Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Evasão nas aulas de educação física nos anos finais do ensino fundamental: influenciadores que interferem a participação dos estudantes no município de Capanema-PA

O presente trabalho trata dos fatores influenciadores determinantes da evasão dos estudantes para com a Educação Física Escolar. Diante disso, o problema central da pesquisa busca identificar quais são os elementos que interferem para a não participação dos estudantes, efetivamente, nas aulas de...

ver descrição completa

Autor principal: MENDES, Márcio Gabriel Lopes
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2080
Resumo:
O presente trabalho trata dos fatores influenciadores determinantes da evasão dos estudantes para com a Educação Física Escolar. Diante disso, o problema central da pesquisa busca identificar quais são os elementos que interferem para a não participação dos estudantes, efetivamente, nas aulas de Educação Física. Assim, a pesquisa teve como problema central: compreender os elementos que potencializam a evasão nas aulas de Educação Física dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Buscando entender tal fenômeno, realizou-se um levantamento bibliográfico e em seguida uma pesquisa de campo, utilizando-se como instrumentos para coleta de dados, a aplicação de um questionário para os alunos contendo 7 (sete) perguntas referentes ao tema proposto. A amostra foi composta por doze alunos dos anos finais do ensino fundamental e na faixa etária entre 14 a 15 anos de duas escolas da Rede Pública de Ensino do município de Capanema-PA, que se dispuseram a participar da pesquisa. Com os resultados obtidos podemos concluir que os desinteresses dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental encontram-se atrelados à falta de condições estruturais relacionados à prática pedagógica e em outros casos a falta de diversificação dos conteúdos ministrados.