Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O ensino de ciências nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental

Apresenta resultados de uma pesquisa realizada numa escola de ensino fundamental junto a professores de Ciências do 6° ao 9°ano, objetivando identificar os significados elaborados pelos professores em relação à escolha e ao uso do LD(Livro Didático) dessa disciplina. Tomando como referência a co...

ver descrição completa

Autor principal: CAVALCANTE, Antonio Nivando Avelino
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2538
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2538
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-25382019-11-13T03:01:52Z O ensino de ciências nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental Science teaching in textbooks from 6th to 9th grade CAVALCANTE, Antonio Nivando Avelino ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos http://lattes.cnpq.br/5035093639365870 Livros didáticos Ciência - Estudo e ensino Ensino fundamental Textbooks Science - Study and teaching Elementary School CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Apresenta resultados de uma pesquisa realizada numa escola de ensino fundamental junto a professores de Ciências do 6° ao 9°ano, objetivando identificar os significados elaborados pelos professores em relação à escolha e ao uso do LD(Livro Didático) dessa disciplina. Tomando como referência a conceituação de cotidiano escolar e as relações existentes no mundo escolar a partir do entendimento de Ezpeleta e Rockwell (1989) e Rockewell (1995, 1997) e o entendimento do livro didático como artefato cultural que afeta a escolarização de formas diferenciadas e a ação do professor em toda sua trajetória, apresentado por Choppin (2000, 2004), e considerando os livros didáticos de Ciências como um recurso utilizado na mediação do processo ensino-aprendizagem nas aulas dessa disciplina, e assim presentes na cultura escolar, pretendeu-se compreender os significados que os professores construíram durante sua formação acadêmica e profissional em relação aos aspectos de escolha e de utilização para a abordagem dos conceitos científicos em sala de aula. Da investigação participaram professores de Ciências da escola de ensino fundamental em questão, que responderam a um questionário abordando, dentre outras, questões a respeito de sua formação, do processo de escolha do livro didático de Ciências, de seu uso em sala aula e do papel que eles atribuem ao livro na aprendizagem dos conceitos científicos. As respostas indicaram que a relação do professor com o livro didático pode ser interpretada como reflexo das experiências acumuladas, pela experiência acumuladas ao longo de sua prática em sala de aula, moldada pela sua formação acadêmica, pela experiência pessoal, pelos valores e pela adaptação aos novos modelos educacionais, e que a interação entre o professor e livro didático, sob essas características, representa o ponto norteador no momento de escolha e no uso na sala de aula. 2019-11-12T20:08:43Z 2019-11-12T20:08:43Z 2018-12-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CAVALCANTE, Antonio Nivando Avelino. O ensino de ciências nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2538. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2538 Acesso Aberto 1 DVD
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Livros didáticos
Ciência - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Textbooks
Science - Study and teaching
Elementary School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Livros didáticos
Ciência - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Textbooks
Science - Study and teaching
Elementary School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CAVALCANTE, Antonio Nivando Avelino
O ensino de ciências nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
topic_facet Livros didáticos
Ciência - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Textbooks
Science - Study and teaching
Elementary School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description Apresenta resultados de uma pesquisa realizada numa escola de ensino fundamental junto a professores de Ciências do 6° ao 9°ano, objetivando identificar os significados elaborados pelos professores em relação à escolha e ao uso do LD(Livro Didático) dessa disciplina. Tomando como referência a conceituação de cotidiano escolar e as relações existentes no mundo escolar a partir do entendimento de Ezpeleta e Rockwell (1989) e Rockewell (1995, 1997) e o entendimento do livro didático como artefato cultural que afeta a escolarização de formas diferenciadas e a ação do professor em toda sua trajetória, apresentado por Choppin (2000, 2004), e considerando os livros didáticos de Ciências como um recurso utilizado na mediação do processo ensino-aprendizagem nas aulas dessa disciplina, e assim presentes na cultura escolar, pretendeu-se compreender os significados que os professores construíram durante sua formação acadêmica e profissional em relação aos aspectos de escolha e de utilização para a abordagem dos conceitos científicos em sala de aula. Da investigação participaram professores de Ciências da escola de ensino fundamental em questão, que responderam a um questionário abordando, dentre outras, questões a respeito de sua formação, do processo de escolha do livro didático de Ciências, de seu uso em sala aula e do papel que eles atribuem ao livro na aprendizagem dos conceitos científicos. As respostas indicaram que a relação do professor com o livro didático pode ser interpretada como reflexo das experiências acumuladas, pela experiência acumuladas ao longo de sua prática em sala de aula, moldada pela sua formação acadêmica, pela experiência pessoal, pelos valores e pela adaptação aos novos modelos educacionais, e que a interação entre o professor e livro didático, sob essas características, representa o ponto norteador no momento de escolha e no uso na sala de aula.
author_additional ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
author_additionalStr ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CAVALCANTE, Antonio Nivando Avelino
title O ensino de ciências nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
title_short O ensino de ciências nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
title_full O ensino de ciências nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
title_fullStr O ensino de ciências nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed O ensino de ciências nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
title_sort o ensino de ciências nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2538
_version_ 1787154893117587456
score 11.753896