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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Aprendizagem da leitura em classes multisseriadas: os desafios da alfabetização
No atual contexto educacional brasileiro, muito tem se discutido a respeito de uma educação efetivamente voltada para as pessoas do campo. Assim, o presente trabalho tem como objetivo discutir a relação do processo de aprendizagem da leitura nas classes multisseriadas, a partir de uma experiência...
Autor principal: | SOUZA, Maria de Fátima do Vale |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2652 |
Resumo: |
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No atual contexto educacional brasileiro, muito tem se discutido a respeito de uma educação
efetivamente voltada para as pessoas do campo. Assim, o presente trabalho tem como objetivo discutir
a relação do processo de aprendizagem da leitura nas classes multisseriadas, a partir de uma
experiência em uma escola rural, e da leitura de autores que vem aprofundando discussões referentes
ao tema deste estudo. As classes multisseriadas são caracterizadas por apresentarem um único
professor para atender alunos de diferentes idades e várias séries no mesmo espaço, e são
predominantes na Zona Rural. Essa modalidade de ensino apresenta algumas deficiências como uma
escassa formação dos profissionais que atuam nessas classes, e ainda, a escassez de políticas públicas
voltadas para atender à essa população. Feita dentro campo, mas não para o campo, as práticas
pedagógicas nessas classes não condizem com a realidade daqueles alunos, uma vez que os conteúdos
aplicados estão distantes da realidade em que vivem. Atuar nessas classes em meio a tantas
dificuldades é um verdadeiro desafio para os educadores, que, muitas vezes, sentem as angústias de
não cumprirem com êxito seu papel diante da ausência de apoio pedagógico administrativo
necessários para sua prática docente. Nesta perspectiva, o presente trabalho faz algumas considerações
sobre a necessidade da implementação de políticas públicas eficazes que contribuam para a
aprendizagem dos indivíduos ali inseridos, afinal, são grandes os índices de analfabetos e
semianalfabetos presentes naquela população, e que ainda desconhecem a importância da leitura como
um dos primeiros passos para as mudanças da sua realidade. Com relação à metodologia foram feitas
várias pesquisas bibliográficas buscando alguns autores que abordassem a temática apresentada,
portanto, caracteriza-se como qualitativa. Tem-se ainda, um relato pessoal, o que a define também
como um relato autobiográfico. O trabalho teve como objetivo geral compreender quais fatores
interferem na aquisição da aprendizagem quanto à leitura em classes multisseriadas da zona rural de
Igarapé – açu. Com relação aos objetivos específicos buscou - se investigar como as famílias
colaboram para que haja um bom desempenho do aluno nesse tipo de classe; refletir sobre a educação
no campo, bem como a realidade que ali existe; e ainda, relatar as dificuldades do professor frente às
necessidades desses alunos. Autores como Hage, Caldart, Oliveira, Waldemar, e ainda documentos
oficiais do MEC, como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Projeto Base do Programa
Escola Ativa e os Parâmetros Curriculares Nacionais, entre outros, serviram para fundamentar a
análise sobre a educação no campo, e as dificuldades no processo de aquisição da leitura pelos alunosVII
das classes multisseriadas. Através do estudo, constatou-se que fatores como a ausência de políticas
públicas, o pouco interesse dos pais pela educação de seus filhos e a ausência de uma estrutura
pedagógica administrativas eficazes interferem diretamente no processo da aprendizagem da leitura. E, ainda que, para que o aluno apresentar um bom desempenho são necessários além de ações
governamentais, o apoio da família e a dedicação dos profissionais presentes em sala de aula |