Artigo

Expressões não manuais: o teatro como estratégia no ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais

The present study is a discussion of the teaching / learning of Brazilian Sign Language - Libras. The research started from the notes that most of the courses in which I was present, there is a greater concern in the seizure and acquisition of signals having no attention to the other parameters in t...

ver descrição completa

Autor principal: LIMA, José Willen Brasil
Grau: Artigo
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1647
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1647
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-16472021-04-22T23:16:36Z Expressões não manuais: o teatro como estratégia no ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais LIMA, José Willen Brasil CARVALHO, Giselle Pedreira de Mello http://lattes.cnpq.br/3652780725934450 Língua Brasileira de Sinais Surdos - Educação Teatro na educação CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS The present study is a discussion of the teaching / learning of Brazilian Sign Language - Libras. The research started from the notes that most of the courses in which I was present, there is a greater concern in the seizure and acquisition of signals having no attention to the other parameters in this case the non-manual expressions. As a result, the objective of this study was to investigate the relevance of non-manual expressions in the teaching learning process of pounds, with the tool the use of theater as an increase of methodology in language teaching. It is a descriptive study and a qualitative approach performed with a group of six participants working in a theater group in the city of Nova Esperança do Piriá (PA). The data collection instrument was a questionnaire with eight open and closed questions, outlined from the scope of this study. The results show that the learner a new language, in this case Pounds, have immense difficulty when exposed to random signals, given that this language uses non-Manais aspects to schedule a grammatical sentence or the intonation of a sentence. The use of this feature in the theater gave more freedom to the participants to create phrases or interpret requested texts O presente estudo faz uma discussão sobre o processo de ensino/aprendizado da Língua Brasileira de Sinais - Libras. A pesquisa partiu da observa-se de que a maioria dos cursos, nos quais estive presente, há uma maior preocupação na apreensão e aquisição dos sinais não tendo uma atenção para os parâmetros secundários, neste caso as expressões não-manuais. Em função disso, o objetivo deste trabalho foi investigar a relevância das expressões não-manuais no processo de ensino aprendizagem da Libras, tendo como ferramenta a utilização do teatro como metodologia de incremento no ensino da língua. É um estudo do tipo descritivo e uma abordagem qualitativa sendo realizada com um grupo de seis participantes que atuam num grupo de teatro no município de Nova Esperança do Piriá (PA). O instrumento de coleta de dados foi um questionário com dez perguntas abertas e fechadas, delineado a partir dos objetivos deste estudo. Os resultados apontam que o aprendiz de uma nova língua, no caso a Libras, tem dificuldade imensa quando exposto a sinais aleatórios, haja vista que essa língua usa os aspectos não-manais para marcar uma sentença gramatical ou a entonação de uma frase. O uso dessa característica no teatro deu mais liberdade aos participantes de criarem frases ou interpretar textos solicitados. 2019-08-14T14:50:16Z 2019-08-14T14:50:16Z 2015-06-30 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo LIMA, José Willen Brasil. Expressões não-manuais: o teatro como estratégia no ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais. 2015. 33 f. TCC (Curso de Letras Libras/Português) - Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1647. Acesso em: . http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1647 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Língua Brasileira de Sinais
Surdos - Educação
Teatro na educação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Língua Brasileira de Sinais
Surdos - Educação
Teatro na educação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LIMA, José Willen Brasil
Expressões não manuais: o teatro como estratégia no ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais
topic_facet Língua Brasileira de Sinais
Surdos - Educação
Teatro na educação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description The present study is a discussion of the teaching / learning of Brazilian Sign Language - Libras. The research started from the notes that most of the courses in which I was present, there is a greater concern in the seizure and acquisition of signals having no attention to the other parameters in this case the non-manual expressions. As a result, the objective of this study was to investigate the relevance of non-manual expressions in the teaching learning process of pounds, with the tool the use of theater as an increase of methodology in language teaching. It is a descriptive study and a qualitative approach performed with a group of six participants working in a theater group in the city of Nova Esperança do Piriá (PA). The data collection instrument was a questionnaire with eight open and closed questions, outlined from the scope of this study. The results show that the learner a new language, in this case Pounds, have immense difficulty when exposed to random signals, given that this language uses non-Manais aspects to schedule a grammatical sentence or the intonation of a sentence. The use of this feature in the theater gave more freedom to the participants to create phrases or interpret requested texts
author_additional CARVALHO, Giselle Pedreira de Mello
author_additionalStr CARVALHO, Giselle Pedreira de Mello
format Artigo
author LIMA, José Willen Brasil
title Expressões não manuais: o teatro como estratégia no ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais
title_short Expressões não manuais: o teatro como estratégia no ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais
title_full Expressões não manuais: o teatro como estratégia no ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais
title_fullStr Expressões não manuais: o teatro como estratégia no ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais
title_full_unstemmed Expressões não manuais: o teatro como estratégia no ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais
title_sort expressões não manuais: o teatro como estratégia no ensino e aprendizagem da língua brasileira de sinais
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1647
_version_ 1787154796582535168
score 11.753735