/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental: em uma escola pública em Igarapé-Açu/PA
O trabalho apresentado tem por objetivo investigar quais os instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino Fundamental que são utilizados pelo professor, em especial aqueles utilizados para identificar os níveis de desenvolvimento da escrita e leitura. Busca ainda descrever c...
Autor principal: | CONCEIÇÃO, Terezinha de Jesus Lima da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2667 |
Resumo: |
---|
O trabalho apresentado tem por objetivo investigar quais os instrumentos avaliativos de
leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino Fundamental que são utilizados pelo professor, em
especial aqueles utilizados para identificar os níveis de desenvolvimento da escrita e leitura.
Busca ainda descrever como os docentes utilizam esses instrumentos e como estão
trabalhando para que os discentes avancem quanto ao nível de desenvolvimento da escrita e
leitura. Este trabalho esta dividido em duas seções, a primeira teórica e a segunda empírica.
Aplica-se a este trabalho o foco qualitativo. Para a sua realização foi realizado entrevistasemistruturada individual com a colaboração de três professoras do ensino fundamental, que
atuam respectivamente com 1º, 2º e 3º ano. Com base nos resultados obtidos, conclui-se
que os professores utilizam diversos instrumentos de avaliação de leitura escrita, bem
como trabalham os níveis de desenvolvimento tanto escrita quanto da leitura, além de
terem um comprometimento inegável com a alfabetização dos docentes. |