Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Calçando estratégias lúdicas: jogos, brinquedos e brincadeiras indutores para o ensino-aprendizado do sapateado na faixa etária de 7 a 10 anos

This course conclusion work aimed to propose inducing playful strategies for teaching-learning the north american tap dance through games, toys and frolic. The locus of this research was Igreja Projeto Vida, located in the neighborhood of Terra Firme, Belém / PA. Eight children aged 7 to 10 years pa...

ver descrição completa

Autor principal: MOTA, Thais Malato
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2132
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2132
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-21322019-10-15T15:13:52Z Calçando estratégias lúdicas: jogos, brinquedos e brincadeiras indutores para o ensino-aprendizado do sapateado na faixa etária de 7 a 10 anos MOTA, Thais Malato OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de http://lattes.cnpq.br/0145317590210668 Dança - Estudo e ensino Dança na educação Sapateado Psicomotricidade Jogos infantis CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA This course conclusion work aimed to propose inducing playful strategies for teaching-learning the north american tap dance through games, toys and frolic. The locus of this research was Igreja Projeto Vida, located in the neighborhood of Terra Firme, Belém / PA. Eight children aged 7 to 10 years participated. Bring to this research based theory psychomotor, from the theorists, Alves (2008) and Gallahue and Ozmum (2005), whose studies dealing with the childs‟s development and approach on the psychomotor aspects, considering the motor coordination, the rhythmic perception, the balance, the laterality, for the motor, psycho-social and affective development of the child. In the area of playfulness was used the author Andrade (2013), whose studies turn to the importance of game and play. From the tap dance studies I bring the literary work ‟Sapateado: Vivências na Universidade‟‟, by the authors Teixeira (2016) and Oliveira (2016), whose studies approach teaching possibilities and outline methodological strategies. The methodology developed is directed towards action research in a qualitative descriptive approach. As a final result was presented nine playful strategies as inductors for the teaching of tap dance, through the playfulness. O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo propor estratégias lúdicas indutoras para o ensino-aprendizado do sapateado norte americano, por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras. O lócus da pesquisa foi a igreja projeto vida, no bairro da Terra Firme, Belém/PA. Participaram oito crianças na faixa etária de 7 a 10 anos. Trago para esta pesquisa como teoria de base a psicomotricidade, a partir dos teóricos, Alves (2008) e Gallahue e Ozmum (2005), cujos estudos tratam do desenvolvimento da criança e abordam sobre os aspectos psicomotores, considerando a coordenação motora, a percepção rítmica, o equilíbrio, a lateralidade, para o desenvolvimento motor, psico-social e afetivo da criança. Na área da ludicidade utilizo a autora Andrade (2013), cujos estudos voltam-se para a importância do jogar e do brincar. Dos estudos do sapateado trago a obra Sapateado: Vivências na Universidade, das autoras Teixeira (2016) e Oliveira (2016), cujos estudos abordam as possibilidades de ensino e traçam estratégias metodológicas. A metodologia desenvolvida direciona-se para a pesquisa-ação em abordagem qualitativa descritiva. Como resultado final apresento nove estratégias lúdicas como indutoras para o ensino do sapateado, por meio da ludicidade. 2019-10-04T15:50:37Z 2019-10-04T15:50:37Z 2018-12-14 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MOTA, Thais Malato. Calçando estratégias lúdicas: jogos, brinquedos e brincadeiras indutores para o ensino-aprendizado do sapateado na faixa etária de 7 a 10 anos. Orientadora: Maria Ana Azevedo de Oliveira. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2132. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2132 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Dança - Estudo e ensino
Dança na educação
Sapateado
Psicomotricidade
Jogos infantis
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
spellingShingle Dança - Estudo e ensino
Dança na educação
Sapateado
Psicomotricidade
Jogos infantis
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
MOTA, Thais Malato
Calçando estratégias lúdicas: jogos, brinquedos e brincadeiras indutores para o ensino-aprendizado do sapateado na faixa etária de 7 a 10 anos
topic_facet Dança - Estudo e ensino
Dança na educação
Sapateado
Psicomotricidade
Jogos infantis
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
description This course conclusion work aimed to propose inducing playful strategies for teaching-learning the north american tap dance through games, toys and frolic. The locus of this research was Igreja Projeto Vida, located in the neighborhood of Terra Firme, Belém / PA. Eight children aged 7 to 10 years participated. Bring to this research based theory psychomotor, from the theorists, Alves (2008) and Gallahue and Ozmum (2005), whose studies dealing with the childs‟s development and approach on the psychomotor aspects, considering the motor coordination, the rhythmic perception, the balance, the laterality, for the motor, psycho-social and affective development of the child. In the area of playfulness was used the author Andrade (2013), whose studies turn to the importance of game and play. From the tap dance studies I bring the literary work ‟Sapateado: Vivências na Universidade‟‟, by the authors Teixeira (2016) and Oliveira (2016), whose studies approach teaching possibilities and outline methodological strategies. The methodology developed is directed towards action research in a qualitative descriptive approach. As a final result was presented nine playful strategies as inductors for the teaching of tap dance, through the playfulness.
author_additional OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de
author_additionalStr OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author MOTA, Thais Malato
title Calçando estratégias lúdicas: jogos, brinquedos e brincadeiras indutores para o ensino-aprendizado do sapateado na faixa etária de 7 a 10 anos
title_short Calçando estratégias lúdicas: jogos, brinquedos e brincadeiras indutores para o ensino-aprendizado do sapateado na faixa etária de 7 a 10 anos
title_full Calçando estratégias lúdicas: jogos, brinquedos e brincadeiras indutores para o ensino-aprendizado do sapateado na faixa etária de 7 a 10 anos
title_fullStr Calçando estratégias lúdicas: jogos, brinquedos e brincadeiras indutores para o ensino-aprendizado do sapateado na faixa etária de 7 a 10 anos
title_full_unstemmed Calçando estratégias lúdicas: jogos, brinquedos e brincadeiras indutores para o ensino-aprendizado do sapateado na faixa etária de 7 a 10 anos
title_sort calçando estratégias lúdicas: jogos, brinquedos e brincadeiras indutores para o ensino-aprendizado do sapateado na faixa etária de 7 a 10 anos
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2132
_version_ 1787154828984582144
score 11.680425