Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Educação física no ensino médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física

O presente estudo evidencia a temática Educação Física no Ensino Médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física. O objetivo geral do trabalho foi compreender as práticas pedagógicas que constituem a dinâmica das aulas de Educação Física do ensino médio no município de...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA FILHO, Izaias Aires da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2073
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2073
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-20732019-09-19T03:00:46Z Educação física no ensino médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física Physical education in high school: an analysis of the pedagogical practice of Physical Education teachers SILVA FILHO, Izaias Aires da CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima http://lattes.cnpq.br/0079505725456922 Educação física Ensino médio Prática de ensino Physical education and training High school Student teaching CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O presente estudo evidencia a temática Educação Física no Ensino Médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física. O objetivo geral do trabalho foi compreender as práticas pedagógicas que constituem a dinâmica das aulas de Educação Física do ensino médio no município de Castanhal-PA. Por conseguinte, foi realizado um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, dispondo como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada com quatro professores de Educação Física no ensino médio de duas escolas do município de Castanhal-PA. Para análise de dados utilizamos a Técnica Analise de Conteúdo: Técnica de Elaboração de Análise de Significados proposta por Moreira, Simões e Porto. Os resultados apontaram que: aula fundamentada na abordagem crítico-superadora Amplia o conhecimento; Importância do planejamento da aula; Importância do material; Importância das práticas esportivas; Socialização; Visão positiva e negativa dos professores. Diante do exposto concluiu-se que as práticas pedagógicas que constituem a dinâmica das aulas de EF do ensino médio no município de Castanhal-PA depende não apenas dos conhecimentos oficiais mas é uma relação com entre os diferentes saberes que potencializam o ensino e aprendizagem qualificando, assim, a organização. 2019-09-18T16:49:26Z 2019-09-18T16:49:26Z 2019-01-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA FILHO, Izaias Aires da. Educação física no ensino médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2073. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2073 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação física
Ensino médio
Prática de ensino
Physical education and training
High school
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Educação física
Ensino médio
Prática de ensino
Physical education and training
High school
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
SILVA FILHO, Izaias Aires da
Educação física no ensino médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física
topic_facet Educação física
Ensino médio
Prática de ensino
Physical education and training
High school
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description O presente estudo evidencia a temática Educação Física no Ensino Médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física. O objetivo geral do trabalho foi compreender as práticas pedagógicas que constituem a dinâmica das aulas de Educação Física do ensino médio no município de Castanhal-PA. Por conseguinte, foi realizado um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, dispondo como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada com quatro professores de Educação Física no ensino médio de duas escolas do município de Castanhal-PA. Para análise de dados utilizamos a Técnica Analise de Conteúdo: Técnica de Elaboração de Análise de Significados proposta por Moreira, Simões e Porto. Os resultados apontaram que: aula fundamentada na abordagem crítico-superadora Amplia o conhecimento; Importância do planejamento da aula; Importância do material; Importância das práticas esportivas; Socialização; Visão positiva e negativa dos professores. Diante do exposto concluiu-se que as práticas pedagógicas que constituem a dinâmica das aulas de EF do ensino médio no município de Castanhal-PA depende não apenas dos conhecimentos oficiais mas é uma relação com entre os diferentes saberes que potencializam o ensino e aprendizagem qualificando, assim, a organização.
author_additional CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima
author_additionalStr CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA FILHO, Izaias Aires da
title Educação física no ensino médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física
title_short Educação física no ensino médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física
title_full Educação física no ensino médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física
title_fullStr Educação física no ensino médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física
title_full_unstemmed Educação física no ensino médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física
title_sort educação física no ensino médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de educação física
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2073
_version_ 1787154822766526464
score 11.753896