Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental: em uma escola pública em Igarapé-Açu/PA

O trabalho apresentado tem por objetivo investigar quais os instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino Fundamental que são utilizados pelo professor, em especial aqueles utilizados para identificar os níveis de desenvolvimento da escrita e leitura. Busca ainda descrever c...

ver descrição completa

Autor principal: CONCEIÇÃO, Terezinha de Jesus Lima da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2667
Resumo:
O trabalho apresentado tem por objetivo investigar quais os instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino Fundamental que são utilizados pelo professor, em especial aqueles utilizados para identificar os níveis de desenvolvimento da escrita e leitura. Busca ainda descrever como os docentes utilizam esses instrumentos e como estão trabalhando para que os discentes avancem quanto ao nível de desenvolvimento da escrita e leitura. Este trabalho esta dividido em duas seções, a primeira teórica e a segunda empírica. Aplica-se a este trabalho o foco qualitativo. Para a sua realização foi realizado entrevistasemistruturada individual com a colaboração de três professoras do ensino fundamental, que atuam respectivamente com 1º, 2º e 3º ano. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que os professores utilizam diversos instrumentos de avaliação de leitura escrita, bem como trabalham os níveis de desenvolvimento tanto escrita quanto da leitura, além de terem um comprometimento inegável com a alfabetização dos docentes.