/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O programa residência pedagógica e suas contribuições para a formação docente em Abaetetuba-PA
One of the major concerns in the context of education, especially in the municipality of Abaetetuba-Pa, is related to teacher training for basic education. It is of the utmost importance that public programs and policies aimed at teacher education are monitored and evaluated, in order to achieve sig...
Autor principal: | RODRIGUES, Iêda ribeiro |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2357 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2357 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-23572021-09-18T03:19:24Z O programa residência pedagógica e suas contribuições para a formação docente em Abaetetuba-PA RODRIGUES, Iêda ribeiro SOUSA, Ronaldo Lopes de http://lattes.cnpq.br/5904116570850487 Programa residência pedagógica Formação docente Educação do campo Abaetetuba Pedagogical residence program Teacher training Education of the Abaetetuba field CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO One of the major concerns in the context of education, especially in the municipality of Abaetetuba-Pa, is related to teacher training for basic education. It is of the utmost importance that public programs and policies aimed at teacher education are monitored and evaluated, in order to achieve significant results regarding the proposed objectives. The Pedagogical Residency Program is an action implemented by Capes to meet the objectives of the National Policy for Teacher Education of the Ministry of Education. From the need to systematize the evaluation of residents about the program to have the perception that the student is favored after living their future reality while preparing for the profession, the objective is to present the results that the Pedagogical Residency Program provided for the academic formation of the students of the Abaetetuba-Pa field education course. It is based on the historical process of the program, emphasizing the Rural Education subproject. Within a qualitative approach, questionnaires were applied by email to residents and preceptors of the subproject. Coming to the results related to the contributions of the program actions to the residents, the teacher training and the field school. Where the approach of the schools with the IES presented gratifying results, for the formation of the residents in their acting as a teacher. Uma das grandes preocupações no contexto da educação, com destaque no município de Abaetetuba-Pa, está relacionada à formação dos professores para o ensino básico. É de suma importância que os programas e politicas públicas voltadas à formação de professores sejam acompanhados e avaliados, visando chegar a resultados significativos quanto aos objetivos propostos. O Programa de Residência Pedagógica é uma ação implementada pela Capes para atender aos objetivos da Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica do Ministério da Educação. A partir da necessidade de sistematizar a avaliação dos residentes sobre o programa para ter a percepção de que o licenciando é favorecido após conviver a sua futura realidade enquanto prepara-se para a profissão, objetiva-se apresentar os resultados que o Programa Residência Pedagógica proporcionou para a formação acadêmica dos discentes do curso de educação do campo de Abaetetuba-Pa. Fundamenta-se sobre o processo histórico do programa, dando ênfase ao subprojeto de Educação do Campo. Dentro de uma abordagem qualitativa, foram aplicados questionários por meio de endereço eletrônico para os residentes e para preceptores do subprojeto. Chegando aos resultados relacionados às contribuições das ações do programa para os residentes, para a formação docente e para a escola-campo. Onde a aproximação das escolas com a IES apresentou resultados gratificantes, para a formação dos residentes em sua atuação como docente. 2019-11-04T19:47:06Z 2019-11-04T19:47:06Z 2019-09-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação RODRIGUES, Iêda ribeiro. O programa residência pedagógica e suas contribuições para a formação docente em Abaetetuba-PA. Orientador: Ronaldo Lopes de Sousa. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação em Ciências Naturais) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2357. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2357 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Programa residência pedagógica Formação docente Educação do campo Abaetetuba Pedagogical residence program Teacher training Education of the Abaetetuba field CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Programa residência pedagógica Formação docente Educação do campo Abaetetuba Pedagogical residence program Teacher training Education of the Abaetetuba field CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO RODRIGUES, Iêda ribeiro O programa residência pedagógica e suas contribuições para a formação docente em Abaetetuba-PA |
topic_facet |
Programa residência pedagógica Formação docente Educação do campo Abaetetuba Pedagogical residence program Teacher training Education of the Abaetetuba field CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
One of the major concerns in the context of education, especially in the municipality of Abaetetuba-Pa, is related to teacher training for basic education. It is of the utmost importance that public programs and policies aimed at teacher education are monitored and evaluated, in order to achieve significant results regarding the proposed objectives. The Pedagogical Residency Program is an action implemented by Capes to meet the objectives of the National Policy for Teacher Education of the Ministry of Education. From the need to systematize the evaluation of residents about the program to have the perception that the student is favored after living their future reality while preparing for the profession, the objective is to present the results that the Pedagogical Residency Program provided for the academic formation of the students of the Abaetetuba-Pa field education course. It is based on the historical process of the program, emphasizing the Rural Education subproject. Within a qualitative approach, questionnaires were applied by email to residents and preceptors of the subproject. Coming to the results related to the contributions of the program actions to the residents, the teacher training and the field school. Where the approach of the schools with the IES presented gratifying results, for the formation of the residents in their acting as a teacher. |
author_additional |
SOUSA, Ronaldo Lopes de |
author_additionalStr |
SOUSA, Ronaldo Lopes de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
RODRIGUES, Iêda ribeiro |
title |
O programa residência pedagógica e suas contribuições para a formação docente em Abaetetuba-PA |
title_short |
O programa residência pedagógica e suas contribuições para a formação docente em Abaetetuba-PA |
title_full |
O programa residência pedagógica e suas contribuições para a formação docente em Abaetetuba-PA |
title_fullStr |
O programa residência pedagógica e suas contribuições para a formação docente em Abaetetuba-PA |
title_full_unstemmed |
O programa residência pedagógica e suas contribuições para a formação docente em Abaetetuba-PA |
title_sort |
o programa residência pedagógica e suas contribuições para a formação docente em abaetetuba-pa |
publishDate |
2019 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2357 |
_version_ |
1787154872386191360 |
score |
11.753735 |