Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Os desafios na alfabetização: dos fundamentos ao fazer pedagógico

The present work aims at reflecting and analyzing the challenges of literacy, seeking the theoretical underpinnings of Ferreira and Teberosky (1999), Cagliari (2006, 2009), Magda Soares (2010), Kramer (2010) and Mendonça (2011). ), Morais (2012), relating the practices about practices and concepts o...

ver descrição completa

Autor principal: ARAÚJO, Claudiane Nunes
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2150
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2150
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-21502019-10-09T03:04:58Z Os desafios na alfabetização: dos fundamentos ao fazer pedagógico The challenges in literacy: from the foundations to pedagogical practice ARAÚJO, Claudiane Nunes AMARAL, Assunção José Pureza http://lattes.cnpq.br/2950887958552733 Alfabetização Prática de ensino Literacy Student teaching CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS The present work aims at reflecting and analyzing the challenges of literacy, seeking the theoretical underpinnings of Ferreira and Teberosky (1999), Cagliari (2006, 2009), Magda Soares (2010), Kramer (2010) and Mendonça (2011). ), Morais (2012), relating the practices about practices and concepts of some literacy teachers who work in the first year of primary education in the municipality of Castanhal-Pa. A field survey was carried out with twenty-five literacy teachers, using a structured model from nine semi-open questions. The statements were about the tendencies and practices of literacy in Brazil: as basic concepts; a "disincentive" of literacy and a "reinvention" of literacy. It was possible to analyze from the previous date for the foundations and the pedagogical practices evidenced in literacy in the Municipal Network of Education of Castanhal-PA. O presente trabalho tem por objetivo refletir e analisar os desafios presentes na alfabetização, buscando referendar os pressupostos teóricos aprofundados por Ferreiro e Teberosky (1999), Cagliari (2006, 2009), Magda Soares (2010), Kramer (2010), Mendonça (2011), Morais (2012), relacionando-os às afirmativas sobre práticas e conceitos de alguns alfabetizadores que atuam no primeiro ano do ensino fundamental no município de Castanhal-Pa. A pesquisa de campo foi realizada com vinte e cinco alfabetizadoras, com aplicação de questionário estruturado a partir de nove perguntas semiabertas. As afirmativas versavam sobre tendências e práticas de alfabetização que buscavam situar o docente em três momentos históricos da alfabetização no Brasil: as concepções tradicionais; a “desinvenção” da alfabetização e a “reinvenção” da alfabetização. Foi possível analisar a partir do questionário aplicado aos professores, os fundamentos e as práticas pedagógicas evidenciadas na alfabetização na Rede Municipal de Educação de Castanhal-PA. 2019-10-08T18:39:06Z 2019-10-08T18:39:06Z 2019-02-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ARAÚJO, Claudiane Nunes. Os desafios na alfabetização: dos fundamentos ao fazer pedagógico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2150. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2150 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Alfabetização
Prática de ensino
Literacy
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Alfabetização
Prática de ensino
Literacy
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
ARAÚJO, Claudiane Nunes
Os desafios na alfabetização: dos fundamentos ao fazer pedagógico
topic_facet Alfabetização
Prática de ensino
Literacy
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description The present work aims at reflecting and analyzing the challenges of literacy, seeking the theoretical underpinnings of Ferreira and Teberosky (1999), Cagliari (2006, 2009), Magda Soares (2010), Kramer (2010) and Mendonça (2011). ), Morais (2012), relating the practices about practices and concepts of some literacy teachers who work in the first year of primary education in the municipality of Castanhal-Pa. A field survey was carried out with twenty-five literacy teachers, using a structured model from nine semi-open questions. The statements were about the tendencies and practices of literacy in Brazil: as basic concepts; a "disincentive" of literacy and a "reinvention" of literacy. It was possible to analyze from the previous date for the foundations and the pedagogical practices evidenced in literacy in the Municipal Network of Education of Castanhal-PA.
author_additional AMARAL, Assunção José Pureza
author_additionalStr AMARAL, Assunção José Pureza
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author ARAÚJO, Claudiane Nunes
title Os desafios na alfabetização: dos fundamentos ao fazer pedagógico
title_short Os desafios na alfabetização: dos fundamentos ao fazer pedagógico
title_full Os desafios na alfabetização: dos fundamentos ao fazer pedagógico
title_fullStr Os desafios na alfabetização: dos fundamentos ao fazer pedagógico
title_full_unstemmed Os desafios na alfabetização: dos fundamentos ao fazer pedagógico
title_sort os desafios na alfabetização: dos fundamentos ao fazer pedagógico
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2150
_version_ 1787154850592587776
score 11.755432