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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A formação inicial do pedagogo para atuação na educação especial
Este estudo aborda a temática da formação do profissional pedagogo do Curso de Pedagogia/UFPA-Abaetetuba com ênfase na Educação Especial, tendo como base a compreensão de que o currículo é o guia, o instrumento que norteará o processo de formação docente dos futuros educadores. Assim, o presente est...
Autor principal: | COSTA, Francisauro |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-24602021-06-30T14:30:51Z A formação inicial do pedagogo para atuação na educação especial COSTA, Francisauro MENDES, Sandra Karina Barbosa http://lattes.cnpq.br/7531027549313471 Curso de pedagogia (UFPA) Abaetetuba (PA) Formação docente Universidade Federal do Pará - Campus Universitário do Baixo Tocantins - Curso de Pedagogia Educação especial CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL Este estudo aborda a temática da formação do profissional pedagogo do Curso de Pedagogia/UFPA-Abaetetuba com ênfase na Educação Especial, tendo como base a compreensão de que o currículo é o guia, o instrumento que norteará o processo de formação docente dos futuros educadores. Assim, o presente estudo tem como objetivos analisar o perfil de pedagogo proposto pelo PPC do Curso de Pedagogia para atuação na Educação Especial; analisar como a Educação Especial está contemplada nas ementas das disciplinas do PPC do curso de Pedagogia e analisar quais as habilidades e competências são definidas no PPC para atuação do pedagogo na Educação Especial. Para fazer tal discussão, utilizei como metodologia a abordagem qualitativa e análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (2011), do desenho curricular, das ementas das disciplinas e da proposta de reestruturação curricular do curso de Pedagogia do Campus do Guamá/UFPA (1999). Para avaliar os resultados dos dados coletados, utilizei como técnica de tratamento a Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (2011) com base em Câmara (2013). O referencial teórico se baseia nas concepções de autores como Glat e Blanco (2007); Glat, Pletsch e Fontes (2007); Mesquita (2007) para abordar a discussão da formação docente com ênfase na Educação Especial. Para o entendimento de currículo, estabeleço um diálogo a partir da compreensão de Veiga (1998), Sacristán (2000) e Goodson (1995). Para discorrer sobre o conceito de competência usei as obras de Rios (2001, 2003). Portanto, o resultado deste estudo demonstrou que a Educação Especial está contemplada de maneira obrigatória apenas no Núcleo Básico, por meio da oferta da disciplina “Fundamentos da Educação Especial”. Evidenciou-se ainda que o enfoque da Educação Especial está presente em maior significância no Núcleo Eletivo de Educação Especial mediante disciplinas eletivas. Nesse sentido, concluo que o curso de Pedagogia se apresenta em um estado de fragilidade em relação à Educação Especial, ou seja, apresenta grandes lacunas teórico-práticas que corroboram para a construção de um perfil de profissional minimamente preparado para trabalhar com alunos público alvo da Educação Especial em idade escolar. 2019-11-07T19:55:43Z 2019-11-07T19:55:43Z 2019-06-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação COSTA, Francisauro Fernandes da. A formação inicial do pedagogo para atuação na educação especial. Orientadora: Sandra Karina Barbosa Mendes. 2019. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade De Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2460. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2460 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
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Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
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Este estudo aborda a temática da formação do profissional pedagogo do Curso de Pedagogia/UFPA-Abaetetuba com ênfase na Educação Especial, tendo como base a compreensão de que o currículo é o guia, o instrumento que norteará o processo de formação docente dos futuros educadores. Assim, o presente estudo tem como objetivos analisar o perfil de pedagogo proposto pelo PPC do Curso de Pedagogia para atuação na Educação Especial; analisar como a Educação Especial está contemplada nas ementas das disciplinas do PPC do curso de Pedagogia e analisar quais as habilidades e competências são definidas no PPC para atuação do pedagogo na Educação Especial. Para fazer tal discussão, utilizei como metodologia a abordagem qualitativa e análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (2011), do desenho curricular, das ementas das disciplinas e da proposta de reestruturação curricular do curso de Pedagogia do Campus do Guamá/UFPA (1999). Para avaliar os resultados dos dados coletados, utilizei como técnica de tratamento a Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (2011) com base em Câmara (2013). O referencial teórico se baseia nas concepções de autores como Glat e Blanco (2007); Glat, Pletsch e Fontes (2007); Mesquita (2007) para abordar a discussão da formação docente com ênfase na Educação Especial. Para o entendimento de currículo, estabeleço um diálogo a partir da compreensão de Veiga (1998), Sacristán (2000) e Goodson (1995). Para discorrer sobre o conceito de competência usei as obras de Rios (2001, 2003). Portanto, o resultado deste estudo demonstrou que a Educação Especial está contemplada de maneira obrigatória apenas no Núcleo Básico, por meio da oferta da disciplina “Fundamentos da Educação Especial”. Evidenciou-se ainda que o enfoque da Educação Especial está presente em maior significância no Núcleo Eletivo de Educação Especial mediante disciplinas eletivas. Nesse sentido, concluo que o curso de Pedagogia se apresenta em um estado de fragilidade em relação à Educação Especial, ou seja, apresenta grandes lacunas teórico-práticas que corroboram para a construção de um perfil de profissional minimamente preparado para trabalhar com alunos público alvo da Educação Especial em idade escolar. |
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