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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Das lutas do quilombo ao acesso à universidade: a permanência de alunos quilombolas no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará / Campus Guamá
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) denominado “Das lutas do quilombo ao acesso à universidade: a permanência de alunos quilombolas no curso de engenharia civil da Universidade Federal do Pará / campus Guamá” é a finalização de um ciclo de estudos na graduação no curso de Licenciatura Plena em P...
Autor principal: | AMARAL NETO, Paulo Damasceno do |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2249 |
Resumo: |
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Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) denominado “Das lutas do quilombo ao
acesso à universidade: a permanência de alunos quilombolas no curso de engenharia
civil da Universidade Federal do Pará / campus Guamá” é a finalização de um ciclo de
estudos na graduação no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e de atividades de
pesquisa, extensão e ensino desenvolvidos em comunidades remanescentes quilombolas
e no projeto de Extensão Educação e Ludicidade Africana e Afro-brasileira – LAAB,
projeto coordenado pela professora Drª Débora Alfaia da Cunha. Metodologicamente a
pesquisa é qualitativa na modalidade de estudo de caso, sendo os dados coletados por
meio de entrevistas semi estruturadas, focadas na experiência de entrada e permanência,
de três discentes do curso de engenharia civil da UFPA - Campus Guamá. A pesquisa
tem como objetivo analisar o acesso e permanência desses alunos no referido curso,
identificando dificuldades e especificidades desse trajeto acadêmico. Os resultados
indicam o sucesso da política de acesso por cota. Contudo, também evidenciam que
esses alunos precisam, para o êxito de sua permanência, de um maior acompanhamento
por parte da instituição, uma vez que apresentam dificuldades de entrada que podem
resultar em imediato abandono do curso. Entre as dificuldades, destacam-se o óbice
entre o ensino de matemática recebido na educação básica da rede pública e o
demandando pela universidade, bem como as necessidades de moradia e de alimentação.
Além disso, na adaptação desses alunos, urge a elaboração de políticas de combate ao
racismo institucional, ainda vivenciado por esses sujeitos ao longo do percurso
acadêmico. Apesar dos obstáculos e desafios para a inclusão da diversidade na UFPA,
as conclusões indicam que a inclusão de alunos quilombolas é uma política importante
no avanço na cidadania dos homens e mulheres negras da Amazônia. |