Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Prática docente da educação multisseriada: uma análise a partir do fazer pedagógico dos professores de uma escola pública de Santa Maria do Pará

One of the main challenges posed to rural education is related to the teaching of rural schools with multisite rooms. These comprise students from different communities, grades, ages, learning and levels of knowledge. They are heterogeneous groups, whose main characteristic is diversity. In many rur...

ver descrição completa

Autor principal: SOUZA, Gerinaldo Sales de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2345
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2345
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-23452019-11-02T03:04:46Z Prática docente da educação multisseriada: uma análise a partir do fazer pedagógico dos professores de uma escola pública de Santa Maria do Pará Teaching practice of multiseriate education: an analysis from the pedagogical practice of teachers of a public school in Santa Maria do Pará SOUZA, Gerinaldo Sales de FARIAS, Rubenixson Ribeiro http://lattes.cnpq.br/8419045279072945 Prática de ensino Educação do campo Educação rural Escolas públicas Santa Maria do Pará (PA) Student teaching Education, Rural Public school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS One of the main challenges posed to rural education is related to the teaching of rural schools with multisite rooms. These comprise students from different communities, grades, ages, learning and levels of knowledge. They are heterogeneous groups, whose main characteristic is diversity. In many rural areas of Brazil, school education is organized into multi-grade classes due to the great distance between communities and the low number of students in each series / year. It is common to find those who are in the literacy stage studying who they already know how to read and write - and all about the guidance of only one teacher who needs to teach the context and the local culture. The main point to be addressed in this study concerns the practices practiced in the educational action of teachers working in rural schools with multi-series rooms in the municipality of Santa Maria do Pará in some rural schools. The contributions of Arroyo, Salomão, PCN, Parâmetros Curriculares Nacionais lei LDB, Base Project of the Active Scale Program, among others, grounded the analysis on the rural school and the challenges of teaching in multi-series rooms. The research instruments used were questionnaires and observations applied to answer the following questions: How do teachers in multi-serials class work? How is the rural school structured with multi-series rooms? Um dos principais desafios colocados á educação do meio rural está relacionado ao ensino das escolas rurais com salas multisseriadas. Estas compreendem alunos de diferentes comunidades, séries, idades, aprendizagem e níveis de conhecimentos. São turmas heterogêneas, que têm como característica central a diversidade. Em muitas regiões rurais do Brasil, a educação escolar é organizada em turmas multisseriadas devida ás grandes distâncias entre as comunidades e o baixo número de alunos em cada serie/ano. É comum encontrar os que estão em fase de alfabetização estudando com quem já sabe ler e escrever – e todos sobre a orientação de apenas um professor que precisa ensinar a partir do contexto e a cultura local. O ponto principal a ser tratado neste estudo diz respeito ás práticas exercidas na ação educativa dos professores que atuam em escolas rurais com salas multisseriadas no município de Santa Maria do Pará em algumas escolas rurais. As contribuições de Arroyo, Salomão, PCN Parâmetros curriculares Nacionais lei LDB, Projeto Base do Programa Escola Ativa, entre outros, fundamentaram a analise sobre a escola rural e os desafios da docência em salas multisseriadas. Os instrumentos de pesquisa empregados foram questionários e observações aplicados para responder ás seguintes questões: Como atuam os professores em classe multisseriadas? Como se estrutura a escola rural com salas multisseriadas? 2019-11-01T18:14:12Z 2019-11-01T18:14:12Z 2018-12-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUZA, Gerinaldo Sales de. Prática docente da educação multisseriada: uma análise a partir do fazer pedagógico dos professores de uma escola pública de Santa Maria do Pará. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2345. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2345 Acesso Aberto 1 DVD
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Prática de ensino
Educação do campo
Educação rural
Escolas públicas
Santa Maria do Pará (PA)
Student teaching
Education, Rural
Public school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Prática de ensino
Educação do campo
Educação rural
Escolas públicas
Santa Maria do Pará (PA)
Student teaching
Education, Rural
Public school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
SOUZA, Gerinaldo Sales de
Prática docente da educação multisseriada: uma análise a partir do fazer pedagógico dos professores de uma escola pública de Santa Maria do Pará
topic_facet Prática de ensino
Educação do campo
Educação rural
Escolas públicas
Santa Maria do Pará (PA)
Student teaching
Education, Rural
Public school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description One of the main challenges posed to rural education is related to the teaching of rural schools with multisite rooms. These comprise students from different communities, grades, ages, learning and levels of knowledge. They are heterogeneous groups, whose main characteristic is diversity. In many rural areas of Brazil, school education is organized into multi-grade classes due to the great distance between communities and the low number of students in each series / year. It is common to find those who are in the literacy stage studying who they already know how to read and write - and all about the guidance of only one teacher who needs to teach the context and the local culture. The main point to be addressed in this study concerns the practices practiced in the educational action of teachers working in rural schools with multi-series rooms in the municipality of Santa Maria do Pará in some rural schools. The contributions of Arroyo, Salomão, PCN, Parâmetros Curriculares Nacionais lei LDB, Base Project of the Active Scale Program, among others, grounded the analysis on the rural school and the challenges of teaching in multi-series rooms. The research instruments used were questionnaires and observations applied to answer the following questions: How do teachers in multi-serials class work? How is the rural school structured with multi-series rooms?
author_additional FARIAS, Rubenixson Ribeiro
author_additionalStr FARIAS, Rubenixson Ribeiro
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOUZA, Gerinaldo Sales de
title Prática docente da educação multisseriada: uma análise a partir do fazer pedagógico dos professores de uma escola pública de Santa Maria do Pará
title_short Prática docente da educação multisseriada: uma análise a partir do fazer pedagógico dos professores de uma escola pública de Santa Maria do Pará
title_full Prática docente da educação multisseriada: uma análise a partir do fazer pedagógico dos professores de uma escola pública de Santa Maria do Pará
title_fullStr Prática docente da educação multisseriada: uma análise a partir do fazer pedagógico dos professores de uma escola pública de Santa Maria do Pará
title_full_unstemmed Prática docente da educação multisseriada: uma análise a partir do fazer pedagógico dos professores de uma escola pública de Santa Maria do Pará
title_sort prática docente da educação multisseriada: uma análise a partir do fazer pedagógico dos professores de uma escola pública de santa maria do pará
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2345
_version_ 1787154887044235264
score 11.653393