Artigo

Educação do campo e ensino médio: um estudo baseado em concepções de estudantes da cidade de Abaetetuba

The article aimed to analyze educational policies for the training of secondary school students in Abaetetuba / Pa. The research is qualitative, using the following data collection instruments: semi-recorded interviews, questionnaires and focus groups with the high school students. Its development w...

ver descrição completa

Autor principal: ALVES, Suely Paixão
Grau: Artigo
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1497
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1497
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-14972021-06-02T12:48:19Z Educação do campo e ensino médio: um estudo baseado em concepções de estudantes da cidade de Abaetetuba ALVES, Suely Paixão NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa http://lattes.cnpq.br/0305006968020175 Educação do campo Políticas educacionais Ensino médio Concepções dos discentes Educational policies Student conceptions Field Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL The article aimed to analyze educational policies for the training of secondary school students in Abaetetuba / Pa. The research is qualitative, using the following data collection instruments: semi-recorded interviews, questionnaires and focus groups with the high school students. Its development was an attempt to take a training class for young people with some possibilities of preparation for the world of work and the possibility of continuing the studies, after that it was possible to observe with the students the same is fulfilling with the role that he it was proposed. The authors were in the research were Krawczyk (2014), Nascimento (2015), Caldart (2014). The results point to a high school level in the researched school, when one takes into account what the students score during the interviews, the same is not being done for the job market nor to enter the university. On the other hand, students understand their importance in their academic and professional training. However, the challenges of synchronizing as student realities in the implementation of educational policies present themselves as a distant reality. O artigo objetivou analisar as políticas educacionais para a formação de alunos do Ensino Médio no município de Abaetetuba/ Pa, buscando compreender se elas respondem as necessidade dos alunos, baseado em suas concepções. A pesquisa é de cunho qualitativo, utilizando os seguintes instrumentos de coletas de dados: entrevistas semi estruturadas, questionários e grupo focal com os alunos do Ensino Médio. Seu surgimento se deu na tentativa de levar uma educação capaz de proporcionar aos jovens algumas possibilidades como a preparação para o mundo do trabalho e a possibilidade de continuação dos estudos, a partir daí então foi possível observar com os alunos se o mesmo está cumprindo com o papel que ele foi proposto. Os autores utilizados na pesquisa foram Krawczyk(2014), Nascimento(2015), Caldart(2014). Os resultados apontam para um Ensino Médio fragilizado na escola pesquisada que é a escola Bernadino Pereira de Barros, quando se leva em conta o que os alunos pontuam durante as entrevistas, que o mesmo não está preparando-os para o mundo do trabalho e nem para ingressar na universidade. Por outro lado os alunos compreendem a importância do mesmo na sua formação escolar e profissional. Entretanto, os desafios de sincronizar as realidades dos alunos na execução das políticas educacionais apresenta-se como uma realidade distante. 2019-06-12T13:54:40Z 2019-06-12T13:54:40Z 2018-06-25 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo ALVES, Suely Paixão. Educação do Campo e ensino médio: um estudo baseado em concepções de estudantes da cidade de Abaetetuba. Orientador: Afonso Welliton Nascimento. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação em Ciências Naturais) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1497. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1497 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação do campo
Políticas educacionais
Ensino médio
Concepções dos discentes
Educational policies
Student conceptions
Field Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
spellingShingle Educação do campo
Políticas educacionais
Ensino médio
Concepções dos discentes
Educational policies
Student conceptions
Field Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
ALVES, Suely Paixão
Educação do campo e ensino médio: um estudo baseado em concepções de estudantes da cidade de Abaetetuba
topic_facet Educação do campo
Políticas educacionais
Ensino médio
Concepções dos discentes
Educational policies
Student conceptions
Field Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
description The article aimed to analyze educational policies for the training of secondary school students in Abaetetuba / Pa. The research is qualitative, using the following data collection instruments: semi-recorded interviews, questionnaires and focus groups with the high school students. Its development was an attempt to take a training class for young people with some possibilities of preparation for the world of work and the possibility of continuing the studies, after that it was possible to observe with the students the same is fulfilling with the role that he it was proposed. The authors were in the research were Krawczyk (2014), Nascimento (2015), Caldart (2014). The results point to a high school level in the researched school, when one takes into account what the students score during the interviews, the same is not being done for the job market nor to enter the university. On the other hand, students understand their importance in their academic and professional training. However, the challenges of synchronizing as student realities in the implementation of educational policies present themselves as a distant reality.
author_additional NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa
author_additionalStr NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa
format Artigo
author ALVES, Suely Paixão
title Educação do campo e ensino médio: um estudo baseado em concepções de estudantes da cidade de Abaetetuba
title_short Educação do campo e ensino médio: um estudo baseado em concepções de estudantes da cidade de Abaetetuba
title_full Educação do campo e ensino médio: um estudo baseado em concepções de estudantes da cidade de Abaetetuba
title_fullStr Educação do campo e ensino médio: um estudo baseado em concepções de estudantes da cidade de Abaetetuba
title_full_unstemmed Educação do campo e ensino médio: um estudo baseado em concepções de estudantes da cidade de Abaetetuba
title_sort educação do campo e ensino médio: um estudo baseado em concepções de estudantes da cidade de abaetetuba
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1497
_version_ 1787154723992764416
score 11.753735