Artigo

A escolarização do surdo em classe multisseriada: propostas e estratégias de ensino em uma escola no município de Soure-Pará

This work emerged from the following issues: What is a Multigrade Class? Which the school profile, the teacher and deaf student in one multigrade class in a school of Soure-Pará? What is the reality that the teacher multigrade classes has to work with deaf student? What teaching strategies we propos...

ver descrição completa

Autor principal: AMARAL, Edielson Leal
Grau: Artigo
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1541
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1541
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-15412019-06-24T15:49:06Z A escolarização do surdo em classe multisseriada: propostas e estratégias de ensino em uma escola no município de Soure-Pará AMARAL, Edielson Leal LOBATO, Huber Kline Guedes http://lattes.cnpq.br/5777379850935207 Classe multisseriada Língua brasileira de sinais - Estudo e ensino Surdos - Educação CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA This work emerged from the following issues: What is a Multigrade Class? Which the school profile, the teacher and deaf student in one multigrade class in a school of Soure-Pará? What is the reality that the teacher multigrade classes has to work with deaf student? What teaching strategies we propose for the education of the deaf in multigrade classes? As a general objective, in this work we intend to tell educational experiences in the schooling process of the deaf in a multigrade class. And as specific objectives, we aim to check the school's profile, teacher and deaf student in multigrade class of Soure-PA: understand and discuss the reality that the teacher multigrade classes have to work with deaf students; and propose teaching strategies for the education of the deaf in multigrade classes. The study is a qualitative research and action-research, the research happened at a school in the municipality of Soure. First will be showed the school profile, the teacher and the deaf student into a multigrade class; second will be analyzed the reality that the teacher has to face into a multigrade class; then will be proposed teaching strategies to teach deaf students into multigrade class and finally we will finish this work making our considerations about the theme. In this article we could monitor the difficulties, sorrows, joys and wins of being a real teacher-educator, that through its Este trabalho surgiu a partir das seguintes questões: o que é uma classe multisseriada? Qual o perfil escolar, do professor e aluno surdo de uma classe multisseriada em uma escola de Soure-Pará? Qual a realidade que o professor de classes multisseriadas tem para atuar com alunos surdos? Que estratégias de ensino podemos propor para a educação de surdos em classes multisseriadas? Como objetivo geral neste trabalho pretendo relatar experiências educativas no processo de escolarização do surdo em classes multisseriadas. E como objetivos específicos verificar o perfil da escola, do professor e aluno surdo em classe multisseriada de Soure-PA; perceber e discutir sobre a realidade que o professor de classes multisseriadas tem para atuar com alunos surdos; e propor estratégias de ensino para a educação de surdos em classes multisseriadas. O estudo é uma pesquisa de natureza qualitativa e pesquisa-ação, a investigação aconteceu em uma escola no município de Soure. Primeiramente mostraremos o perfil da escola, do professor e aluno surdo em classe multisseriada; em seguida abordaremos acerca da realidade do professor de classes multisseriadas para atuar com aluno surdo; após isto evidenciaremos a respeito de propostas de estratégias de ensino para a educação de surdos em classes multisseriadas; e por fim concluiremos o trabalho fazendo nossas considerações sobre a temática em questão. Com este artigo pudemos acompanhar as dificuldades, as tristezas, as alegrias e as vitórias de ser um verdadeiro Professor-Educador, para que dentro das suas competências e suas possibilidades fez e vem fazendo com que esse aluno surdo faça parte de um processo educacional que é de todos. 2019-06-21T18:01:52Z 2019-06-21T18:01:52Z 2015-06-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo AMARAL, Edielson Leal. A escolarização do surdo em classe multisseriada: propostas e estratégias de ensino em uma escola no município de Soure . 2015. 26 f. TCC (Curso de Letras Libras/Português) - Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas, Universidade Federal do Pará, Soure, 2015. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1541. Acesso em: . http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1541 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Classe multisseriada
Língua brasileira de sinais - Estudo e ensino
Surdos - Educação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
spellingShingle Classe multisseriada
Língua brasileira de sinais - Estudo e ensino
Surdos - Educação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
AMARAL, Edielson Leal
A escolarização do surdo em classe multisseriada: propostas e estratégias de ensino em uma escola no município de Soure-Pará
topic_facet Classe multisseriada
Língua brasileira de sinais - Estudo e ensino
Surdos - Educação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description This work emerged from the following issues: What is a Multigrade Class? Which the school profile, the teacher and deaf student in one multigrade class in a school of Soure-Pará? What is the reality that the teacher multigrade classes has to work with deaf student? What teaching strategies we propose for the education of the deaf in multigrade classes? As a general objective, in this work we intend to tell educational experiences in the schooling process of the deaf in a multigrade class. And as specific objectives, we aim to check the school's profile, teacher and deaf student in multigrade class of Soure-PA: understand and discuss the reality that the teacher multigrade classes have to work with deaf students; and propose teaching strategies for the education of the deaf in multigrade classes. The study is a qualitative research and action-research, the research happened at a school in the municipality of Soure. First will be showed the school profile, the teacher and the deaf student into a multigrade class; second will be analyzed the reality that the teacher has to face into a multigrade class; then will be proposed teaching strategies to teach deaf students into multigrade class and finally we will finish this work making our considerations about the theme. In this article we could monitor the difficulties, sorrows, joys and wins of being a real teacher-educator, that through its
author_additional LOBATO, Huber Kline Guedes
author_additionalStr LOBATO, Huber Kline Guedes
format Artigo
author AMARAL, Edielson Leal
title A escolarização do surdo em classe multisseriada: propostas e estratégias de ensino em uma escola no município de Soure-Pará
title_short A escolarização do surdo em classe multisseriada: propostas e estratégias de ensino em uma escola no município de Soure-Pará
title_full A escolarização do surdo em classe multisseriada: propostas e estratégias de ensino em uma escola no município de Soure-Pará
title_fullStr A escolarização do surdo em classe multisseriada: propostas e estratégias de ensino em uma escola no município de Soure-Pará
title_full_unstemmed A escolarização do surdo em classe multisseriada: propostas e estratégias de ensino em uma escola no município de Soure-Pará
title_sort escolarização do surdo em classe multisseriada: propostas e estratégias de ensino em uma escola no município de soure-pará
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1541
_version_ 1787154785611284480
score 11.753735