Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

História de vida docente na intersecção com o processo de aquisição da leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental

The present research is the report of my experiences as a teacher of the 1st cycle of Elementary School. It is configured as a autobibliographic study that makes a resumption of the schooling process, intertwining situations relevant to the teaching career. It aims to verify how the li...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Arcilene Chaves dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2537
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2537
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-25372019-11-13T03:01:30Z História de vida docente na intersecção com o processo de aquisição da leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental Teaching life story at the intersection with the process of reading and writing acquisition in the 1st cycle of elementary school SANTOS, Arcilene Chaves dos ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos http://lattes.cnpq.br/5035093639365870 Prática de ensino Ensino fundamental Student teaching Elementary School CNPQ::CIENCIAS HUMANAS The present research is the report of my experiences as a teacher of the 1st cycle of Elementary School. It is configured as a autobibliographic study that makes a resumption of the schooling process, intertwining situations relevant to the teaching career. It aims to verify how the literacy process appears in the life history of a teacher of the 1st cycle of Elementary School in the municipality of Santa Maria do Pará and is structured in IV sections: in the first, an introduction is presented with the justification and the objective of the research. The second section outlines the research paths. The third section presents the National Pact for Literacy in the Right Age as a training policy at the intersection with my teacher's life history in the first cycle of the initial grades. The fourth and last section brings the narrative of the entrance and experience in the pedagogy course. It was evidenced that the lived and shared experiences were primordial for professional formation and had a direct repercussion on my teaching practice. A presente pesquisa é o relato de minhas experiências enquanto professora do 1º ciclo do Ensino Fundamental. Configura-se como um estudo autobibliográfico que faz uma retomada do processo de escolarização, entrelaçando situações relevantes à carreira docente. Visa verificar de que forma o processo de alfabetização aparece na história de vida de uma professora do 1º ciclo do Ensino Fundamental no município de Santa Maria do Pará e se estrutura em IV seções: na primeira, apresentase uma introdução com a justificativa e o objetivo da pesquisa. A segunda delineia os caminhos da pesquisa, a terceira seção apresenta o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa enquanto política de formação na intersecção com minha história de vida docente no 1° ciclo das séries iniciais. A quarta e última seção traz a narrativa da entrada e vivência no curso de pedagogia. Evidenciou-se que as experiências vividas e compartilhadas foram primordiais para formação profissional e repercutiram diretamente em minha prática docente. 2019-11-12T19:54:50Z 2019-11-12T19:54:50Z 2018-09-06 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Arcilene Chaves dos. História de vida docente na intersecção com o processo de aquisição da leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2537. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2537 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Prática de ensino
Ensino fundamental
Student teaching
Elementary School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Prática de ensino
Ensino fundamental
Student teaching
Elementary School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
SANTOS, Arcilene Chaves dos
História de vida docente na intersecção com o processo de aquisição da leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental
topic_facet Prática de ensino
Ensino fundamental
Student teaching
Elementary School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description The present research is the report of my experiences as a teacher of the 1st cycle of Elementary School. It is configured as a autobibliographic study that makes a resumption of the schooling process, intertwining situations relevant to the teaching career. It aims to verify how the literacy process appears in the life history of a teacher of the 1st cycle of Elementary School in the municipality of Santa Maria do Pará and is structured in IV sections: in the first, an introduction is presented with the justification and the objective of the research. The second section outlines the research paths. The third section presents the National Pact for Literacy in the Right Age as a training policy at the intersection with my teacher's life history in the first cycle of the initial grades. The fourth and last section brings the narrative of the entrance and experience in the pedagogy course. It was evidenced that the lived and shared experiences were primordial for professional formation and had a direct repercussion on my teaching practice.
author_additional ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
author_additionalStr ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Arcilene Chaves dos
title História de vida docente na intersecção com o processo de aquisição da leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental
title_short História de vida docente na intersecção com o processo de aquisição da leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental
title_full História de vida docente na intersecção com o processo de aquisição da leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental
title_fullStr História de vida docente na intersecção com o processo de aquisição da leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental
title_full_unstemmed História de vida docente na intersecção com o processo de aquisição da leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental
title_sort história de vida docente na intersecção com o processo de aquisição da leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2537
_version_ 1787154892968689664
score 11.675608