Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Educação, patrimônio cultural na escola de samba ASA no município de Abaetetuba-PA

At the present time, the importance of the understanding of the role of the dominant class and the ability of the público público to adapt to the needs of the dominant class is greatly increased. em Abaetetuba. O texto trás elementos que realimam a importância da escola de samba para o município, be...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Robson William Alexandre da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2492
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2492
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-24922021-10-06T18:55:04Z Educação, patrimônio cultural na escola de samba ASA no município de Abaetetuba-PA SILVA, Robson William Alexandre da VAZ, Rosilda do Socorro Ferreira http://lattes.cnpq.br/2756101845713264 Educação Patrimônio cultural Escola de samba (ASA) Education Cultural heritage CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS At the present time, the importance of the understanding of the role of the dominant class and the ability of the público público to adapt to the needs of the dominant class is greatly increased. em Abaetetuba. O texto trás elementos que realimam a importância da escola de samba para o município, bem como a aprendizagem nas variadas formas a discursão de como a agremiação pode ser considerada patrimônio cultural da cidade, mostrando os bens culturais que são produzidos dentro dessa e sua relação com a comunidade no qual tem parte fundamental na construção. Ainda assim, investigated by documenting a forma da escola de samba- ASA, buscando analisar a contribuição na educação e cultura tradicional local e mostrar o percurso no município de Abaetetuba, apresentando a formação da agremiação na cidade, investigar as mudanças ocorridas nela e verificar a importância da agremiação como experiência educativa e cultural. Opta-pela pesquisa bibliográfica do tipo documental. Por sua vez, enfatiza-se uma discursão alternativa sobre educação não formal na escola de samba ASA. No parâmetro curricular nacional (PCN), plano nacional de educação (PNE) eo plano nacional de cultura (PNC), our quays versam sobre a educação vinculada to cultura, no ambito das politicas públicas that is intertwined, enaltecendo o multiculturalismo e trazendo para as salas de aula, uma nova primer of aprendizagem. Observa-se como é important to discursão alternativa sobre transversalidade wave s'mostra essencial para o entendimento das diversas culturas em sociedade e parte, também, de uma forma de discursão que enaltece as adversidades culturais. A presente pesquisa aborda a relação entre escola de samba, educação, patrimônio cultural como forma crucial de entendimento sobre hábitos locais e preservação da adversidade cultural, onde esta se modifica através de um viés mercadológico para se adaptar ao interesse da classe dominante e do poder público em Abaetetuba. O texto trás elementos que realçam a importância da escola de samba para o município, bem como a aprendizagem nas variadas formas e a discursão de como a agremiação pode ser considerada patrimônio cultural da cidade, mostrando os bens culturais que são produzidos dentro dessa e sua relação com a comunidade no qual tem parte fundamental na construção. Ainda assim, propõe investigar através de documentos a formação da escola de samba- ASA, buscando analisar a contribuição na educação e cultura tradicional local e mostrar o percurso no município de Abaetetuba, apresentando a formação da agremiação na cidade, investigar as mudanças ocorridas nela e verificar a importância da agremiação como experiência educativa e cultural. Opta-se pela pesquisa bibliográfica do tipo documental. Por sua vez, enfatiza-se uma discursão alternativa sobre educação não formal na escola de samba ASA. No parâmetro curricular nacional (PCN), plano nacional de educação (PNE) e o plano nacional de cultura (PNC), nos quais versam sobre a educação vinculada à cultura, no âmbito das politicas públicas que se entrelaçam, enaltecendo o multiculturalismo e trazendo para as salas de aula, uma nova abordagem de aprendizagem. Observa-se como é importante a discursão alternativa sobre transversalidade onde se mostra essencial para o entendimento das diversas culturas em sociedade e que parte, também, de uma forma de discursão que enaltece as adversidades culturais. 2019-11-11T18:53:17Z 2019-11-11T18:53:17Z 2019-07-16 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Robson William Alexandre da. Educação, patrimônio cultural na escola de samba Asa no município de Abaetetuba/Pa. Orientadora: Rosilda do Socorro Ferreira Vaz. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2492. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2492 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação
Patrimônio cultural
Escola de samba (ASA)
Education
Cultural heritage
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
spellingShingle Educação
Patrimônio cultural
Escola de samba (ASA)
Education
Cultural heritage
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
SILVA, Robson William Alexandre da
Educação, patrimônio cultural na escola de samba ASA no município de Abaetetuba-PA
topic_facet Educação
Patrimônio cultural
Escola de samba (ASA)
Education
Cultural heritage
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
description At the present time, the importance of the understanding of the role of the dominant class and the ability of the público público to adapt to the needs of the dominant class is greatly increased. em Abaetetuba. O texto trás elementos que realimam a importância da escola de samba para o município, bem como a aprendizagem nas variadas formas a discursão de como a agremiação pode ser considerada patrimônio cultural da cidade, mostrando os bens culturais que são produzidos dentro dessa e sua relação com a comunidade no qual tem parte fundamental na construção. Ainda assim, investigated by documenting a forma da escola de samba- ASA, buscando analisar a contribuição na educação e cultura tradicional local e mostrar o percurso no município de Abaetetuba, apresentando a formação da agremiação na cidade, investigar as mudanças ocorridas nela e verificar a importância da agremiação como experiência educativa e cultural. Opta-pela pesquisa bibliográfica do tipo documental. Por sua vez, enfatiza-se uma discursão alternativa sobre educação não formal na escola de samba ASA. No parâmetro curricular nacional (PCN), plano nacional de educação (PNE) eo plano nacional de cultura (PNC), our quays versam sobre a educação vinculada to cultura, no ambito das politicas públicas that is intertwined, enaltecendo o multiculturalismo e trazendo para as salas de aula, uma nova primer of aprendizagem. Observa-se como é important to discursão alternativa sobre transversalidade wave s'mostra essencial para o entendimento das diversas culturas em sociedade e parte, também, de uma forma de discursão que enaltece as adversidades culturais.
author_additional VAZ, Rosilda do Socorro Ferreira
author_additionalStr VAZ, Rosilda do Socorro Ferreira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Robson William Alexandre da
title Educação, patrimônio cultural na escola de samba ASA no município de Abaetetuba-PA
title_short Educação, patrimônio cultural na escola de samba ASA no município de Abaetetuba-PA
title_full Educação, patrimônio cultural na escola de samba ASA no município de Abaetetuba-PA
title_fullStr Educação, patrimônio cultural na escola de samba ASA no município de Abaetetuba-PA
title_full_unstemmed Educação, patrimônio cultural na escola de samba ASA no município de Abaetetuba-PA
title_sort educação, patrimônio cultural na escola de samba asa no município de abaetetuba-pa
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2492
_version_ 1787154838781427712
score 11.753735