Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Pedagogia da alternância: uma prática em movimento no curso de Educação do Campo - campus de Abaetetuba

Este trabalho tem como objetivo central a prática reflexiva sobre a importância da pedagogia da alternância para o processo de formação dos educandos, através da sua aplicação metodológica no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará - Campus de Abaetetuba. Buscando...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Damião Rodrigues dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2388
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2388
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-23882021-06-01T20:39:20Z Pedagogia da alternância: uma prática em movimento no curso de Educação do Campo - campus de Abaetetuba SANTOS, Damião Rodrigues dos OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de http://lattes.cnpq.br/8038322403743384 Educação do campo Pedagogia da alternância Prática reflexiva Educación del campo Pedagogía de la alternancia Práctica reflexiva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Este trabalho tem como objetivo central a prática reflexiva sobre a importância da pedagogia da alternância para o processo de formação dos educandos, através da sua aplicação metodológica no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará - Campus de Abaetetuba. Buscando a compreensão da mesma e os processos norteadores que compõe sua estruturação e suas especificidades no curso, dando ênfase sobre os processos históricos que deram origem a educação do campo. Expondo uma análise de forma participativa com abordagem qualitativa, pois a análise de dados é baseada em entrevistas com professores e alunos do curso. O resultado desta pesquisa nos conduz a um método fragilizado pela falta de consciência sobre a pedagogia da alternância, entretanto por meio desta também foi possível verificar que esta metodologia impulsionou a concretização do diálogo dos saberes empíricos oriundos de experiencias pessoais com os saberes científicos construídos no correr da vivência acadêmica e assim edificar uma educação do campo que almeja o desenvolvimento intelectual, pessoal e social de seus sujeitos. E para compor o embasamento teórico foi elegido autores como Arroyo (2004), Almeida; Antonio (2008), Gimonet (2007), entre outros. Este trabajo tiene como objetivo central la práctica reflexiva sobre la importancia de la pedagogía de la alternancia para el proceso de formación de los educandos, a través de su aplicación metodológica en el curso de Licenciatura en Educación del Campo de la Universidad del Federal Pará - Campus de Abaetetuba. Buscando la comprensión de la misma y los procesos orientadores que componen su estructuración y sus especificidades en el curso, dando énfasis sobre los procesos históricos que dieron origen a la educación del campo, y abordando también la definición de pedagogía de la alternancia. Exponiendo una investigación de forma participativa con abordaje cualitativo, pues el análisis de datos se basadas en entrevistas con profesores y alumnos del curso. El resultado de esta pesquisa nos conduce a un método fragilizado por la falta de consciencia sobre la pedagogía de alternancia, entretanto por medio de esta también fue posible verificar que esta metodología incentivo la concretización de diálogos de los saberes empíricos oriundos de las experiencias personales con los saberes científicos construidos en el durante la vivencia académica así edificar una educación del campo que almeja el desarrollo intelectual, personal y social de sus sujetos . Y para componer el basamento teórico fue elegido autores como Arroyo (2004), Almeida; Antonio (2008), Gimonet (2007), entre otros. 2019-11-05T18:23:58Z 2019-11-05T18:23:58Z 2018-06-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Damião Rodrigues dos. Pedagogia da alternância: uma prática em movimento no curso de Educação do Campo - campus de Abaetetuba. Orientadora: Mara Rita Duarte de Oliveira. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação em Ciências Naturais) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2388. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2388 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Educação do campo
Pedagogia da alternância
Prática reflexiva
Educación del campo
Pedagogía de la alternancia
Práctica reflexiva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
spellingShingle Educação do campo
Pedagogia da alternância
Prática reflexiva
Educación del campo
Pedagogía de la alternancia
Práctica reflexiva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
SANTOS, Damião Rodrigues dos
Pedagogia da alternância: uma prática em movimento no curso de Educação do Campo - campus de Abaetetuba
topic_facet Educação do campo
Pedagogia da alternância
Prática reflexiva
Educación del campo
Pedagogía de la alternancia
Práctica reflexiva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
description Este trabalho tem como objetivo central a prática reflexiva sobre a importância da pedagogia da alternância para o processo de formação dos educandos, através da sua aplicação metodológica no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará - Campus de Abaetetuba. Buscando a compreensão da mesma e os processos norteadores que compõe sua estruturação e suas especificidades no curso, dando ênfase sobre os processos históricos que deram origem a educação do campo. Expondo uma análise de forma participativa com abordagem qualitativa, pois a análise de dados é baseada em entrevistas com professores e alunos do curso. O resultado desta pesquisa nos conduz a um método fragilizado pela falta de consciência sobre a pedagogia da alternância, entretanto por meio desta também foi possível verificar que esta metodologia impulsionou a concretização do diálogo dos saberes empíricos oriundos de experiencias pessoais com os saberes científicos construídos no correr da vivência acadêmica e assim edificar uma educação do campo que almeja o desenvolvimento intelectual, pessoal e social de seus sujeitos. E para compor o embasamento teórico foi elegido autores como Arroyo (2004), Almeida; Antonio (2008), Gimonet (2007), entre outros.
author_additional OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de
author_additionalStr OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Damião Rodrigues dos
title Pedagogia da alternância: uma prática em movimento no curso de Educação do Campo - campus de Abaetetuba
title_short Pedagogia da alternância: uma prática em movimento no curso de Educação do Campo - campus de Abaetetuba
title_full Pedagogia da alternância: uma prática em movimento no curso de Educação do Campo - campus de Abaetetuba
title_fullStr Pedagogia da alternância: uma prática em movimento no curso de Educação do Campo - campus de Abaetetuba
title_full_unstemmed Pedagogia da alternância: uma prática em movimento no curso de Educação do Campo - campus de Abaetetuba
title_sort pedagogia da alternância: uma prática em movimento no curso de educação do campo - campus de abaetetuba
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2388
_version_ 1787154876731490304
score 11.753896