Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A importância da inserção da língua de sinais (Libras) no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará

Studying the possibility of entering the discipline of pounds in the educational curriculum of librarianship course at the Federal University of Pará, PPC through the study of the School of Library Science at UFPA and also PPC other educational institutions of the Brazilian librarianship. Search che...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Alex Potiguara dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/23
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-23
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-232020-04-03T15:00:23Z A importância da inserção da língua de sinais (Libras) no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará SANTOS, Alex Potiguara dos SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da http://lattes.cnpq.br/9630600839298845 Inclusão social Libras Biblioteconomia Deficiência auditiva CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA Studying the possibility of entering the discipline of pounds in the educational curriculum of librarianship course at the Federal University of Pará, PPC through the study of the School of Library Science at UFPA and also PPC other educational institutions of the Brazilian librarianship. Search check that the students have knowledge of sign language (Libras) and explore how teachers can help to manage the disciplines for students with hearing impairment. Uses qualitative and quantitative approaches, literature and documentary. Presents the results of field research, in which instruments were used to collect data through forms, directed to the teachers of UFPA and questionnaires directed to students of Library Science Faculty of the UFPA and those responsible for other library schools in the country. Presents the result that the discipline exists in two institutions outside the state of Pará and students and local teachers of the course have some knowledge of Libras, and understand that this discipline would be relevant to the academic curriculum context. Porting, the hearing impaired conquered large areas in the labor market and in the academic environment, it shows that the inclusion of these people in society contributes to the prejudice index became more partial among citizens. Estuda a possibilidade de inserir a disciplina de Libras no curriculum pedagógico do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará, por meio do estudo do PPC da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA e também de PPC de outras instituições de ensino da biblioteconomia brasileira. Busca verificar se os discentes têm conhecimento sobre a linguagem de sinais (Libras) e averiguar como os docentes podem contribuir para administrar as disciplinas para os alunos com deficiência auditiva. Utiliza as abordagens qualitativas e quantitativas, pesquisa bibliográfica e documental. Apresenta os resultados de pesquisa de campo, na qual foram utilizados instrumentos para a coleta de dados por meio de formulários, direcionados aos docentes da UFPA e questionários, direcionados a alunos da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA e aos responsáveis por outras faculdades de biblioteconomia no país. Apresenta como resultado que a disciplina existe em duas instituições fora do estado do Pará e que os alunos e os professores do curso local apresentam certo conhecimento sobre Libras, e compreendem que essa disciplina seria relevante para o contexto curricular acadêmico. Portando, os portadores de deficiência auditiva conquistaram grandes espaços no mercado de trabalho e no ambiente acadêmico, isso mostra que a inclusão dessas pessoas na sociedade contribuiu para que o índice de preconceito se tornasse mais parcial entre os cidadãos. 2017-04-10T19:28:40Z 2017-04-10T19:28:40Z 2016 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ANTOS, Alex Potiguara dos. A importância da inserção da língua de sinais (Libras) no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará. Orientadora: Telma Socorro da Silva Sobrinho.. 2016. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia ) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/23. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/23 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Inclusão social
Libras
Biblioteconomia
Deficiência auditiva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
spellingShingle Inclusão social
Libras
Biblioteconomia
Deficiência auditiva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
SANTOS, Alex Potiguara dos
A importância da inserção da língua de sinais (Libras) no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará
topic_facet Inclusão social
Libras
Biblioteconomia
Deficiência auditiva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
description Studying the possibility of entering the discipline of pounds in the educational curriculum of librarianship course at the Federal University of Pará, PPC through the study of the School of Library Science at UFPA and also PPC other educational institutions of the Brazilian librarianship. Search check that the students have knowledge of sign language (Libras) and explore how teachers can help to manage the disciplines for students with hearing impairment. Uses qualitative and quantitative approaches, literature and documentary. Presents the results of field research, in which instruments were used to collect data through forms, directed to the teachers of UFPA and questionnaires directed to students of Library Science Faculty of the UFPA and those responsible for other library schools in the country. Presents the result that the discipline exists in two institutions outside the state of Pará and students and local teachers of the course have some knowledge of Libras, and understand that this discipline would be relevant to the academic curriculum context. Porting, the hearing impaired conquered large areas in the labor market and in the academic environment, it shows that the inclusion of these people in society contributes to the prejudice index became more partial among citizens.
author_additional SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da
author_additionalStr SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Alex Potiguara dos
title A importância da inserção da língua de sinais (Libras) no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará
title_short A importância da inserção da língua de sinais (Libras) no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará
title_full A importância da inserção da língua de sinais (Libras) no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará
title_fullStr A importância da inserção da língua de sinais (Libras) no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará
title_full_unstemmed A importância da inserção da língua de sinais (Libras) no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará
title_sort importância da inserção da língua de sinais (libras) no curso de biblioteconomia da universidade federal do pará
publishDate 2017
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/23
_version_ 1787154483816431616
score 11.753714