/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Educação física no ensino médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física
O presente estudo evidencia a temática Educação Física no Ensino Médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física. O objetivo geral do trabalho foi compreender as práticas pedagógicas que constituem a dinâmica das aulas de Educação Física do ensino médio no município de...
Autor principal: | SILVA FILHO, Izaias Aires da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2073 |
Resumo: |
---|
O presente estudo evidencia a temática Educação Física no Ensino Médio: uma análise da
prática pedagógica dos professores de Educação Física. O objetivo geral do trabalho foi
compreender as práticas pedagógicas que constituem a dinâmica das aulas de Educação Física
do ensino médio no município de Castanhal-PA. Por conseguinte, foi realizado um estudo
descritivo, de abordagem qualitativa, dispondo como instrumento de pesquisa uma entrevista
semiestruturada com quatro professores de Educação Física no ensino médio de duas escolas
do município de Castanhal-PA. Para análise de dados utilizamos a Técnica Analise de
Conteúdo: Técnica de Elaboração de Análise de Significados proposta por Moreira, Simões e
Porto. Os resultados apontaram que: aula fundamentada na abordagem crítico-superadora
Amplia o conhecimento; Importância do planejamento da aula; Importância do material;
Importância das práticas esportivas; Socialização; Visão positiva e negativa dos professores.
Diante do exposto concluiu-se que as práticas pedagógicas que constituem a dinâmica das
aulas de EF do ensino médio no município de Castanhal-PA depende não apenas dos
conhecimentos oficiais mas é uma relação com entre os diferentes saberes que potencializam
o ensino e aprendizagem qualificando, assim, a organização. |