Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A biblioteca escolar na rede pública estadual de ensino: entre o real e o ideal

It presents concepts of a school library and the resources considered necessary for the acting of this pedagogical space within the educational institutions, furthermore, it exposes how the Brazilian legislation supports legally the existence of a library within educational institutions, and also wh...

ver descrição completa

Autor principal: GONÇALVES, Benedita do Socorro da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/148
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-148
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1482018-01-24T14:55:13Z A biblioteca escolar na rede pública estadual de ensino: entre o real e o ideal GONÇALVES, Benedita do Socorro da Silva PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa http://lattes.cnpq.br/2436502889391699 Bibliotecas escolares Práticas educativas Processo ensino-aprendizagem Ensino-aprendizagem Bibliotecas e escolas Bibliotecas e educação Rede Pública Estadual de Ensino do Pará CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA It presents concepts of a school library and the resources considered necessary for the acting of this pedagogical space within the educational institutions, furthermore, it exposes how the Brazilian legislation supports legally the existence of a library within educational institutions, and also what are the recommended minimum parameters for the functioning of this pedagogical space. Its general objective is to develop a study on school libraries of the Public State Education Network of the State of Pará, to better clarify their roles in the educational context and, as specific objectives, to explore concepts of school libra ry recognized in the literature; Present the situational picture of a certain sampling, represented by two school libraries of the educational network in question, besides analyzing if the studied information units fulfill their role of school library. For that, an exploratory research was carried out, which involved bibliographical, documentary and case study research. With the condition that for the data collection during the case study was accomplished observation and application of questionnaire with qualitative approach. From the analysis of the data, it was concluded that the resources available to the school libraries, such as: infrastructure, informational, human and financial resources, are not sufficient to support the teaching-learning of the students, what can certainly prejudice their intellectual and social progression. Apresenta conceitos de biblioteca escolar e os recursos considerados necessários para a atuação deste espaço pedagógico dentro das instituições de ensino, além disso, expõe de que maneira a legislação brasileira dá amparo legal à existência de biblioteca dentro das instituições de ensino, e ainda quais são os parâmetros mínimos recomendados para o funcionamento desse espaço pedagógico. Tem como objetivo geral, desenvolver estudo sobre bibliotecas escolares da Rede Pública Estadual de Ensino do Pará, para melhor esclarecer seus papéis no contexto educacional, e como objetivos específicos, explorar conceitos de biblioteca escolar reconhecidos na literatura; apresentar o quadro situacional de certa amostragem, representada por duas bibliotecas escolares da rede de ensino em questão, além de analisar se as unidades de informação estudadas cumprem seu papel de biblioteca escolar. Para tanto, realizou-se pesquisa exploratória, a qual envolveu pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Sendo que para a coleta de dados durante o estudo de caso realizou-se observação e aplicação de questionário com abordagem qualitativa. A partir da análise dos dados, concluiu-se que os recursos, dos quais as bibliotecas escolares estudadas dispõem, tais como: infraestrutura, recursos informacionais, humanos e financeiros, não são suficientes para de fato auxiliar o ensino – aprendizagem dos alunos, o que pode prejudicar a formação pessoal e acadêmica destes, havendo prejuízos ao desenvolvimento da sociedade. 2017-10-30T17:18:50Z 2017-10-30T17:18:50Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação GONÇALVES, Benedita do Socorro da Silva. A biblioteca escolar na rede pública estadual de ensino: entre o real e o ideal. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/148>. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/148 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Bibliotecas escolares
Práticas educativas
Processo ensino-aprendizagem
Ensino-aprendizagem
Bibliotecas e escolas
Bibliotecas e educação
Rede Pública Estadual de Ensino do Pará
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
spellingShingle Bibliotecas escolares
Práticas educativas
Processo ensino-aprendizagem
Ensino-aprendizagem
Bibliotecas e escolas
Bibliotecas e educação
Rede Pública Estadual de Ensino do Pará
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
GONÇALVES, Benedita do Socorro da Silva
A biblioteca escolar na rede pública estadual de ensino: entre o real e o ideal
topic_facet Bibliotecas escolares
Práticas educativas
Processo ensino-aprendizagem
Ensino-aprendizagem
Bibliotecas e escolas
Bibliotecas e educação
Rede Pública Estadual de Ensino do Pará
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
description It presents concepts of a school library and the resources considered necessary for the acting of this pedagogical space within the educational institutions, furthermore, it exposes how the Brazilian legislation supports legally the existence of a library within educational institutions, and also what are the recommended minimum parameters for the functioning of this pedagogical space. Its general objective is to develop a study on school libraries of the Public State Education Network of the State of Pará, to better clarify their roles in the educational context and, as specific objectives, to explore concepts of school libra ry recognized in the literature; Present the situational picture of a certain sampling, represented by two school libraries of the educational network in question, besides analyzing if the studied information units fulfill their role of school library. For that, an exploratory research was carried out, which involved bibliographical, documentary and case study research. With the condition that for the data collection during the case study was accomplished observation and application of questionnaire with qualitative approach. From the analysis of the data, it was concluded that the resources available to the school libraries, such as: infrastructure, informational, human and financial resources, are not sufficient to support the teaching-learning of the students, what can certainly prejudice their intellectual and social progression.
author_additional PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa
author_additionalStr PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author GONÇALVES, Benedita do Socorro da Silva
title A biblioteca escolar na rede pública estadual de ensino: entre o real e o ideal
title_short A biblioteca escolar na rede pública estadual de ensino: entre o real e o ideal
title_full A biblioteca escolar na rede pública estadual de ensino: entre o real e o ideal
title_fullStr A biblioteca escolar na rede pública estadual de ensino: entre o real e o ideal
title_full_unstemmed A biblioteca escolar na rede pública estadual de ensino: entre o real e o ideal
title_sort biblioteca escolar na rede pública estadual de ensino: entre o real e o ideal
publishDate 2017
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/148
_version_ 1787154481790582784
score 11.753735