Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A contribuição da música na educação infantil: uma ferramenta auxiliar na aprendizagem cognitiva e psicomotora dos educandos

The present theme was selected from my concerns and observations about the contribution of music as an auxiliary tool in cognitive and psychomotor learning in early childhood education. Having questions: What is the contribution of music in early childhood education and what are its implications in...

ver descrição completa

Autor principal: BITENCOURT, Jhonatas Bitencourt e
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2457
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2457
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-24572021-09-16T18:15:50Z A contribuição da música na educação infantil: uma ferramenta auxiliar na aprendizagem cognitiva e psicomotora dos educandos BITENCOURT, Jhonatas Bitencourt e GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia http://lattes.cnpq.br/1364246536097509 Música Educação infantil Desenvolvimento sociocultural Music Early childhood education Sociocultural development CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA The present theme was selected from my concerns and observations about the contribution of music as an auxiliary tool in cognitive and psychomotor learning in early childhood education. Having questions: What is the contribution of music in early childhood education and what are its implications in the cognitive and psychomotor development of the students in this stage of education? From this fact I proposed this work that has as general objective: To analyze the contribution of music in the process of cognitive and psychomotor development of the students in children's education and by specifics: To analyze the theoretical conceptions regarding the importance of music in this stage of teaching and to discuss how much the historicity and insertion of music in the Brazilian educational context. Where I tried to use the bibliographic research that guides and gives the necessary theoretical support to the whole research process, considering that this work is based solely and specifically on the theoretical analyzes resulting from the bibliographic research. As a theoretical reference the research was used by Romanelli (2009), Silva (2010), Brito (2003), Rosa (1990) among other authors. The main findings of this research are that music in early childhood education is a fundamental component of the school curriculum and essential to the cognitive, psychomotor and socio-cultural development of learners. A presente temática foi selecionada a partir de minhas inquietações e observações quanto a contribuição da música como uma ferramenta auxiliar na aprendizagem cognitiva e psicomotora na educação infantil. Tendo por questionamentos: Qual a contribuição da música na educação infantil e quais suas implicações no desenvolvimento cognitivo e psicomotor dos educandos nessa etapa de ensino? A partir desse fato propus este trabalho que tem como objetivo geral: Analisar a contribuição da música no processo de desenvolvimento cognitivo e psicomotor dos educandos na educação infantil e por específicos: Analisar as concepções teóricas relativas a importância da música nessa etapa de ensino e discutir quanto a historicidade e inserção da música no contexto educacional brasileiro. Onde busquei me utilizar da pesquisa bibliográfica que norteia e dá o suporte teórico necessário à todo o processo de investigação, tendo em vista que este trabalho se fundamenta única e especificamente nas análises teóricas decorrentes da pesquisa bibliográfica. Como referencial teórico a pesquisa se utilizou de Romanelli (2009), Silva (2010), Brito (2003), Rosa (1990) entre outros autores. Sendo que os principais achados desta investigação apontam que a música na educação infantil é um componente fundamental no currículo escolar e imprescindível ao desenvolvimento cognitivo, psicomotor e também sociocultural dos educandos. 2019-11-07T19:34:30Z 2019-11-07T19:34:30Z 2019-08-30 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BITENCOURT, Jhonatas Bitencourt e. A contribuição da música na educação infantil: uma ferramenta auxiliar na aprendizagem cognitiva e psicomotora dos educandos. Orientador: Jadson Fernando Garcia Gonçalves. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2457. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2457 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Música
Educação infantil
Desenvolvimento sociocultural
Music
Early childhood education
Sociocultural development
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
spellingShingle Música
Educação infantil
Desenvolvimento sociocultural
Music
Early childhood education
Sociocultural development
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
BITENCOURT, Jhonatas Bitencourt e
A contribuição da música na educação infantil: uma ferramenta auxiliar na aprendizagem cognitiva e psicomotora dos educandos
topic_facet Música
Educação infantil
Desenvolvimento sociocultural
Music
Early childhood education
Sociocultural development
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
description The present theme was selected from my concerns and observations about the contribution of music as an auxiliary tool in cognitive and psychomotor learning in early childhood education. Having questions: What is the contribution of music in early childhood education and what are its implications in the cognitive and psychomotor development of the students in this stage of education? From this fact I proposed this work that has as general objective: To analyze the contribution of music in the process of cognitive and psychomotor development of the students in children's education and by specifics: To analyze the theoretical conceptions regarding the importance of music in this stage of teaching and to discuss how much the historicity and insertion of music in the Brazilian educational context. Where I tried to use the bibliographic research that guides and gives the necessary theoretical support to the whole research process, considering that this work is based solely and specifically on the theoretical analyzes resulting from the bibliographic research. As a theoretical reference the research was used by Romanelli (2009), Silva (2010), Brito (2003), Rosa (1990) among other authors. The main findings of this research are that music in early childhood education is a fundamental component of the school curriculum and essential to the cognitive, psychomotor and socio-cultural development of learners.
author_additional GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia
author_additionalStr GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author BITENCOURT, Jhonatas Bitencourt e
title A contribuição da música na educação infantil: uma ferramenta auxiliar na aprendizagem cognitiva e psicomotora dos educandos
title_short A contribuição da música na educação infantil: uma ferramenta auxiliar na aprendizagem cognitiva e psicomotora dos educandos
title_full A contribuição da música na educação infantil: uma ferramenta auxiliar na aprendizagem cognitiva e psicomotora dos educandos
title_fullStr A contribuição da música na educação infantil: uma ferramenta auxiliar na aprendizagem cognitiva e psicomotora dos educandos
title_full_unstemmed A contribuição da música na educação infantil: uma ferramenta auxiliar na aprendizagem cognitiva e psicomotora dos educandos
title_sort contribuição da música na educação infantil: uma ferramenta auxiliar na aprendizagem cognitiva e psicomotora dos educandos
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2457
_version_ 1787154878747901952
score 11.753735