed that most of the students make use of the social network Facebook, therefore, took advantage of it to present to the students of the second year of High School, the post as a new textual genre present in the media. For the possible realization of applied didactics, an exclusive Facebook for the class was created, functioning as a support for the posts requested by the regent. All this in order to expand the knowledge of these students in an enticing way, using tools present in their daily life. It was noted that teaching and learning have been expanded in an agile and effective way. For the accomplishment of this project, a field research was done, through classes taught to analyze the results of didactic, in communion with a qualitative research through the application of questionnaires. The managers and students of the school, E.E.E.F. M Terezinha de Jesus Ferreira de Lima, found the method interesting and innovative. The perspective is to open up several possibilities of studies of the Portuguese Language that insert technological resources so that education advances along with technology. Thus, making use of technological resources for the teaching of the mother tongue has made the students interested in learning in an innovative way for them, inserting them in their social context. Devido à falta de utilização de recursos tecnológicos nas aulas de Língua Portuguesa, este estudo visa abrir propostas para que se insira estes recursos como elemento pedagógico para o ensino. Em observações feitas, notou-se que a maioria dos discentes faz uso da rede social Facebook, portanto, aproveitou-se dela para apresentar aos discentes do 2º ano do Ensino Médio, o post como um novo gênero textual presente nos meios midiáticos. Para a possível realização da didática aplicada, criou-se um Facebook exclusivo para a turma, funcionando como suporte para as postagens pedidas pela regente. Tudo isso com objetivo de ampliar o conhecimento destes alunos de maneira instigante, usando ferramentas presentes em seu cotidiano. Notou-se que o ensino e a aprendizagem foram ampliados de forma ágil e eficaz. Para a realização deste projeto, fez-se uma pesquisa de campo, através de aulas ministradas para analisar os resultados da didática, em comunhão comuma pesquisa qualitativa através da aplicação de questionários. Os gestores e alunos da escola trabalhada, E.E.E.F. M Terezinha de Jesus Ferreira de Lima, acharam o método interessante e inovador. A perspectiva é de que se abram diversas possibilidades de estudos da Língua Portuguesa que insiram recursos tecnológicos para que a educação avance junto com a tecnologia. Dessa forma, fazer uso de recursos tecnológicos para o ensino da língua materna fez com que os discentes se interessassem em aprender de forma inovadora para eles, inserindo-os em seu contexto social. 2019-06-06T13:47:22Z 2019-06-06T13:47:22Z 2018-12-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Daniela Machado. Explorando a intelectualidade a partir dos gêneros virtuais contemporâneos: o post do facebook numa abordagem discursiva. Orientadora: Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa. 2018. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1431. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1431 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Facebook
Recursos tecnológicos
Posts dissertativos
Gênero
Ensino - Aprendizagem
Ensino de língua portuguesa
Technological resources
Gender
Teaching - Learning
Teaching portuguese language
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Facebook
Recursos tecnológicos
Posts dissertativos
Gênero
Ensino - Aprendizagem
Ensino de língua portuguesa
Technological resources
Gender
Teaching - Learning
Teaching portuguese language
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
SANTOS, Daniela Machado
Explorando a intelectualidade a partir dos gêneros virtuais contemporâneos: o post do facebook numa abordagem discursiva
topic_facet Facebook
Recursos tecnológicos
Posts dissertativos
Gênero
Ensino - Aprendizagem
Ensino de língua portuguesa
Technological resources
Gender
Teaching - Learning
Teaching portuguese language
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description Due to the lack of use of technological resources in Portuguese Language classes, this study aims to open proposals to insert these resources as a pedagogical element for teaching. In observations made, it was noticed that most of the students make use of the social network Facebook, therefore, took advantage of it to present to the students of the second year of High School, the post as a new textual genre present in the media. For the possible realization of applied didactics, an exclusive Facebook for the class was created, functioning as a support for the posts requested by the regent. All this in order to expand the knowledge of these students in an enticing way, using tools present in their daily life. It was noted that teaching and learning have been expanded in an agile and effective way. For the accomplishment of this project, a field research was done, through classes taught to analyze the results of didactic, in communion with a qualitative research through the application of questionnaires. The managers and students of the school, E.E.E.F. M Terezinha de Jesus Ferreira de Lima, found the method interesting and innovative. The perspective is to open up several possibilities of studies of the Portuguese Language that insert technological resources so that education advances along with technology. Thus, making use of technological resources for the teaching of the mother tongue has made the students interested in learning in an innovative way for them, inserting them in their social context.
author_additional SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de
author_additionalStr SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Daniela Machado
title Explorando a intelectualidade a partir dos gêneros virtuais contemporâneos: o post do facebook numa abordagem discursiva
title_short Explorando a intelectualidade a partir dos gêneros virtuais contemporâneos: o post do facebook numa abordagem discursiva
title_full Explorando a intelectualidade a partir dos gêneros virtuais contemporâneos: o post do facebook numa abordagem discursiva
title_fullStr Explorando a intelectualidade a partir dos gêneros virtuais contemporâneos: o post do facebook numa abordagem discursiva
title_full_unstemmed Explorando a intelectualidade a partir dos gêneros virtuais contemporâneos: o post do facebook numa abordagem discursiva
title_sort explorando a intelectualidade a partir dos gêneros virtuais contemporâneos: o post do facebook numa abordagem discursiva
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1431
_version_ 1787154723095183360
score 11.755432