/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Os desafios na alfabetização: dos fundamentos ao fazer pedagógico
The present work aims at reflecting and analyzing the challenges of literacy, seeking the theoretical underpinnings of Ferreira and Teberosky (1999), Cagliari (2006, 2009), Magda Soares (2010), Kramer (2010) and Mendonça (2011). ), Morais (2012), relating the practices about practices and concepts o...
Autor principal: | ARAÚJO, Claudiane Nunes |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2150 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2150 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-21502019-10-09T03:04:58Z Os desafios na alfabetização: dos fundamentos ao fazer pedagógico The challenges in literacy: from the foundations to pedagogical practice ARAÚJO, Claudiane Nunes AMARAL, Assunção José Pureza http://lattes.cnpq.br/2950887958552733 Alfabetização Prática de ensino Literacy Student teaching CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS The present work aims at reflecting and analyzing the challenges of literacy, seeking the theoretical underpinnings of Ferreira and Teberosky (1999), Cagliari (2006, 2009), Magda Soares (2010), Kramer (2010) and Mendonça (2011). ), Morais (2012), relating the practices about practices and concepts of some literacy teachers who work in the first year of primary education in the municipality of Castanhal-Pa. A field survey was carried out with twenty-five literacy teachers, using a structured model from nine semi-open questions. The statements were about the tendencies and practices of literacy in Brazil: as basic concepts; a "disincentive" of literacy and a "reinvention" of literacy. It was possible to analyze from the previous date for the foundations and the pedagogical practices evidenced in literacy in the Municipal Network of Education of Castanhal-PA. O presente trabalho tem por objetivo refletir e analisar os desafios presentes na alfabetização, buscando referendar os pressupostos teóricos aprofundados por Ferreiro e Teberosky (1999), Cagliari (2006, 2009), Magda Soares (2010), Kramer (2010), Mendonça (2011), Morais (2012), relacionando-os às afirmativas sobre práticas e conceitos de alguns alfabetizadores que atuam no primeiro ano do ensino fundamental no município de Castanhal-Pa. A pesquisa de campo foi realizada com vinte e cinco alfabetizadoras, com aplicação de questionário estruturado a partir de nove perguntas semiabertas. As afirmativas versavam sobre tendências e práticas de alfabetização que buscavam situar o docente em três momentos históricos da alfabetização no Brasil: as concepções tradicionais; a “desinvenção” da alfabetização e a “reinvenção” da alfabetização. Foi possível analisar a partir do questionário aplicado aos professores, os fundamentos e as práticas pedagógicas evidenciadas na alfabetização na Rede Municipal de Educação de Castanhal-PA. 2019-10-08T18:39:06Z 2019-10-08T18:39:06Z 2019-02-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ARAÚJO, Claudiane Nunes. Os desafios na alfabetização: dos fundamentos ao fazer pedagógico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2150. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2150 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Alfabetização Prática de ensino Literacy Student teaching CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Alfabetização Prática de ensino Literacy Student teaching CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS ARAÚJO, Claudiane Nunes Os desafios na alfabetização: dos fundamentos ao fazer pedagógico |
topic_facet |
Alfabetização Prática de ensino Literacy Student teaching CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
The present work aims at reflecting and analyzing the challenges of literacy, seeking the theoretical underpinnings of Ferreira and Teberosky (1999), Cagliari (2006, 2009), Magda Soares (2010), Kramer (2010) and Mendonça (2011). ), Morais (2012), relating the practices about practices and concepts of some literacy teachers who work in the first year of primary education in the municipality of Castanhal-Pa. A field survey was carried out with twenty-five literacy teachers, using a structured model from nine semi-open questions. The statements were about the tendencies and practices of literacy in Brazil: as basic concepts; a "disincentive" of literacy and a "reinvention" of literacy. It was possible to analyze from the previous date for the foundations and the pedagogical practices evidenced in literacy in the Municipal Network of Education of Castanhal-PA. |
author_additional |
AMARAL, Assunção José Pureza |
author_additionalStr |
AMARAL, Assunção José Pureza |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
ARAÚJO, Claudiane Nunes |
title |
Os desafios na alfabetização: dos fundamentos ao fazer pedagógico |
title_short |
Os desafios na alfabetização: dos fundamentos ao fazer pedagógico |
title_full |
Os desafios na alfabetização: dos fundamentos ao fazer pedagógico |
title_fullStr |
Os desafios na alfabetização: dos fundamentos ao fazer pedagógico |
title_full_unstemmed |
Os desafios na alfabetização: dos fundamentos ao fazer pedagógico |
title_sort |
os desafios na alfabetização: dos fundamentos ao fazer pedagógico |
publishDate |
2019 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2150 |
_version_ |
1787154850592587776 |
score |
11.755432 |