Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições de Vigotski a uma pedagogia da significação

The present work had as objective to analyze the learning of the language in the initial years of the elementary school, focusing on the contributions of Vygotsky based on a pedagogy of signification, in a 1st grade of Elementary School. In a specific sense, it was sought at first to make a theoreti...

ver descrição completa

Autor principal: BASTO, Marli Pantoja
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2464
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2464
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-24642021-07-06T20:56:57Z A linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições de Vigotski a uma pedagogia da significação BASTO, Marli Pantoja FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira http://lattes.cnpq.br/0245521381922053 Linguagem Significação Leitura Escrita Language Meaning Reading and writing CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The present work had as objective to analyze the learning of the language in the initial years of the elementary school, focusing on the contributions of Vygotsky based on a pedagogy of signification, in a 1st grade of Elementary School. In a specific sense, it was sought at first to make a theoretical analysis about Vygotsky's contributions to this pedagogy of signification, to understand this process, investigating the practices of language teaching (reading and writing) in the early years and its relation with everyday knowledge / previous knowledge of children, as well as researching the affective and emotional manifestations that occur in the relationships of language learning (reading and writing) and identify the characteristics of a pedagogy of meaning. The research was developed using bibliographical analysis and field research as methodology. Thus, it was verified from the theoretical references that we are symbolic subjects, that we are constituted in the social relations, mediated by the language and the signification and that the school is fundamental in this process, because it is in the school that the child learns the language, the reading and writing. The teacher must then teach in a contextualized way, transforming the relation of knowledge into an affective relationship, without disregarding the prior knowledge of the learner, since knowledge becomes significant only when it contextualizes itself. O presente trabalho teve como objetivo analisar a aprendizagem da linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental, focando nas contribuições de Vigotski com base em uma pedagogia da significação, numa 1ª série do Ensino Fundamental. Em sentido específico buscou-se no princípio fazer uma análise teórica acerca das contribuições de Vigotski para essa pedagogia da significação, para compreender esse processo, investigando as práticas de ensino da linguagem (leitura e escrita) nos anos inicias e sua relação com os saberes cotidianos/conhecimentos prévios das crianças, bem como pesquisar as manifestações afetivas e emocionais que se dão a ver nas relações de aprendizagem da linguagem (leitura e escrita) e identificar as características de uma pedagogia da significação. A pesquisa desenvolveu-se tendo como metodologia a análise bibliográfica e pesquisa de campo. Assim, verificou-se a partir dos referenciais teóricos que somos sujeitos simbólicos, que nos constituímos nas relações sociais, mediados pela linguagem e pela significação e que a escola é fundamental nesse processo, pois é na escola que a criança aprende a linguagem, a leitura e a escrita. O professor deve, então, ensinar de maneira contextualizada, transformando a relação de conhecimento em uma relação afetiva, sem desconsiderar os conhecimentos prévios do educando, pois o conhecimento somente se torna significativo quando ele se contextualiza. 2019-11-08T17:45:21Z 2019-11-08T17:45:21Z 2019-06-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BASTO, Marli Pantoja. A linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições de Vigotski a uma pedagogia da significação. Orientador: Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo. 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2464. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2464 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Linguagem
Significação
Leitura
Escrita
Language
Meaning
Reading and writing
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Linguagem
Significação
Leitura
Escrita
Language
Meaning
Reading and writing
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
BASTO, Marli Pantoja
A linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições de Vigotski a uma pedagogia da significação
topic_facet Linguagem
Significação
Leitura
Escrita
Language
Meaning
Reading and writing
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present work had as objective to analyze the learning of the language in the initial years of the elementary school, focusing on the contributions of Vygotsky based on a pedagogy of signification, in a 1st grade of Elementary School. In a specific sense, it was sought at first to make a theoretical analysis about Vygotsky's contributions to this pedagogy of signification, to understand this process, investigating the practices of language teaching (reading and writing) in the early years and its relation with everyday knowledge / previous knowledge of children, as well as researching the affective and emotional manifestations that occur in the relationships of language learning (reading and writing) and identify the characteristics of a pedagogy of meaning. The research was developed using bibliographical analysis and field research as methodology. Thus, it was verified from the theoretical references that we are symbolic subjects, that we are constituted in the social relations, mediated by the language and the signification and that the school is fundamental in this process, because it is in the school that the child learns the language, the reading and writing. The teacher must then teach in a contextualized way, transforming the relation of knowledge into an affective relationship, without disregarding the prior knowledge of the learner, since knowledge becomes significant only when it contextualizes itself.
author_additional FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira
author_additionalStr FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author BASTO, Marli Pantoja
title A linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições de Vigotski a uma pedagogia da significação
title_short A linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições de Vigotski a uma pedagogia da significação
title_full A linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições de Vigotski a uma pedagogia da significação
title_fullStr A linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições de Vigotski a uma pedagogia da significação
title_full_unstemmed A linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições de Vigotski a uma pedagogia da significação
title_sort linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições de vigotski a uma pedagogia da significação
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2464
_version_ 1787154835975438336
score 11.753896