Artigo

A inclusão do aluno surdo no ensino regular na perspectiva de professores do Ensino Fundamental

This article aims to answer the following question: what are the prospects of two teachers of General Gurjão School in Belem on the process of school inclusion of deaf students? With this we aim to: Identify the prospects of these teachers of General Gurjão School in Belém on the process of school i...

ver descrição completa

Autor principal: FERRÃO, Cleomárcio Pereira
Grau: Artigo
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1544
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1544
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-15442023-04-25T11:24:40Z A inclusão do aluno surdo no ensino regular na perspectiva de professores do Ensino Fundamental FERRÃO, Cleomárcio Pereira LOBATO, Huber Kline Guedes http://lattes.cnpq.br/5777379850935207 Inclusão escolar Ensino-aprendizagem Surdos - Educação CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA This article aims to answer the following question: what are the prospects of two teachers of General Gurjão School in Belem on the process of school inclusion of deaf students? With this we aim to: Identify the prospects of these teachers of General Gurjão School in Belém on the process of school inclusion of deaf students. Even as: Understanding what the teacher expects of inclusive school and difficulties are faced by teachers in school life in inclusive class; Check ff the school is suitable to meet the expectations of the teacher and the deaf students; Identify the limits and possibilities pointed out by these teachers in their teaching together with these deaf students. This research is a qualitative basis, with a case study and a field survey of the two teachers through semi-structured interviews. It has been found through these interviews that teachers do not have a dedicated training to meet these deaf students with a comprehensive education quality, taking into account their deaf culture and the needs of each student in the inclusion process. We suggest that, for better implementation of inclusive education, the knowledge of all of the sign language used by deaf communities need. Thus arises the proposal of bilingual education that places the sign language of the deaf as their own, which is acquired first. And from this language that the deaf should contact the majority language of their social group, and for him his second language. O presente artigo tem como propósito responder a seguinte questão: quais as perspectivas de dois professores da Escola General Gurjão em Belém do Pará sobre o processo de inclusão escolar de alunos surdos? Com isso visamos: Identificar as perspectivas destes professores da Escola General Gurjão em Belém sobre o processo de inclusão escolar de alunos surdos. Assim como: Perceber o que o professor espera da escola inclusiva e que dificuldades são enfrentadas pelo docente no cotidiano escolar, em classe inclusiva, Verificar, se a escola está adequada de acordo com as expectativas do professor e do aluno surdo. Identificar os limites e possibilidades apontados por estes professores na sua prática pedagógica juntos a esses alunos surdos. A presente pesquisa é de base qualitativa, sendo um estudo de caso e uma pesquisa de campo realizada com os dois professores por meio de entrevistas semiestruturadas. Verificou-se por meio destas entrevistas que os docentes não possuem uma formação voltada para atender esses alunos surdos com uma educação inclusiva de qualidade, levando em consideração a sua cultura surda e a necessidade de cada aluno no processo de inclusão. Sugerimos que para uma melhor implementação da educação inclusiva seria necessário o conhecimento de todos sobre a lingua de sinais usada pelas comunidades surdas. Assim, surge a proposta da educação bilingue que coloca a lingua de sinais como própria dos surdos, sendo esta adquirida primeiramente. E a partir desta lingua que o surdo deverá entrar em contato com a lingua majoritária de seu grupo social, sendo para ele sua segunda língua. 2019-06-24T15:27:21Z 2019-06-24T15:27:21Z 2015-06-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo FERRÃO, Cleomárcio Pereira. A inclusão do aluno no ensino regular na perspectiva de professores do Ensino Fundamental. 2015. 21 f. TCC (Curso de Letras Libras/Português) - Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1544. Acesso em: . http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1544 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Inclusão escolar
Ensino-aprendizagem
Surdos - Educação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
spellingShingle Inclusão escolar
Ensino-aprendizagem
Surdos - Educação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
FERRÃO, Cleomárcio Pereira
A inclusão do aluno surdo no ensino regular na perspectiva de professores do Ensino Fundamental
topic_facet Inclusão escolar
Ensino-aprendizagem
Surdos - Educação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description This article aims to answer the following question: what are the prospects of two teachers of General Gurjão School in Belem on the process of school inclusion of deaf students? With this we aim to: Identify the prospects of these teachers of General Gurjão School in Belém on the process of school inclusion of deaf students. Even as: Understanding what the teacher expects of inclusive school and difficulties are faced by teachers in school life in inclusive class; Check ff the school is suitable to meet the expectations of the teacher and the deaf students; Identify the limits and possibilities pointed out by these teachers in their teaching together with these deaf students. This research is a qualitative basis, with a case study and a field survey of the two teachers through semi-structured interviews. It has been found through these interviews that teachers do not have a dedicated training to meet these deaf students with a comprehensive education quality, taking into account their deaf culture and the needs of each student in the inclusion process. We suggest that, for better implementation of inclusive education, the knowledge of all of the sign language used by deaf communities need. Thus arises the proposal of bilingual education that places the sign language of the deaf as their own, which is acquired first. And from this language that the deaf should contact the majority language of their social group, and for him his second language.
author_additional LOBATO, Huber Kline Guedes
author_additionalStr LOBATO, Huber Kline Guedes
format Artigo
author FERRÃO, Cleomárcio Pereira
title A inclusão do aluno surdo no ensino regular na perspectiva de professores do Ensino Fundamental
title_short A inclusão do aluno surdo no ensino regular na perspectiva de professores do Ensino Fundamental
title_full A inclusão do aluno surdo no ensino regular na perspectiva de professores do Ensino Fundamental
title_fullStr A inclusão do aluno surdo no ensino regular na perspectiva de professores do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed A inclusão do aluno surdo no ensino regular na perspectiva de professores do Ensino Fundamental
title_sort inclusão do aluno surdo no ensino regular na perspectiva de professores do ensino fundamental
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1544
_version_ 1787154785906982912
score 11.753735