Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Avaliação do uso do software educacional Gcompris: uma abordagem da interação humano-computador para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental em uma escola pública de Castanhal/PA

The digital tools have become a great ally in the process of teaching and learning, especially in the disciplines that demand knowledge in mathematics. Thus, projects that aim to encourage the use of technologies to support digital inclusion are being used in public schools in our country. This i...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Marcela Teixeira da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2145
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2145
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-21452019-10-09T03:04:46Z Avaliação do uso do software educacional Gcompris: uma abordagem da interação humano-computador para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental em uma escola pública de Castanhal/PA Evaluation of the use of Gcompris educational software: an approach of human-computer interaction for the teaching and learning of mathematics in elementary school in a public school in Castanhal / PA SILVA, Marcela Teixeira da SOUZA, Daniel da Silva http://lattes.cnpq.br/1256775312516047 PIRES, Yomara Pinheiro http://lattes.cnpq.br/5304797342599931 https://orcid.org/0000-0001-5378-2737 Tecnologia educacional Ensino Aprendizagem Matemática Castanhal (PA) Educational technology Teaching Learning Mathematics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA The digital tools have become a great ally in the process of teaching and learning, especially in the disciplines that demand knowledge in mathematics. Thus, projects that aim to encourage the use of technologies to support digital inclusion are being used in public schools in our country. This is the case of Linux Educacional, promoted by the Ministry of Education (MEC), as a way of minimizing social exclusion and guaranteeing access to information and other technological benefits. From the theoretical subsidies of Abreu (2010), Canny (2006), Gladcheff (2001), Nielsen (2012), Vigotsky (1987), among others, we aim to develop this academic research, in order to analyze the transformations resulting from technological development in the areas of information and communication in society; possibilities and challenges of an education accompanied by technologies; Human-Computer Interaction (HCI) to enhance the relationship of users and educational technologies. To do so, through a quantiqualitative approach, we appropriate data collection instruments such as systematic observation and questionnaires. Thus, we carried out a case study in a municipal school in the municipality of Castanhal - Pará, located 64 km from the capital of Para, contrasting traditional educational processes with activities developed through the educational tool GCompris. In this sense, this research was able to present a teaching reading favorable to educational software, as well as to reveal about the positive differential of performance of learners who had moments of learning through educational technologies. As ferramentas digitais tornaram-se grandes aliadas no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo, nas disciplinas que demandam o conhecimento em matemática. Dessa forma, projetos que objetivam incentivar a utilização de tecnologias para apoiar a inclusão digital estão sendo utilizados em escolas da rede pública de ensino do nosso país. É o caso do Linux Educacional, fomentado pelo Ministério da Educação – MEC, como forma de minimizar a exclusão social e garantir o acesso à informação e outros benefícios tecnológicos. A partir de subsídios teóricos de Abreu (2010), Canny (2006), Gladcheff (2001), Nielsen (2012), Vigotsky (1987), entre outros, temos como objetivo desenvolver uma investigação acadêmica, de forma a analisar as transformações decorrentes do desenvolvimento tecnológico nas áreas de informação e comunicação na sociedade; possibilidades e desafios de uma educação acompanhada de tecnologias; a Interação Humano-Computador (IHC) para potencializar a relação de usuários e tecnologias educacionais na sala de aula. Para tanto, por meio de uma abordagem quanti-qualitativa, nos apropriamos de instrumentos de coletas de dados como a observação sistemática e questionários. Assim, realizamos um estudo de caso em uma escola municipal do município de Castanhal - Pará, localizado a 64 km da capital paraense, contrapondo processos educacionais tradicionais as atividades foram desenvolvidas por meio da ferramenta educacional GCompris. Nesse sentido, esta pesquisa pôde apresentar uma leitura docente favorável ao software educacional, bem como, desvelar sobre o diferencial positivo de desempenho dos educandos que tiveram momentos de aprendizagem via tecnologias educacionais. 2019-10-08T14:40:09Z 2019-10-08T14:40:09Z 2018-11-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Marcela Teixeira da. Avaliação do uso do software educacional Gcompris: uma abordagem da interação humano-computador para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental em uma escola pública de Castanhal/PA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2145. Acesso em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2145 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Tecnologia educacional
Ensino
Aprendizagem
Matemática
Castanhal (PA)
Educational technology
Teaching
Learning
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Tecnologia educacional
Ensino
Aprendizagem
Matemática
Castanhal (PA)
Educational technology
Teaching
Learning
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
SILVA, Marcela Teixeira da
Avaliação do uso do software educacional Gcompris: uma abordagem da interação humano-computador para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental em uma escola pública de Castanhal/PA
topic_facet Tecnologia educacional
Ensino
Aprendizagem
Matemática
Castanhal (PA)
Educational technology
Teaching
Learning
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description The digital tools have become a great ally in the process of teaching and learning, especially in the disciplines that demand knowledge in mathematics. Thus, projects that aim to encourage the use of technologies to support digital inclusion are being used in public schools in our country. This is the case of Linux Educacional, promoted by the Ministry of Education (MEC), as a way of minimizing social exclusion and guaranteeing access to information and other technological benefits. From the theoretical subsidies of Abreu (2010), Canny (2006), Gladcheff (2001), Nielsen (2012), Vigotsky (1987), among others, we aim to develop this academic research, in order to analyze the transformations resulting from technological development in the areas of information and communication in society; possibilities and challenges of an education accompanied by technologies; Human-Computer Interaction (HCI) to enhance the relationship of users and educational technologies. To do so, through a quantiqualitative approach, we appropriate data collection instruments such as systematic observation and questionnaires. Thus, we carried out a case study in a municipal school in the municipality of Castanhal - Pará, located 64 km from the capital of Para, contrasting traditional educational processes with activities developed through the educational tool GCompris. In this sense, this research was able to present a teaching reading favorable to educational software, as well as to reveal about the positive differential of performance of learners who had moments of learning through educational technologies.
author_additional SOUZA, Daniel da Silva
author_additionalStr SOUZA, Daniel da Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Marcela Teixeira da
title Avaliação do uso do software educacional Gcompris: uma abordagem da interação humano-computador para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental em uma escola pública de Castanhal/PA
title_short Avaliação do uso do software educacional Gcompris: uma abordagem da interação humano-computador para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental em uma escola pública de Castanhal/PA
title_full Avaliação do uso do software educacional Gcompris: uma abordagem da interação humano-computador para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental em uma escola pública de Castanhal/PA
title_fullStr Avaliação do uso do software educacional Gcompris: uma abordagem da interação humano-computador para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental em uma escola pública de Castanhal/PA
title_full_unstemmed Avaliação do uso do software educacional Gcompris: uma abordagem da interação humano-computador para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental em uma escola pública de Castanhal/PA
title_sort avaliação do uso do software educacional gcompris: uma abordagem da interação humano-computador para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental em uma escola pública de castanhal/pa
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2145
_version_ 1787154850006433792
score 11.755432