Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Das lutas do quilombo ao acesso à universidade: a permanência de alunos quilombolas no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará / Campus Guamá

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) denominado “Das lutas do quilombo ao acesso à universidade: a permanência de alunos quilombolas no curso de engenharia civil da Universidade Federal do Pará / campus Guamá” é a finalização de um ciclo de estudos na graduação no curso de Licenciatura Plena em P...

ver descrição completa

Autor principal: AMARAL NETO, Paulo Damasceno do
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2249
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2249
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-22492019-10-18T03:00:36Z Das lutas do quilombo ao acesso à universidade: a permanência de alunos quilombolas no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará / Campus Guamá From quilombo struggles to university access: the permanence of quilombola students in the Civil Engineering Course of the Federal University of Pará / Guamá Campus AMARAL NETO, Paulo Damasceno do CUNHA, Débora Alfaia da http://lattes.cnpq.br/5185243715966314 Quilombolas - Educação (Superior) Universidade Federal do Pará. Instituto de Tecnologia. Faculdade de Engenharia Civil Quilombolas - Education (Higher) Federal University of Pará. Institute of Technology. Civil Engineering College CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) denominado “Das lutas do quilombo ao acesso à universidade: a permanência de alunos quilombolas no curso de engenharia civil da Universidade Federal do Pará / campus Guamá” é a finalização de um ciclo de estudos na graduação no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e de atividades de pesquisa, extensão e ensino desenvolvidos em comunidades remanescentes quilombolas e no projeto de Extensão Educação e Ludicidade Africana e Afro-brasileira – LAAB, projeto coordenado pela professora Drª Débora Alfaia da Cunha. Metodologicamente a pesquisa é qualitativa na modalidade de estudo de caso, sendo os dados coletados por meio de entrevistas semi estruturadas, focadas na experiência de entrada e permanência, de três discentes do curso de engenharia civil da UFPA - Campus Guamá. A pesquisa tem como objetivo analisar o acesso e permanência desses alunos no referido curso, identificando dificuldades e especificidades desse trajeto acadêmico. Os resultados indicam o sucesso da política de acesso por cota. Contudo, também evidenciam que esses alunos precisam, para o êxito de sua permanência, de um maior acompanhamento por parte da instituição, uma vez que apresentam dificuldades de entrada que podem resultar em imediato abandono do curso. Entre as dificuldades, destacam-se o óbice entre o ensino de matemática recebido na educação básica da rede pública e o demandando pela universidade, bem como as necessidades de moradia e de alimentação. Além disso, na adaptação desses alunos, urge a elaboração de políticas de combate ao racismo institucional, ainda vivenciado por esses sujeitos ao longo do percurso acadêmico. Apesar dos obstáculos e desafios para a inclusão da diversidade na UFPA, as conclusões indicam que a inclusão de alunos quilombolas é uma política importante no avanço na cidadania dos homens e mulheres negras da Amazônia. 2019-10-17T17:47:43Z 2019-10-17T17:47:43Z 2019-07-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação AMARAL NETO, Paulo Damasceno do. Das lutas do quilombo ao acesso à universidade: a permanência de alunos quilombolas no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará / Campus Guamá. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2249. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2249 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Quilombolas - Educação (Superior)
Universidade Federal do Pará. Instituto de Tecnologia. Faculdade de Engenharia Civil
Quilombolas - Education (Higher)
Federal University of Pará. Institute of Technology. Civil Engineering College
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Quilombolas - Educação (Superior)
Universidade Federal do Pará. Instituto de Tecnologia. Faculdade de Engenharia Civil
Quilombolas - Education (Higher)
Federal University of Pará. Institute of Technology. Civil Engineering College
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
AMARAL NETO, Paulo Damasceno do
Das lutas do quilombo ao acesso à universidade: a permanência de alunos quilombolas no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará / Campus Guamá
topic_facet Quilombolas - Educação (Superior)
Universidade Federal do Pará. Instituto de Tecnologia. Faculdade de Engenharia Civil
Quilombolas - Education (Higher)
Federal University of Pará. Institute of Technology. Civil Engineering College
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) denominado “Das lutas do quilombo ao acesso à universidade: a permanência de alunos quilombolas no curso de engenharia civil da Universidade Federal do Pará / campus Guamá” é a finalização de um ciclo de estudos na graduação no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e de atividades de pesquisa, extensão e ensino desenvolvidos em comunidades remanescentes quilombolas e no projeto de Extensão Educação e Ludicidade Africana e Afro-brasileira – LAAB, projeto coordenado pela professora Drª Débora Alfaia da Cunha. Metodologicamente a pesquisa é qualitativa na modalidade de estudo de caso, sendo os dados coletados por meio de entrevistas semi estruturadas, focadas na experiência de entrada e permanência, de três discentes do curso de engenharia civil da UFPA - Campus Guamá. A pesquisa tem como objetivo analisar o acesso e permanência desses alunos no referido curso, identificando dificuldades e especificidades desse trajeto acadêmico. Os resultados indicam o sucesso da política de acesso por cota. Contudo, também evidenciam que esses alunos precisam, para o êxito de sua permanência, de um maior acompanhamento por parte da instituição, uma vez que apresentam dificuldades de entrada que podem resultar em imediato abandono do curso. Entre as dificuldades, destacam-se o óbice entre o ensino de matemática recebido na educação básica da rede pública e o demandando pela universidade, bem como as necessidades de moradia e de alimentação. Além disso, na adaptação desses alunos, urge a elaboração de políticas de combate ao racismo institucional, ainda vivenciado por esses sujeitos ao longo do percurso acadêmico. Apesar dos obstáculos e desafios para a inclusão da diversidade na UFPA, as conclusões indicam que a inclusão de alunos quilombolas é uma política importante no avanço na cidadania dos homens e mulheres negras da Amazônia.
author_additional CUNHA, Débora Alfaia da
author_additionalStr CUNHA, Débora Alfaia da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author AMARAL NETO, Paulo Damasceno do
title Das lutas do quilombo ao acesso à universidade: a permanência de alunos quilombolas no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará / Campus Guamá
title_short Das lutas do quilombo ao acesso à universidade: a permanência de alunos quilombolas no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará / Campus Guamá
title_full Das lutas do quilombo ao acesso à universidade: a permanência de alunos quilombolas no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará / Campus Guamá
title_fullStr Das lutas do quilombo ao acesso à universidade: a permanência de alunos quilombolas no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará / Campus Guamá
title_full_unstemmed Das lutas do quilombo ao acesso à universidade: a permanência de alunos quilombolas no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará / Campus Guamá
title_sort das lutas do quilombo ao acesso à universidade: a permanência de alunos quilombolas no curso de engenharia civil da universidade federal do pará / campus guamá
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2249
_version_ 1787154864975904768
score 11.653393