/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Ensino-aprendizagem da dança para formação de cidadãos críticos e participativos
The present study aims to investigate the relationship of students with dance in the teaching-learning process and the perception about the importance of this content for the formation of critical and participative citizens. The sample consisted of 69 high school students, aged 14 to 18 years old...
Autor principal: | PINTO, Andressa Chagas |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2004 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2004 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-20042019-09-05T03:01:42Z Ensino-aprendizagem da dança para formação de cidadãos críticos e participativos PINTO, Andressa Chagas FRANÇA, Martha de Souza http://lattes.cnpq.br/4736525062583590 Dança Aprendizagem Prática de ensino CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE The present study aims to investigate the relationship of students with dance in the teaching-learning process and the perception about the importance of this content for the formation of critical and participative citizens. The sample consisted of 69 high school students, aged 14 to 18 years old, enrolled in a state school in the city of Belém do Pará. As a data collection instrument, a questionnaire was used with five questions (open and closed) about their relationship with dance. The results showed that 55.07% practice in school and 44.93% say they do not practice in this space. While out of school 34.78% say they practice and 65.22% say they do not practice. When asked if the students feel they lack of practicing dance in physical education classes, 44.93% said they miss and 55.07% do not miss. Regarding the student's understanding of the importance of this content for their training, 46.38% answered that yes and 53.62% did not. Regarding the students' understanding of the influence of the experience of this content in their social relations, 33.78% did not influence, 44.92% answered that influence, and of which, 11.59% attributed influence to the expression of feelings , 5.08% the influence in the culture and 4.63% to work in group. In the light of the results, we conclude that dance can influence student relations as well as dance / world readers, as they can express themselves and become critical and participative citizens. O presente estudo tem por objetivo investigar a relação dos alunos com a dança no processo de ensino-aprendizagem e a percepção sobre a importância deste conteúdo para formação de cidadãos críticos e participativos. A amostra foi composta por 69 alunos do ensino médio, com idade entre 14 e 18 anos, matriculados em uma escola estadual do município de Belém do Pará. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com cinco perguntas (abertas e fechadas) sobre a relação deles com a dança. Os resultados mostraram em relação a prática da dança que 55,07% praticam na escola e 44,93% dizem não praticar neste espaço. Enquanto que, fora da escola 34,78% dizem praticar e 65,22% dizem não praticar. Ao perguntarmos se os alunos sentem falta de praticar dança nas aulas de educação física, 44,93% disseram que sentem falta e 55,07% que não sentem falta. Já referente a compressão do aluno quanto a importância deste conteúdo para sua formação, 46,38% responderam que sim e 53,62% que não. A respeito do entendimento por parte dos alunos sobre a influência da vivência deste conteúdo em suas relações sociais, 33,78% que não influencia, 44,92% responderam que influencia, dos quais, 11,59% atribuíram influência à expressão de sentimentos, 5,08% a influência na cultura e 4,63% a trabalhar em grupo. Diante dos resultados encontrados concluímos que a dança pode sim influenciar nas relações dos alunos assim como também forma leitores de dança/mundo, pois conseguem se expressar e se tornar cidadãos críticos e participativos. 2019-09-04T19:53:39Z 2019-09-04T19:53:39Z 2018-09-06 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PINTO, Andressa Chagas. Ensino-aprendizagem da dança para formação de cidadãos críticos e participativos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2004. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2004 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Dança Aprendizagem Prática de ensino CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
spellingShingle |
Dança Aprendizagem Prática de ensino CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE PINTO, Andressa Chagas Ensino-aprendizagem da dança para formação de cidadãos críticos e participativos |
topic_facet |
Dança Aprendizagem Prática de ensino CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
description |
The present study aims to investigate the relationship of students with dance in the
teaching-learning process and the perception about the importance of this content for
the formation of critical and participative citizens. The sample consisted of 69 high
school students, aged 14 to 18 years old, enrolled in a state school in the city of
Belém do Pará. As a data collection instrument, a questionnaire was used with five
questions (open and closed) about their relationship with dance. The results showed
that 55.07% practice in school and 44.93% say they do not practice in this space.
While out of school 34.78% say they practice and 65.22% say they do not practice.
When asked if the students feel they lack of practicing dance in physical education
classes, 44.93% said they miss and 55.07% do not miss. Regarding the student's
understanding of the importance of this content for their training, 46.38% answered
that yes and 53.62% did not. Regarding the students' understanding of the influence
of the experience of this content in their social relations, 33.78% did not influence,
44.92% answered that influence, and of which, 11.59% attributed influence to the
expression of feelings , 5.08% the influence in the culture and 4.63% to work in
group. In the light of the results, we conclude that dance can influence student
relations as well as dance / world readers, as they can express themselves and
become critical and participative citizens. |
author_additional |
FRANÇA, Martha de Souza |
author_additionalStr |
FRANÇA, Martha de Souza |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
PINTO, Andressa Chagas |
title |
Ensino-aprendizagem da dança para formação de cidadãos críticos e participativos |
title_short |
Ensino-aprendizagem da dança para formação de cidadãos críticos e participativos |
title_full |
Ensino-aprendizagem da dança para formação de cidadãos críticos e participativos |
title_fullStr |
Ensino-aprendizagem da dança para formação de cidadãos críticos e participativos |
title_full_unstemmed |
Ensino-aprendizagem da dança para formação de cidadãos críticos e participativos |
title_sort |
ensino-aprendizagem da dança para formação de cidadãos críticos e participativos |
publishDate |
2019 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2004 |
_version_ |
1787154817752236032 |
score |
11.753735 |