/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Educação física no ensino médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física
O presente estudo evidencia a temática Educação Física no Ensino Médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física. O objetivo geral do trabalho foi compreender as práticas pedagógicas que constituem a dinâmica das aulas de Educação Física do ensino médio no município de...
Autor principal: | SILVA FILHO, Izaias Aires da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2073 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2073 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-20732019-09-19T03:00:46Z Educação física no ensino médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física Physical education in high school: an analysis of the pedagogical practice of Physical Education teachers SILVA FILHO, Izaias Aires da CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima http://lattes.cnpq.br/0079505725456922 Educação física Ensino médio Prática de ensino Physical education and training High school Student teaching CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O presente estudo evidencia a temática Educação Física no Ensino Médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física. O objetivo geral do trabalho foi compreender as práticas pedagógicas que constituem a dinâmica das aulas de Educação Física do ensino médio no município de Castanhal-PA. Por conseguinte, foi realizado um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, dispondo como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada com quatro professores de Educação Física no ensino médio de duas escolas do município de Castanhal-PA. Para análise de dados utilizamos a Técnica Analise de Conteúdo: Técnica de Elaboração de Análise de Significados proposta por Moreira, Simões e Porto. Os resultados apontaram que: aula fundamentada na abordagem crítico-superadora Amplia o conhecimento; Importância do planejamento da aula; Importância do material; Importância das práticas esportivas; Socialização; Visão positiva e negativa dos professores. Diante do exposto concluiu-se que as práticas pedagógicas que constituem a dinâmica das aulas de EF do ensino médio no município de Castanhal-PA depende não apenas dos conhecimentos oficiais mas é uma relação com entre os diferentes saberes que potencializam o ensino e aprendizagem qualificando, assim, a organização. 2019-09-18T16:49:26Z 2019-09-18T16:49:26Z 2019-01-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA FILHO, Izaias Aires da. Educação física no ensino médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2073. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2073 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação física Ensino médio Prática de ensino Physical education and training High school Student teaching CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Educação física Ensino médio Prática de ensino Physical education and training High school Student teaching CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS SILVA FILHO, Izaias Aires da Educação física no ensino médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física |
topic_facet |
Educação física Ensino médio Prática de ensino Physical education and training High school Student teaching CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
O presente estudo evidencia a temática Educação Física no Ensino Médio: uma análise da
prática pedagógica dos professores de Educação Física. O objetivo geral do trabalho foi
compreender as práticas pedagógicas que constituem a dinâmica das aulas de Educação Física
do ensino médio no município de Castanhal-PA. Por conseguinte, foi realizado um estudo
descritivo, de abordagem qualitativa, dispondo como instrumento de pesquisa uma entrevista
semiestruturada com quatro professores de Educação Física no ensino médio de duas escolas
do município de Castanhal-PA. Para análise de dados utilizamos a Técnica Analise de
Conteúdo: Técnica de Elaboração de Análise de Significados proposta por Moreira, Simões e
Porto. Os resultados apontaram que: aula fundamentada na abordagem crítico-superadora
Amplia o conhecimento; Importância do planejamento da aula; Importância do material;
Importância das práticas esportivas; Socialização; Visão positiva e negativa dos professores.
Diante do exposto concluiu-se que as práticas pedagógicas que constituem a dinâmica das
aulas de EF do ensino médio no município de Castanhal-PA depende não apenas dos
conhecimentos oficiais mas é uma relação com entre os diferentes saberes que potencializam
o ensino e aprendizagem qualificando, assim, a organização. |
author_additional |
CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima |
author_additionalStr |
CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SILVA FILHO, Izaias Aires da |
title |
Educação física no ensino médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física |
title_short |
Educação física no ensino médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física |
title_full |
Educação física no ensino médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física |
title_fullStr |
Educação física no ensino médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física |
title_full_unstemmed |
Educação física no ensino médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física |
title_sort |
educação física no ensino médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de educação física |
publishDate |
2019 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2073 |
_version_ |
1787154822766526464 |
score |
11.753896 |