/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O ensino de ciências nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
Apresenta resultados de uma pesquisa realizada numa escola de ensino fundamental junto a professores de Ciências do 6° ao 9°ano, objetivando identificar os significados elaborados pelos professores em relação à escolha e ao uso do LD(Livro Didático) dessa disciplina. Tomando como referência a co...
Autor principal: | CAVALCANTE, Antonio Nivando Avelino |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2538 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2538 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-25382019-11-13T03:01:52Z O ensino de ciências nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental Science teaching in textbooks from 6th to 9th grade CAVALCANTE, Antonio Nivando Avelino ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos http://lattes.cnpq.br/5035093639365870 Livros didáticos Ciência - Estudo e ensino Ensino fundamental Textbooks Science - Study and teaching Elementary School CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Apresenta resultados de uma pesquisa realizada numa escola de ensino fundamental junto a professores de Ciências do 6° ao 9°ano, objetivando identificar os significados elaborados pelos professores em relação à escolha e ao uso do LD(Livro Didático) dessa disciplina. Tomando como referência a conceituação de cotidiano escolar e as relações existentes no mundo escolar a partir do entendimento de Ezpeleta e Rockwell (1989) e Rockewell (1995, 1997) e o entendimento do livro didático como artefato cultural que afeta a escolarização de formas diferenciadas e a ação do professor em toda sua trajetória, apresentado por Choppin (2000, 2004), e considerando os livros didáticos de Ciências como um recurso utilizado na mediação do processo ensino-aprendizagem nas aulas dessa disciplina, e assim presentes na cultura escolar, pretendeu-se compreender os significados que os professores construíram durante sua formação acadêmica e profissional em relação aos aspectos de escolha e de utilização para a abordagem dos conceitos científicos em sala de aula. Da investigação participaram professores de Ciências da escola de ensino fundamental em questão, que responderam a um questionário abordando, dentre outras, questões a respeito de sua formação, do processo de escolha do livro didático de Ciências, de seu uso em sala aula e do papel que eles atribuem ao livro na aprendizagem dos conceitos científicos. As respostas indicaram que a relação do professor com o livro didático pode ser interpretada como reflexo das experiências acumuladas, pela experiência acumuladas ao longo de sua prática em sala de aula, moldada pela sua formação acadêmica, pela experiência pessoal, pelos valores e pela adaptação aos novos modelos educacionais, e que a interação entre o professor e livro didático, sob essas características, representa o ponto norteador no momento de escolha e no uso na sala de aula. 2019-11-12T20:08:43Z 2019-11-12T20:08:43Z 2018-12-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CAVALCANTE, Antonio Nivando Avelino. O ensino de ciências nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2538. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2538 Acesso Aberto 1 DVD |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Livros didáticos Ciência - Estudo e ensino Ensino fundamental Textbooks Science - Study and teaching Elementary School CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
spellingShingle |
Livros didáticos Ciência - Estudo e ensino Ensino fundamental Textbooks Science - Study and teaching Elementary School CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CAVALCANTE, Antonio Nivando Avelino O ensino de ciências nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental |
topic_facet |
Livros didáticos Ciência - Estudo e ensino Ensino fundamental Textbooks Science - Study and teaching Elementary School CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
Apresenta resultados de uma pesquisa realizada numa escola de ensino
fundamental junto a professores de Ciências do 6° ao 9°ano, objetivando
identificar os significados elaborados pelos professores em relação à escolha e ao
uso do LD(Livro Didático) dessa disciplina. Tomando como referência a
conceituação de cotidiano escolar e as relações existentes no mundo escolar a
partir do entendimento de Ezpeleta e Rockwell (1989) e Rockewell (1995, 1997) e
o entendimento do livro didático como artefato cultural que afeta a escolarização
de formas diferenciadas e a ação do professor em toda sua trajetória, apresentado
por Choppin (2000, 2004), e considerando os livros didáticos de Ciências como
um recurso utilizado na mediação do processo ensino-aprendizagem nas aulas
dessa disciplina, e assim presentes na cultura escolar, pretendeu-se compreender
os significados que os professores construíram durante sua formação acadêmica
e profissional em relação aos aspectos de escolha e de utilização para a
abordagem dos conceitos científicos em sala de aula. Da investigação
participaram professores de Ciências da escola de ensino fundamental em
questão, que responderam a um questionário abordando, dentre outras, questões
a respeito de sua formação, do processo de escolha do livro didático de Ciências,
de seu uso em sala aula e do papel que eles atribuem ao livro na aprendizagem
dos conceitos científicos. As respostas indicaram que a relação do professor com
o livro didático pode ser interpretada como reflexo das experiências acumuladas,
pela experiência acumuladas ao longo de sua prática em sala de aula, moldada
pela sua formação acadêmica, pela experiência pessoal, pelos valores e pela
adaptação aos novos modelos educacionais, e que a interação entre o professor e
livro didático, sob essas características, representa o ponto norteador no momento
de escolha e no uso na sala de aula. |
author_additional |
ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos |
author_additionalStr |
ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
CAVALCANTE, Antonio Nivando Avelino |
title |
O ensino de ciências nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental |
title_short |
O ensino de ciências nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental |
title_full |
O ensino de ciências nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
O ensino de ciências nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O ensino de ciências nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental |
title_sort |
o ensino de ciências nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental |
publishDate |
2019 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2538 |
_version_ |
1787154893117587456 |
score |
11.753896 |