/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O imaginário das lendas e mitos amazônicos na escola: a prática do letramento por meio da criação de histórias em quadrinhos
This work aims to present the construction of HQ comics with Amazon legends and myths, especially from the municipality of Muaná-Pa, as an indispensable tool in the literacy process of the students of the 6th year of elementary school. For this a school was chosen located in the riverside area of th...
Autor principal: | CASTRO, Silvia Margareth dos Santos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2258 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2258 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-22582021-06-29T20:45:31Z O imaginário das lendas e mitos amazônicos na escola: a prática do letramento por meio da criação de histórias em quadrinhos CASTRO, Silvia Margareth dos Santos SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de http://lattes.cnpq.br/9922481132027268 Educação Letramento Aprendizagem Contexto amazônico Education Literature Learning Amazonian context CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES This work aims to present the construction of HQ comics with Amazon legends and myths, especially from the municipality of Muaná-Pa, as an indispensable tool in the literacy process of the students of the 6th year of elementary school. For this a school was chosen located in the riverside area of the mentioned municipality, which works with elementary school. The work is developed through bibliographic research, based on some authors of the area, application of questionnaires to students and teacher and an intervention plan carried out in the class. The use of HQ allows the student to autonomously understand and interpret the texts he / she has read and leads the teacher to realize the relevance of developing independent, critical and reflective readers. Therefore, teachers are offered concrete means to carry out coherent activities that favor the insertion of the student in the scope of reading and writing via literacy within the Amazon context. Este trabalho tem como objetivo apresentar a construção de histórias em quadrinhos-HQ com lendas e mitos amazônicos, especialmente do município de Muaná-Pa, como ferramenta indispensável no processo de letramento dos alunos do 6º ano do ensino fundamental. Para isso foi escolhida uma escola localizada na área ribeirinha do referido município, a qual trabalha com ensino fundamental. O trabalho está desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas, tendo como embasamento alguns autores da área, aplicação de questionários aos alunos e professor e um plano de intervenção realizada na turma. A utilização das HQ permite que o aluno compreenda e interprete de forma autônoma os textos lidos, produzidos por eles mesmos e leva o professor a perceber a relevância de desenvolver leitores independentes, críticos e reflexivos. Portanto, é oferecido aos professores meios concretos de realizarem atividades coerentes que favoreçam a inserção do aluno no âmbito da leitura e escrita via letramento dentro do contexto amazônico. 2019-10-18T14:48:33Z 2019-10-18T14:48:33Z 2019-03-15 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CASTRO, Silvia Margareth dos Santos. O imaginário das lendas e mitos amazônicos na escola: a prática do letramento por meio da criação de histórias em quadrinhos. Orientadora: Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa. 2019. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2258. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2258 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Educação Letramento Aprendizagem Contexto amazônico Education Literature Learning Amazonian context CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
spellingShingle |
Educação Letramento Aprendizagem Contexto amazônico Education Literature Learning Amazonian context CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES CASTRO, Silvia Margareth dos Santos O imaginário das lendas e mitos amazônicos na escola: a prática do letramento por meio da criação de histórias em quadrinhos |
topic_facet |
Educação Letramento Aprendizagem Contexto amazônico Education Literature Learning Amazonian context CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
This work aims to present the construction of HQ comics with Amazon legends and myths, especially from the municipality of Muaná-Pa, as an indispensable tool in the literacy process of the students of the 6th year of elementary school. For this a school was chosen located in the riverside area of the mentioned municipality, which works with elementary school. The work is developed through bibliographic research, based on some authors of the area, application of questionnaires to students and teacher and an intervention plan carried out in the class. The use of HQ allows the student to autonomously understand and interpret the texts he / she has read and leads the teacher to realize the relevance of developing independent, critical and reflective readers. Therefore, teachers are offered concrete means to carry out coherent activities that favor the insertion of the student in the scope of reading and writing via literacy within the Amazon context. |
author_additional |
SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de |
author_additionalStr |
SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
CASTRO, Silvia Margareth dos Santos |
title |
O imaginário das lendas e mitos amazônicos na escola: a prática do letramento por meio da criação de histórias em quadrinhos |
title_short |
O imaginário das lendas e mitos amazônicos na escola: a prática do letramento por meio da criação de histórias em quadrinhos |
title_full |
O imaginário das lendas e mitos amazônicos na escola: a prática do letramento por meio da criação de histórias em quadrinhos |
title_fullStr |
O imaginário das lendas e mitos amazônicos na escola: a prática do letramento por meio da criação de histórias em quadrinhos |
title_full_unstemmed |
O imaginário das lendas e mitos amazônicos na escola: a prática do letramento por meio da criação de histórias em quadrinhos |
title_sort |
o imaginário das lendas e mitos amazônicos na escola: a prática do letramento por meio da criação de histórias em quadrinhos |
publishDate |
2019 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2258 |
_version_ |
1787154865855660032 |
score |
11.755432 |