Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Indicadores das dimensões de burnout em professores do ensino fundamental de escolas da zona rural

This research addresses a special type of occupational stress, burnout syndrome, in the professional context of elementary school teachers who work in fields schools. The aim of this research is analyze the levels of burnout syndrome in teachers at the elementary school level of public schools in...

ver descrição completa

Autor principal: SOUZA, Fábio José Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2247
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2247
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-22472019-10-18T03:04:48Z Indicadores das dimensões de burnout em professores do ensino fundamental de escolas da zona rural Indicators of burnout dimensions in elementary school teachers in rural schools SOUZA, Fábio José Silva PIRES, Daniel Alvarez http://lattes.cnpq.br/4487383675643868 Burnout (Psicologia) Professores de ensino fundamental Escolas públicas Castanhal (PA) Burn out (Psichology) Elementary teachers Public school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS This research addresses a special type of occupational stress, burnout syndrome, in the professional context of elementary school teachers who work in fields schools. The aim of this research is analyze the levels of burnout syndrome in teachers at the elementary school level of public schools in the municipal of Castanhal, Pará. To achieve this objective, we realized a field research with a view to applying the sociodemographic questionnaire and the Inventory Maslach Burnout Inventory-MBIED, from which it is possible to evaluate how the professional experiences his work through three dimensions of burnout: Emotional Exhaustion, Professional Realization and Depersonalization. The data indicate the prevalence of high levels for the dimension emotional exhaustion, low level of depersonalization and medium level of professional achievement. Esta pesquisa aborda um tipo especial de estresse ocupacional, a síndrome de burnout, no contexto profissional de professores do ensino fundamental que atuam em escolas da zona rural. O objetivo traçado para a elaboração desta pesquisa consiste em analisar os níveis das dimensões da síndrome de burnout em professores do nível fundamental das escolas públicas municipais de Castanhal, Pará. Para alcançarmos tal objetivo realizamos uma pesquisa de campo com vistas à aplicação do questionário sociodemográfico e o inventário Maslach Burnout Inventory-MBI-ED, a partir do qual é possível avaliar como o profissional vivencia seu trabalho através de três dimensões do burnout: Exaustão Emocional, Realização Profissional e Despersonalização. Os dados apontam a prevalência de níveis altos para a dimensão exaustão emocional, de baixo nível de despersonalização e médio nível de realização profissional. 2019-10-17T16:51:11Z 2019-10-17T16:51:11Z 2019-07-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUZA, Fábio José Silva. Indicadores das dimensões de burnout em professores do ensino fundamental de escolas da zona rural. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2247. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2247 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Burnout (Psicologia)
Professores de ensino fundamental
Escolas públicas
Castanhal (PA)
Burn out (Psichology)
Elementary teachers
Public school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Burnout (Psicologia)
Professores de ensino fundamental
Escolas públicas
Castanhal (PA)
Burn out (Psichology)
Elementary teachers
Public school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
SOUZA, Fábio José Silva
Indicadores das dimensões de burnout em professores do ensino fundamental de escolas da zona rural
topic_facet Burnout (Psicologia)
Professores de ensino fundamental
Escolas públicas
Castanhal (PA)
Burn out (Psichology)
Elementary teachers
Public school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description This research addresses a special type of occupational stress, burnout syndrome, in the professional context of elementary school teachers who work in fields schools. The aim of this research is analyze the levels of burnout syndrome in teachers at the elementary school level of public schools in the municipal of Castanhal, Pará. To achieve this objective, we realized a field research with a view to applying the sociodemographic questionnaire and the Inventory Maslach Burnout Inventory-MBIED, from which it is possible to evaluate how the professional experiences his work through three dimensions of burnout: Emotional Exhaustion, Professional Realization and Depersonalization. The data indicate the prevalence of high levels for the dimension emotional exhaustion, low level of depersonalization and medium level of professional achievement.
author_additional PIRES, Daniel Alvarez
author_additionalStr PIRES, Daniel Alvarez
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOUZA, Fábio José Silva
title Indicadores das dimensões de burnout em professores do ensino fundamental de escolas da zona rural
title_short Indicadores das dimensões de burnout em professores do ensino fundamental de escolas da zona rural
title_full Indicadores das dimensões de burnout em professores do ensino fundamental de escolas da zona rural
title_fullStr Indicadores das dimensões de burnout em professores do ensino fundamental de escolas da zona rural
title_full_unstemmed Indicadores das dimensões de burnout em professores do ensino fundamental de escolas da zona rural
title_sort indicadores das dimensões de burnout em professores do ensino fundamental de escolas da zona rural
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2247
_version_ 1787154864685449216
score 11.753735