/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Indicadores das dimensões de burnout em professores do ensino fundamental de escolas da zona rural
This research addresses a special type of occupational stress, burnout syndrome, in the professional context of elementary school teachers who work in fields schools. The aim of this research is analyze the levels of burnout syndrome in teachers at the elementary school level of public schools in...
Autor principal: | SOUZA, Fábio José Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2247 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2247 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-22472019-10-18T03:04:48Z Indicadores das dimensões de burnout em professores do ensino fundamental de escolas da zona rural Indicators of burnout dimensions in elementary school teachers in rural schools SOUZA, Fábio José Silva PIRES, Daniel Alvarez http://lattes.cnpq.br/4487383675643868 Burnout (Psicologia) Professores de ensino fundamental Escolas públicas Castanhal (PA) Burn out (Psichology) Elementary teachers Public school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS This research addresses a special type of occupational stress, burnout syndrome, in the professional context of elementary school teachers who work in fields schools. The aim of this research is analyze the levels of burnout syndrome in teachers at the elementary school level of public schools in the municipal of Castanhal, Pará. To achieve this objective, we realized a field research with a view to applying the sociodemographic questionnaire and the Inventory Maslach Burnout Inventory-MBIED, from which it is possible to evaluate how the professional experiences his work through three dimensions of burnout: Emotional Exhaustion, Professional Realization and Depersonalization. The data indicate the prevalence of high levels for the dimension emotional exhaustion, low level of depersonalization and medium level of professional achievement. Esta pesquisa aborda um tipo especial de estresse ocupacional, a síndrome de burnout, no contexto profissional de professores do ensino fundamental que atuam em escolas da zona rural. O objetivo traçado para a elaboração desta pesquisa consiste em analisar os níveis das dimensões da síndrome de burnout em professores do nível fundamental das escolas públicas municipais de Castanhal, Pará. Para alcançarmos tal objetivo realizamos uma pesquisa de campo com vistas à aplicação do questionário sociodemográfico e o inventário Maslach Burnout Inventory-MBI-ED, a partir do qual é possível avaliar como o profissional vivencia seu trabalho através de três dimensões do burnout: Exaustão Emocional, Realização Profissional e Despersonalização. Os dados apontam a prevalência de níveis altos para a dimensão exaustão emocional, de baixo nível de despersonalização e médio nível de realização profissional. 2019-10-17T16:51:11Z 2019-10-17T16:51:11Z 2019-07-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUZA, Fábio José Silva. Indicadores das dimensões de burnout em professores do ensino fundamental de escolas da zona rural. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2247. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2247 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Burnout (Psicologia) Professores de ensino fundamental Escolas públicas Castanhal (PA) Burn out (Psichology) Elementary teachers Public school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
spellingShingle |
Burnout (Psicologia) Professores de ensino fundamental Escolas públicas Castanhal (PA) Burn out (Psichology) Elementary teachers Public school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS SOUZA, Fábio José Silva Indicadores das dimensões de burnout em professores do ensino fundamental de escolas da zona rural |
topic_facet |
Burnout (Psicologia) Professores de ensino fundamental Escolas públicas Castanhal (PA) Burn out (Psichology) Elementary teachers Public school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
This research addresses a special type of occupational stress, burnout syndrome, in
the professional context of elementary school teachers who work in fields schools.
The aim of this research is analyze the levels of burnout syndrome in teachers at the
elementary school level of public schools in the municipal of Castanhal, Pará. To
achieve this objective, we realized a field research with a view to applying the
sociodemographic questionnaire and the Inventory Maslach Burnout Inventory-MBIED, from which it is possible to evaluate how the professional experiences his work
through three dimensions of burnout: Emotional Exhaustion, Professional Realization
and Depersonalization. The data indicate the prevalence of high levels for the
dimension emotional exhaustion, low level of depersonalization and medium level of
professional achievement. |
author_additional |
PIRES, Daniel Alvarez |
author_additionalStr |
PIRES, Daniel Alvarez |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SOUZA, Fábio José Silva |
title |
Indicadores das dimensões de burnout em professores do ensino fundamental de escolas da zona rural |
title_short |
Indicadores das dimensões de burnout em professores do ensino fundamental de escolas da zona rural |
title_full |
Indicadores das dimensões de burnout em professores do ensino fundamental de escolas da zona rural |
title_fullStr |
Indicadores das dimensões de burnout em professores do ensino fundamental de escolas da zona rural |
title_full_unstemmed |
Indicadores das dimensões de burnout em professores do ensino fundamental de escolas da zona rural |
title_sort |
indicadores das dimensões de burnout em professores do ensino fundamental de escolas da zona rural |
publishDate |
2019 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2247 |
_version_ |
1787154864685449216 |
score |
11.753735 |